Escola da Magistratura dá início ao seu terceiro Encontro Pedagógico

Escola da Magistratura dá início ao seu terceiro Encontro Pedagógico

Foi iniciado na manhã de hoje (17/05), e será encerrado nesta sexta-feira, o III Encontro Pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O evento, que também equivalerá a um curso de formação docente, tem carga horária de 20 h/a e está credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Participam da capacitação juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará que já são formadores da Escola, bem como integrantes do Judiciário estadual que tencionam ser professor da Esmec e docentes externos credenciados.
O Encontro foi aberto pelo Coordenador Geral da Esmec, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, que ressaltou a importância dos encontros docentes promovidos pela Escola e informou que a Instituição tem se destacado nacionalmente, não só pelo número de professores (juízes e servidores) formados perante a Enfam, mas em outras frentes, como nos projetos pedagógicos e processos avaliativos.
“Recentemente, o Diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira, esteve participando de um encontro de dirigentes de escolas judiciais em Natal, e a Diretora-geral da Enfam elogiou bastante nossa atuação. Isso é motivo de muita alegria para nós. Esses elogios precisam ser compartilhados com todos vocês, formadores”, comunicou.
Vettorazzi também compartilhou importantes informações sobre a atuação da Escola, nesse início de 2018. “A Esmec se propôs, no primeiro semestre, a realizar 44 eventos acadêmicos. Já realizamos 25 e faltam 19. Isso não apenas em sua sede, mas também nos Polos de Aprendizagem, para onde estamos levando 9 cursos de aperfeiçoamento”, sublinhou.

  Juiz Ângelo Vettorazzi abriu o evento.

.
Programação
Após as boas vindas aos participantes, o Diretor Pedagógico, Flávio Gonçalves, e a Coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento, Rosângela Evangelista, falaram sobre os documentos institucionais da Escola, que vêm sendo elaborados desde o ano passado e já estão quase todos implementados, quais sejam: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico (PPP), Regulamento da Pós-Graduação, Regimento Interno e Plano Estratégico 2018-2020.
Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, a professora Germânia Kelly Furtado Ferreira, doutora em Educação, falará sobre “Metodologia Aplicada ao Ensino EaD”.
Na sexta-feira (18/05), Igor de Moraes Paim, também com doutorado em Educação, discorrerá sobre “A Prática e os Desafios da Tecnologia Educacional”. Em seguida, Flávio Gonçalves e Rosângela Evangelista voltarão a participar do Encontro, ofertando aos docentes uma oficina de projetos e discutindo avaliação de aprendizagem.

 Diretor Pedagógico, Flávio Gonçalves, fala sobre os documentos institucionais da Escola.