Discussões sobre o credenciamento para a oferta de cursos de Especialização foram destaque no Copedem

Foto oficial do Encontro, que contou com a presença do Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva, Diretor da Esmec.
Foto oficial do Encontro, que contou com a presença do Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva, Diretor da Esmec.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A sexta-feira (14) foi o dia das discussões em torno do tema “O credenciamento das Escolas da Magistratura para a oferta de cursos de especialização e os novos rumos da educação”, no XXVI Encontro do Colégio Permanente dos Diretores de Escolas da Magistratura (Copedem). Os presentes participaram ativamente dos debates e trocaram ideias com os palestrantes convidados.
O diretor regional do SESC/PE, professor Antônio Inocêncio Lima, foi o primeiro a realizar conferência no evento. O professor destacou a independência do Conselhos Estadual de Educação (CEE-PE) perante o MEC. “ Cabe ao CEE-PE, por exemplo, credenciar uma nova faculdade. Os conselhos também estão batalhando para regulamentar, juntamente com a Capes e o CNPQ os mestrados e doutorados”, ratificou.
O presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, professor Arnaldo Carlos de Mendonça, afastou dúvidas quanto a validade da certificação obtida através dos órgãos estaduais. “Há uma cultura de tudo que é Federal mandar no que é Estadual e Municipal, mas a verdade é que um sistema não pode se sobrepor ao outro”, ratificou.
A mesma opinião foi reforçada pelo consultor Educacional e Presidente do CEE-PE no período de 2008/2010, professor José Ricardo Dias Diniz. “O que seria da Universidade de Pernambuco se, por ser uma instituição estadual, não tivesse seu diploma aceito em todo o território nacional?”, indagou.

GRÁFICA – O diretor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), desembargador Leopoldo Raposo, falou sobre os projetos da Esmape. “Estamos instalando uma gráfica rápida . Já adquirimos máquinas no valor de R$ 197 mil e assim que estiver concluída, ela estará disponível a todas as Escolas da Magistratura do país”, ressaltou. O desembargador destacou ainda a criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e os programas de intercâmbio promovidos. “A capacitação dos servidores do TJPE é agora exclusividade da Esmape e somente em 2011 mais de 70 cursos já foram realizados. Nossos programas de englobam magistrados e servidores e têm nos deixado muito satisfeitos pelo êxito que apresenta”, afirmou.

MESTRADO – No evento foi divulgada a lista dos selecionados para participarem do mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e , por isso, a professora da instituição, Silvia Alves, deu algumas orientações sobre o curso para os integrantes das Escolas. “Os candidatos podem indicar os professores orientadores. Essa escolha é possível, mas o impulso processual cabe ao magistrado”, afirmou.

MEDALHA – A noite foi finalizada com a solenidade para entrega da “Medalha Ministro Domingos Franciulli Neto” e da “Medalha de Mérito da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco”. Os participantes ainda assistiram ao show do músico pernambucano Silvério Pessoa. No sábado (15) os representantes das Escolas da Magistratura foram convidados a participar de um city tour pelas cidades de Recife e Olinda.

Fonte: site da Esmape.