Esmec abre programação de palestras de 2022 com temática “Inovação no Poder Judiciário”

Esmec abre programação de palestras de 2022 com temática “Inovação no Poder Judiciário”

LINK DE ACESSO AO EVENTO: https://link.tjce.jus.br/2b248f

A adaptação do Poder Judiciário às novas ferramentas de inteligência artificial, ciência de dados e automação do Direito para resolução de problemas e superação de desafios da instituição é um debate bastante atual e fundamental. Sob essa perspectiva, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará convida magistrados(as), servidores(as) e público em geral para conhecer e discutir o futuro da justiça na palestra virtual Inovação no Poder Judiciário: um dia diferente no tribunal

O evento acontecerá no dia 11 de fevereiro, às 17h, através da plataforma Microsoft Teams, e contará com a exposição do Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino. O evento será totalmente gratuito e aberto ao público. Na ocasião, o palestrante dissertará em uma perspectiva sistêmica sobre princípios da inovação, aceleração da inovação no ecossistema de justiça, laboratórios de inovação, inteligência artificial, ciência de dados, automação, gestão de conflitos e soluções estruturais. 

Marco Bruno Miranda Clementino é Mestre e Doutor em Direito e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, integrando também o Programa de Pós-Graduação em Direito. O magistrado tem formação em inovação e liderança pela Harvard Kennedy School e exerce função de Juiz Auxiliar da Presidência do TRF5. Também é Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em Natal, membro do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal, do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça e integra a Rede de Inteligência e a Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região. 

Para participar do evento, o interessado deverá realizar inscrição prévia pelo sistema Educa Enfam até o dia 10 de fevereiro. A emissão de certificado de participação ficará condicionada ao registro de frequência pelo link que será disponibilizado no chat do evento. 


Serviço:

Palestra: Inovação no Poder Judiciário: um dia diferente no tribunal

Palestrante: Marco Bruno Miranda

Data: 11 de fevereiro de 2022

Horário: 17h 

Plataforma: Microsoft Teams

Link de inscrição: https://educa.enfam.jus.br/inscricao-inovacoes-no-poder-judiciario 


Sobre o palestrante:

Marco Bruno Miranda Clementino: Mestre e Doutor em Direito. É Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em Natal. Professor da UFRN, integrando também o Programa de Pós-Graduação em Direito. Atualmente, exerce função de Juiz Auxiliar da Presidência do TRF5. Membro do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal, do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça. Integra a Rede de Inteligência e a Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região. Formador da ENFAM, onde também exerceu a função de Coordenador Geral do Comitê Técnico de Formação e Pesquisa e atualmente exerce a função de “Coordenador da Especialização Jurisdição Inovadora: Para além de 2030”. Membro do conselho consultivo do Laboratório de Inovação e Inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros.  Foi vencedor de três edições do Prêmio AJUFE de Boas Práticas, recebendo ainda menção honrosa numa terceira edição.  Foi vencedor também do Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça.  Integrou a primeira comissão do PJe Nacional no CNJ, inclusive tendo contribuído para que o TRF5 iniciasse o seu desenvolvimento. Como Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, instalou o primeiro Centro Judicial de Inteligência no Poder Judiciário, assim como o segundo Laboratório Judicial de Inovação.  Tem formação em inovação e liderança pela Harvard Kennedy School.  É Líder do Grupo de Pesquisa “Observatório de Direito Internacional da UFRN”, no qual também coordena projetos sobre cooperação jurídica internacional e proteção internacional de dados.  Coordena também o “Cascudo Jurilab”, Laboratório de Inovação no Direito e nas Carreiras Jurídicas da UFRN, e o braço acadêmico da “Consultoria Jurídica a Empresas Juniores (CONSEJ)”.