ESMEC empossa juízes Coordenadores de Áreas
Dezesseis magistrados tomaram posse no cargo de Coordenadores de Áreas da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) no último dia 15 de fevereiro.
De acordo com o Diretor da Esmec, Desembargador João Byron de Figueiredo Frota, a criação dos novos cargos objetiva promover uma maior aproximação dos juízes com a Escola, bem como estruturar em áreas específicas as atividades que são oferecidas aos magistrados cearenses.
Prevista no Assento Regimental nº 01/2007 da Esmec, a função de coordenador tem caráter consultivo e executivo, diretamente subordinado à direção geral da Esmec. Veja relação dos juízes com as respectivas áreas de atuação no final da matéria.
Dano Moral
Em seguida, ocorreu a palestra A Mensuração do Dano Moral nos Juizados Especiais, ministrada pelo professor da Unifor e titular da 10ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza, Juiz Mário Parente Teófilo Neto, que expôs a temática e respondeu os questionamentos levantados pelo público, oportunidade em que também vários juízes interagiram narrando casos que evidenciaram a indústria do dano moral na Justiça brasileira, contribuindo, sobretudo, para o enriquecimento e a troca de experiências dos juízes que atuam na área. A palestra encerrou a programação do Encontro cearense dos juízes das Turmas Recursais que contou com a participação de vários magistrados dos Juizados Especiais da Capital e do Interior realizado no período da manhã daqueles mesmo dia.
Homenagem
Na mesma tarde, a direção da Esmec prestou homenagem ao ex-coordenador da Esmec, Juiz Haroldo Correia de Oliveira Máximo, ocasião em que teve sua foto afixada na galeria de honra dos ex-coordenadores da Escola.
Novas Salas
Com a presença do Desembargador José Cláudio Carneiro, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Fernando Ximenes, e do procurador-geral adjunto do Estado, Francisco Nogueira Bezerra, representando o governador Cid Gomes, o diretor da Escola, Desembargador Byron Frota inaugurou três novas salas de aula onde serão ministrados cursos de idiomas para magistrados, servidores e alunos da comunidade. Atualmente são oferecidos os cursos de Inglês, Francês e Espanhol.
Presentes ainda ao evento os Desembargadores Francisco Sales Neto e Francisco Lincoln Araújo e Silva, magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores e estudantes e demais operadores do Direito.
Segue abaixo a relação dos juízes com as respectivas áreas de atuação:
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Magistrados: Juiz Sérgio Luiz Arruda Parente
- Coordenação de Aperfeiçoamento Funcional de Servidores: Juiz Edísio Tejo Neto
- Coordenação de Pesquisa, Publicações Científicas e Biblioteca: Juiz Mário Parente Teófilo Neto
- Coordenação de Intercâmbio Internacional: Juiz Roberto Jorge Feitosa Carvalho
- Coordenação de Informática: Juiz Ezequias da Silva Leite
- Coordenação de Acompanhamento Psicossocial de Magistrados: Juiz José Krentel Ferreira Filho
- Coordenação Inicial de Juízes Substitutos: Juiz Edison Ponte Bandeira de Melo
- Coordenação de Eventos Culturais: Juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo
- Coordenação de Estudos Penais e Controle da Violência: Juiz Paulo Camelo Timbó
- Coordenação de Direito Público: Juiz Durval Aires Filho
- Coordenação de Direito Privado: Juíza Maria Nailde Pinheiro Nogueira
- Coordenação de Direito Processual: Juiz Emílio de Medeiros Viana
- Coordenação de Infância e Juventude: Juiz Francisco Gurgel Holanda
- Coordenação de Juizados Especiais: Juiz Heráclito Vieira de Sousa Neto
- Coordenação do Núcleo Regional I (Sobral): Juiz Marcelo Roseno de Oliveira
- Coordenação do Núcleo Regional II (Juazeiro do Norte): Juíza Maria Lúcia Vieira