Esmec Artes 2020 (27/11): O sertão e a poesia contemporânea do cearense Mailson Furtado e leitura dramática da obra “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.

Esmec Artes 2020 (27/11): O sertão e a poesia contemporânea do cearense Mailson Furtado e leitura dramática da obra “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.

O Esmec Artes 2020, na sua terceira edição, tem como propósito trazer visibilidade para o trabalho dos artistas durante o período de pandemia e isolamento social com um evento totalmente virtual. Para concluir a programação do último dia do Esmec Artes 2020, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), promove no dia 27 de novembro às 14 horas, a palestra “O sertão e a poesia contemporânea do cearense Mailson Furtado”, em que o escritor vencedor do 60º Prêmio Jabuti, Mailson Furtado, compartilha suas experiências dentro da literatura cearense.

Sobre o apresentador:

Mailson Furtado Viana: É um escritor, editor, diretor, ator, produtor cultural e cirurgião-dentista brasileiro. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil e Portugal. 

No mesmo dia, às 16 horas, acontece a leitura dramática da obra o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, elaborada pelo Núcleo Interdisciplinar em Direito e Dramaturgia da Universidade Federal do Ceará (Nididra).

O projeto de extensão, Nididra, é registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará e tem como objetivo incentivar o estudo, a pesquisa e a produção teatral nas instituições de ensino superior, construindo um espaço para atividades lúdicas que permitam refletir sobre as relações entre o direito e as artes, em especial as artes cênicas. 

As duas atrações serão transmitidas ao vivo no canal Esmec TJCE no Youtube. Para conferir a programação completa da terceira edição do Esmec Artes 2020 clique aqui.

A programação do Esmec Artes 2020 continua pelo restante do dia com apresentações de Maracatu e Capoeira.

Para se inscrever nessas e nas demais atrações, basta preencher o formulário eletrônico. Os inscritos que registrarem presença nos eventos terão direito à certificado de participação emitido pela Esmec.

Integrantes do Nididra:

Flávio José Moreira Gonçalves: Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Leciona no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diretor Pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Fundador e coordenador docente do Núcleo Interdisciplinar em Direito e Dramaturgia (NIDIDRA) e do Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais (G-TEIA).

Roberto Reial Linhares: Ator, Advogado, Professor. Especialista em Direito Público. Mestrando em Direito (Estado, Processo e Desenvolvimento) pela Unichristus. Atual Presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual, Mídias, entretenimento, Direito e novas tecnologias da OAB/CE.

Walbert Mattos: Mestre em Ciência do Solo, Engenharia Agrícola. Ator e diretor de Teatro. Ativista cultural e ambiental. Prêmios como diretor do Espetáculo a Saga do Corvo. Participou do Elenco da Minissérie da Globo “A Pedra do Reino’ de Ariano Suassuna.

Carolina Xavier: Estudante de Direito e Administração, voluntária e coordenadora discente do Nididra.

Pedro Ivo: Estudante de Direito, voluntário e coordenador discente do Nididra.

Lorena Almeida: Formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Atriz com mais de 16 anos de experiência na área teatral. Integrante do Coral da Unifor e coordenadora do Tria de Teatro. 

Renoir Melo: Professor de Artes, Ator, Diretor, Dramaturgo, Cantor e Poeta. Coordenador do GRITE (Grupo Independente de Teatro). Membro do Grupo Imagens de Teatro.