ENM planeja ações para 2015

A Diretoria Executiva da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, se reuniu pela primeira vez este ano para planejar as ações de 2015. O encontro foi nesta segunda-feira (23), na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros, em Brasília. Entre os pontos colocados na pauta, o novo Guia de Cursos, o orçamento da Escola, intercâmbios e propostas de convênios com outras entidades e o planejamento estratégico da entidade.

Durante a reunião, ficou acertado um convênio com o Instituto Serzedelo Correa, do Tribunal de Contas da União (TCU), para manter o curso de Gestão Orçamentária no calendário tanto no âmbito da ENM como do próprio tribunal. Além disso, ficou acertada a proposta de parceria com a universidade americana de Illinois, até o fim deste semestre, para oferta de cursos a magistrados brasileiros naquele país.

Foi definida ainda a elaboração de oficinas práticas sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), que serão realizadas em vários estados, preferencialmente em parceria com outras escolas da magistratura. A ideia é que, nesses encontros, sejam observadas as experiências dos juízes para a criação de enunciados sobre a nova lei, que ainda precisa ser sancionada pela Presidência da República.

Outro ponto acertado na reunião é a retomada da Revista Jurídica da ENM. Os integrantes da Diretoria Executiva escolheram o conselho editorial da publicação. Quem quiser encaminhar artigos jurídicos já pode acessar o email: secretaria@enem.org.br. 

Guia de cursos

O Guia de Cursos de 2015 da ENM foi um dos destaques do encontro. O livreto está disponível para os associados. São cerca de 30 oportunidades de treinamento em diversas áreas, entre elas, Media Training, Direito do Consumidor, Gestão Orçamentária, Técnicas de Investigação, Energia, Consumo e Meio ambiente, Justiça Restaurativa e Processo Eletrônico. O material está também no site da AMB/ENM. Para fazer as inscrições, basta acessar www.enm.org.br e clicar em “Nossos cursos”, digitar o CPF e preencher o formulário. 

Na reunião, os diretores também aprovaram o orçamento e escolheram o grupo que vai elaborar o planejamento estratégico da Escola para este ano. O diretor-presidente da ENM/AMB, Cláudio dell´Orto, diz que um dos objetivos da instituição é a interiorização das atividades, complementando aquelas já elencadas no Guia de Cursos. “A ideia é atender de maneira mais ampla aos magistrados do interior, para que eles possam computar as horas necessárias à aferição do merecimento”, ressaltou.

Além de dell”Orto, participaram da reunião os integrantes da ENM: Marcelo Piragibe, Eladio Lecey, Mônica de Lucca, Vera Deboni, Maria Aparecida Gadelha, Maurício Drumond, Firly Nascimento Filho e Ricardo Alberto Pereira.

 

FONTE: site ENM.