Prosseguem as inscrições para o Curso de Latim Jurídico, que será ministrado de 4 a 7 de março pelo Prof. Antonio Carlos Campolina

Juiz Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho (Coordenador da Esmec), promotor de Justiça Benedito Augusto da Silva Neto (Diretor-Geral da ESMP) e professor  Antônio Carlos Campolina.
Juiz Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho (Coordenador da Esmec), promotor de Justiça Benedito Augusto da Silva Neto (Diretor-Geral da ESMP) e professor Antônio Carlos Campolina.
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) está com inscrições abertas para o curso Latim Jurídico S.P.Q.R., que será realizado de 4 a 7 de março, no horário de 14h30 às 17h, na sede da instituição (Rua Ramires Maranhão do Vale, nº 70, Água Fria), com carga horária total de 12 h/a.
O curso será ministrado pelo professor Antônio Carlos Campolina, que há mais de 20 anos ministra cursos e palestras sobre o tema, em universidades e outras instituições, em vários estados brasileiros. Mais informações sobre o especialista podem ser obtidas em seu site: http://www.latimjuridico.com.br.
A inscrição custa R$ 100,00 (cem reais) para o público em geral, já incluído o valor do livro-base do curso (S.P.Q.R. Latim Jurídico, 6a. edição). Para este segmento, estão sendo ofertadas 50 vagas. A inscrição deve ser feita exclusivamente na Secretaria da Esmec, de segunda a sexta-feira, de 9 às 18 horas. O pagamento (em dinheiro ou cheque) deve ocorrer no ato da inscrição.
Além das vagas citadas no parágrafo anterior, outras sete estão sendo disponibilizadas para Magistrados e três para membros do Ministério Público, os quais deverão solicitar inscrição pelo e-mail esmec@tjce.jus.br, informando nome completo, vara/promotoria e telefone para contato.
As vagas estarão garantidas para os três primeiros interessados do MP que enviarem e-mail. Em relação aos juízes, ao contrário do que foi informado e por orientação da Diretoria da Esmec, haverá um sorteio entre os inscritos para a escolha das sete vagas. Tanto juízes como procuradores/promotores não pagarão a inscrição, mas deverão comprar a obra indicada para o curso. O livro estará à venda no pátio interno da Esmec (falar com Luciano).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O CURSO
Objetivo geral: Capacitar o operador do Direito na clássica utilização dos recursos da Língua Latina.
Objetivo específico: Apresentar a relevância do Latim no bom uso da Língua Portuguesa, sobretudo no exercício das atividades advocatícias.
Metodologia: aulas expositivas, acompanhadas pelo livro-texto de autoria do professor
Público alvo: magistrados, advogados, professores, estudantes de Direito e demais profissionais da área jurídica.
Importância: É de consenso que o conhecimento do Latim confere inestimável teor cultural ao domínio da linguagem forense.
Bibliografia básica:
CAMPOLINA, Antonio Carlos. S.P.Q.R. Latim Jurídico. 5a. edição. Imprensa Oficial, 2006.
____________ Iuscriptum. 1a. edição. Imprensa Oficial, 2009.

Súmula Programática – Unidades:
1.O Direito Romano
2.A Palavra Direito
3.Fontes do Direito Romano – A Lei das XII Tábuas – O Plebiscito
4.Ius Personarum – O Direito das Pessoas
5.O Alfabeto – Pronúncia – Classificação das Palavras
6.As Declinações – Funções dos Casos
7.Os Verbos
8.Formação de Palavras – Etimologia
9.A Arte do Orador – Cícero, Catilina, César, Brutus
10.Sententia Christi – A Sentença de Cristo
11.Calendário Romano
12.Quatrocentos e Cinquenta Aforismos e Expressões Usadas no Mundo Jurídico
13.Iuramentum – Juramento

Veja aqui o artigo “Latim do Cariri”, de autoria dos professores Henrique Braga e Marcelo Módolo, publicado na revista Língua Portuguesa, que ressalta a importância do latim jurídico.

MAIS INFORMAÇÕES:
Fone/FAX: (85) 3492.9100 / 3492.9134
E-mail: esmec@tjce.jus.br