Esmec faz um balanço das atividades desenvolvidas em 2021
Seguindo o compromisso de mapear e ofertar cursos direcionados às necessidades estratégicas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) investiu em 2021 nas iniciativas que permitiram a perpetuação e a inovação do ensino de qualidade.
Cumprindo a meta estipulada para o ano de 2021, mais de 239 magistrados foram capacitados em cursos de formação continuada, sendo 167 com mais de 40 horas. A ESMEC capacitou ainda 388 servidores do TJCE. Apesar do período de pandemia, a conquista foi possível por meio da oferta crescente de 35 cursos de formação continuada, sendo 28 na modalidade Educação à Distância e 7 no formato presencial, admitido apenas a partir do mês de outubro. Vale ressaltar que nestes cursos o percentual de satisfação atingiu o resultado de 96%.
A Escola realizou também 20 eventos abertos ao público, incluindo palestras e seminários, com destaque para programações especiais para o Mês da Mulher, Ciclo de Palestras “Debate Multidisciplinar: a sociedade em tempos de pandemia” e o “Ciclo de Estudos em Processo Civil, em homenagem ao Desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes”.
Para garantir a segurança de todos os envolvidos nas capacitações da Escola, foi fundamental as adequações aos protocolos sanitários e diretrizes de biossegurança. Essas adaptações impulsionaram o desenvolvimento dos aparatos tecnológicos da ESMEC, como a construção de 2 (dois) estúdios para gravação e transmissão de aulas de EaD, com a disponibilidade de equipamentos profissionais para gravações e transmissões ao vivo.
Houve incremento de mais de 300% na produção científica dos grupos de pesquisa da ESMEC, onde foram realizadas 36 publicações em 2021, distribuídas entre capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos especializados.
Em outubro deste ano, a ESMEC deu início ao VII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos. O magistrado Paulo Henrique Lima Soares, aluno do curso, exaltou a estrutura disponibilizada, ressaltando que a iniciativa “vai trazer um resultado muito positivo não só para cada um dos alunos, mas sobremaneira para a própria sociedade que vai nos receber”.
No campo das artes, a ESMEC promoveu a exposição colaborativa “Arte de Sonhar e Resistir”, com obras de magistradas e servidoras do Poder Judiciário. Também realizou o bate-papo com o professor José Gomes Neto, sobre a poesia e música de Belchior. Para finalizar a programação artística do ano, foi realizado no dia 10 de dezembro o Sarau Alucinação, em homenagem ao poeta Brandão.
A Escola trouxe ainda grandes nomes do cenário nacional para a realização de palestras presenciais e lançamento de livros, como o do desembargador Marcelo Semer, que lançou a obra “Os Paradoxos da Justiça: Judiciário e Política no Brasil”.
No mês de dezembro de 2021, a Escola tornou público o novo mapeamento e otimização de todos os seus processos de trabalho, com o objetivo de aperfeiçoar e desenvolver a cultura de inovação e governança. Também disponibilizou o calendário acadêmico base do primeiro semestre de 2022, com mais de 17 cursos já confirmados. Clique aqui para conferir.
Todas essas atividades reforçam a importância institucional da ESMEC e a necessidade de sua constante melhoria para a difusão do conhecimento, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.