Esmec Artes 2019: Apresentação teatral (08/11)
Compondo a programação do Esmec Artes 2019, o grupo cearense “Cambada de Teatro” apresentará no dia 08 de novembro a peça teatral “Até o homem mais justo cai sete vezes ao dia”. A apresentação acontecerá às 14h, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec)
A apresentação é gratuita, aberta ao público e tem a classificação indicativa de 12 anos. Para participar, basta realizar o login na plataforma Minha Esmec, conferir os “Cursos e Eventos” que estão com inscrições abertas e realizar a inscrição. Também é possível realizar a inscrição através do formulário eletrônico.
O projeto Esmec Artes 2019 promoverá atrações culturais e artísticas para integrantes do Poder Judiciário e sociedade em geral durante todo o mês de novembro. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a democratização da cultura e contempla o teatro, a dança, a fotografia, a música e a literatura. Para conferir a programação completa, acesse o link.
A peça “Até o homem mais justo cai sete vezes ao dia”
A partir de um recorte familiar, a peça levanta o debate sobre as influências culturais e históricas que podem contribuir para que um indivíduo tenha comportamentos e práticas opressoras na sociedade. Através de duas figuras caricatas o espetáculo retrata simbolicamente um recorte atual de um comportamento social localizado nas massas populacionais conservadoras brasileiras e questiona os papéis de opressor e oprimido através de uma relação conturbada entre mãe e filho.
Sua abordagem estética está entrelaçada ao Teatro Épico, onde as estratégias de encenação são baseadas nos efeitos de distanciamentos Brechtiano para um diálogo direto e claro com o público. A peça é dirigida por Di Queiroz, produzida por Cosmo Almeida e encenada pelos atores Evenice Neta e Robert Bernardo.
Grupo “Cambada do Teatro”
É formado por artistas e pesquisadores, sediados no Centro Magis Inaciano da Juventude. Nasceu em agosto de 2017, dentro do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC). As pesquisas e atividades formativas do grupo tem como influência as peças didáticas de Bertolt Brecht e o Teatro do oprimido de Augusto Boal.