(INSCRIÇÕES PRORROGADAS) Curso semipresencial “Comunicação e Poder Judiciário: a estratégia institucional e o papel dos(as) magistrados(as)”
A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) prorroga inscrições para o curso Comunicação e Poder Judiciário: a estratégia institucional e o papel dos(as) magistrados(as) até dia 23 de março. O curso será ministrado pela professora Grazielle de Albuquerque Moura Paiva, nos dias 30, 31 de março e 03 de abril, de acordo com o seguinte cronograma:
30 de março (8h/a) | Presencial (Sede da Esmec) | Das 8h às 12h e das 14h às 18h |
31 de março (8h/a) | Presencial (Sede da Esmec) | Das 8h às 12h e das 14h às 18h |
03 de abril (4h/a) | EaD (Acesso ao AVA) | Das 14h às 18h |
O curso tem 20 h/a, é destinado aos magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário cearense, e é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para fins de promoção na carreira e vitaliciamento.
Objetiva-se que, ao final do curso, os cursistas sejam capazes de compreender como o Justiça se comunica, estruturando este pensamento com uma base conceitual própria e em um modelo com elementos específicos de análise que pode ser aplicado em realidades distintas.
As inscrições podem ser realizadas no período de 13 a 23 de março, pelo formulário eletrônico e concluídas pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec. Poderão se inscrever magistrados e servidores que atuem nas unidades judiciais.
Conteúdo Programático:
- Sistema de Justiça brasileiro e o contexto latino americano;
- Agenda Setting Research e o aumento de visibilidade da Justiça;
- Índice de Confiança na Justiça;
- Turning-points de cobertura do Judiciário;
- Conceito de Agendamento Estratégico;
- Modelo oriundo do conceito: dinâmica comunicacional e conjuntura política;
- Como desenhar os marcadores desse conceito e aplicar ao estudo de caso: STF;
- O papel da comunicação institucional nos momentos de crise;
- Características da Cobertura: personagens e apuração;
- As redes sociais, o papel do magistrado na imagem institucional do Judiciário.
Sobre a professora:
Grazielle de Albuquerque Moura Paiva: Jornalista e cientista política. Pesquisa política e sistema de justiça, em especial na sua interface com a mídia. Atualmente realiza seu pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordena do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Defensoria Pública (Nuesp). Também coordena o GT de Comunicação e Justiça e é membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Professora do mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da UFC e da graduação em Direito da Unichristus. Além das atividades de pesquisa, é colunista do Le Monde Diplomatique Brasil. Em 2017, foi visiting doctoral researcher no German Institute of Global and Area Studies – GIGA, em Hamburgo, desenvolvendo seus estudos junto ao Institute of Latin American Studies – ILAS.
Serviço
Curso: Comunicação e Poder Judiciário: a estratégia institucional e o papel dos(as) magistrados(as)
Formadora: Grazielle de Albuquerque Moura Paiva
Carga horária: 20h/a
Modalidade: Semipresencial
Realização: 30, 31 de março e 03 de abril
Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as)
Período de inscrição: 13 a 23 de março
Link para inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/542594?lang=pt-BR
Credenciado pela Enfam para fins de vitaliciamento e promoção de carreira.