ENTREGA DE CERTIFICADOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: DES. LINCOLN DESTACA MOMENTO HISTÓRICO PARA A ESMEC
O Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, classificou como histórica para a Instituição a solenidade ocorrida no início da noite desta segunda-feira (13 de dezembro), no auditório Des. José Maria de Queirós, quando foram entregues certificados de conclusão de Cursos de Especialização para 41 alunos.
“Esta é a primeira vez que a Escola Superior da Magistratura do Ceará está expedindo um certificado de pós-graduação com a sua própria chancela. Isso é um momento histórico para esta instituição, posto que antes os certificados eram emitidos pelas instituições parceiras da Escola, no caso a UVA e a UFC. Esta solenidade está marcando o início de uma nova era para a Esmec”, destacou o magistrado.
A conquista da autonomia acadêmica para a expedição dos certificados com chancela própria foi conseguida na profícua gestão do Des. João Byron de Figueirêdo Frota, ocasião em que a ESMEC foi credenciada pelo Parecer 0560/2008, de 12/11/2008, do Conselho de Educação do Ceará, nos termos do art. 10, IV da Lei Federal nº 9.394, de 26/12/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)
O desembargador Lincoln Araújo disse que a Esmec se sentiu muito honrada e orgulhosa pela entrega dos certificados aos pós-graduandos. “Terminar um curso de Especialização é o coroamento de um esforço, de um trabalho que foi desenvolvido durante um longo tempo, sacrificando muitas vezes horas de lazer, o convívio familiar, exatamente para aprimorar os conhecimentos jurídicos. Isso merece elogios e o nosso aplauso”.
Ao final de seu discurso, o diretor da Esmec disse esperar que o certificado “não sirva apenas como um diploma a mais, para se pendurar na parede e ali ficar esquecido. Este é um certificado que está certificando o esforço que foi feito, o trabalho que foi desenvolvido, o aprendizado que foi conquistado por cada um de vocês. Estão de parabéns todos os concluintes, os coordenadores dos cursos e a Escola da Magistratura do Ceará “.
SACRIFÍCIOS E RECOMPENSAS
Em nome dos concluintes falou a aluna Michelle Amorim Sancho Souza. Segundo ela, os estudos na pós-graduação, embora em alguns momentos parecessem ser cansativos, “já que tínhamos que sacrificar algumas horas de lazer nos finais de semana, para estarmos aqui na Esmec, a fim de aprendermos um pouco mais sobre a ciência jurídica, certamente nos tornaram profissionais melhores e mais capacitados para a compreensão dos vastos conflitos surgidos na vida, e que são colocados para serem resolvidos no mundo do Direito”.
Para Michelle, “foi inestimável o convívio com os docentes, que trouxeram suas experiências para enriquecer a construção da ciência jurídica, com os servidores da Esmec e os amigos de classe. Que essa amizade construída possa se perpetuar e, com a finalização de nossos estudos de pós-graduação, possamos contribuir cada vez mais com a justiça”.
O DIFERENCIAL
O juiz coordenador geral da Esmec, Durval Aires Filho, reforçou a importância histórica da solenidade de entrega dos certificados de Especialização, lembrando que a pós-graduação é o grande diferencial da Esmec. Segundo ele, em outros estados a preocupação maior não são os cursos de Especialização ou Mestrado, mas cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados e outros de curta duração.
“Essa é a nossa vocação. Nossos cursos de pós-graduação estão sendo de pleno êxito. Mas a minha preocupação é: depois das Especializações, o que vamos fazer? Com certeza vamos ter o Mestrado, para o qual já foi escolhido nosso nome para ser coordenador. Vamos arregaçar as mangas em 2011 e chegarmos à concretização desse Mestrado, dotando a Esmec de infra-estrutura necessária para tal empreitada”, assegurou o magistrado.
Em tom de despedida da coordenação geral da Esmec, posto que em breve estará assumindo uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Ceará, o juiz Durval Aires afirmou: “Fico muito feliz de ter sido coordenador desta Escola, que está cumprindo o seu papel. Parabenizo a todos os diplomados e lanço um convite: tão logo saia o edital do Mestrado, quero ver vocês se inscrevendo para essa nova etapa da Escola Superior da Magistratura”.