Entrega de certificados marca encerramento do V Curso de Formação Inicial
Foi realizada na noite da última sexta-feira (01/09), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), a entrega de certificados de conclusão do V Curso de Formação Inicial de Magistrados para 58 juízes substitutos. O evento foi prestigiado pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco Gladyson Pontes.
Além do chefe do Judiciário estadual, compuseram a mesa de honra da solenidade os seguintes magistrados: desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto (Diretor da Esmec), desembargador Francisco Gomes de Moura (membro da 2ª Câmara de Direito Privado do TJCE), juiz Ângelo Bianco Vettorazzi (Coordenador Geral da Esmec), juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa (Presidente da Associação Cearense de Magistrados – ACM), juíza Rosilene Ferreira Tabosa Facundo (titular da 4ª Vara Criminal de Fortaleza) e juíza Bruna dos Santos Costa Rodrigues (Comarca de Graça).
O desembargador Gladyson Pontes falou dos desafios que o juiz enfrenta em sua judicatura e das virtudes que devem nortear sua atuação como magistrado. “A atividade do juiz é solitária e intimista. Ele sofre com a ansiedade do bem decidir, para fazer justiça. Sofre incompreensões de toda ordem, mas tem que levar à frente sua vocação. A magistratura é um sacerdócio. O juiz renuncia à comodidade em benefício do semelhante”, explicou.
Dirigindo-se aos formandos, o Presidente do TJCE disse que “a esperança do Judiciário está depositada em vocês. O momento é de euforia para todos nós, magistrados. Devemos comemorar em nome da paz e da harmonia social. O Tribunal de Justiça lhes oferece as boas vindas”.
Em seu discurso, o desembargador Heráclito Vieira lembrou que, quando assumiu a direção da Esmec, o V Curso de Formação já havia iniciado, e a ele coube o desafio de dar continuidade à capacitação, que obteve pleno êxito, segundo o magistrado, “graças ao apoio dos juízes formadores, coordenadores da Esmec (juízes Marcelo Roseno e Ângelo Vettorazzi) e servidores da Escola, bem como da Presidência do TJCE”. Heráclito desejou aos formandos uma “longa e profícua carreira, devotada à justiça e à sociedade”.
Falando em nome dos docentes, a juíza de direito Rosilene Facundo destacou a dedicação dos juízes que atuaram como formadores no V Curso, falou da importante troca de experiências durante a capacitação e desejou sucesso aos egressos. “Esperamos que as expectativas dos formandos tenham encontrado respostas satisfatórias, e que esse Curso de Formação tenha sido apenas o início de muitos outros encontros.”
Rosilene recebeu das mãos do desembargador Heráclito Vieira o certificado de participação no V Curso, como professora formadora.