Diretor da Esmec abre Workshop sobre Gestão e Planejamento de Metas da Enasp

Procuradora Socorro França, Des. Arísio Lopes da Costa, Des. Lincoln Araújo e Des. Haroldo Máximo.
Procuradora Socorro França, Des. Arísio Lopes da Costa, Des. Lincoln Araújo e Des. Haroldo Máximo.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Por toda manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, está sendo realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o I Workshop Mecanismos de Gestão e Planejamento das Metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que foi aberto pelo diretor da Esmec, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva.
O magistrado destacou a importância do tema e disse que os debates de hoje se inserem no rol de eventos que a Esmec programou para setembro, mês em que a Instituição comemora os seus 25 anos de criação. O ponto culminantes das comemorações será na próxima semana, quando a Escola estará realizando o “I Congresso Jurisdictio – A Fazenda Pública em Juízo”, nos dias 28, 29 e 30.
Des. Haroldo Máximo (ver vídeo)
Des. Haroldo Máximo (ver vídeo)
Compuseram a mesa dos trabalhos, além do desembargador Lincoln Araújo, as seguintes autoridades: desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, gestor das metas 3 e 4 da Enasp junto à Justiça estadual, que ao final do encontro fará um balanço de sua atuação nessa área; procuradora Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, chefe do Ministério Público Estadual; Augusto Sérgio Câmara, representando a Secretaria de Justiça do Estado; e Vicente Alfeu Teixeira Mendes, representando a Defensoria Pública estadual.
Também integraram a mesa o delegado José Rodrigues Júnior, gestor da Meta 1 da Enasp junto à Polícia Civil, que falou sobre medidas implementadas em seu órgão no combate aos crimes de homicídio; juiz Fabrício Dornas Carata, auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, que falou sobre o papel do Judiciário frente às metas da Enasp; promotor André Karbage Nogueira, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, Júri e Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), que falou sobre as atividades desenvolvidas pelo MP para cumprir a meta 2 da Enasp; e a promotora de justiça Ana Rita Cerqueira Nascimento. Presente também à solenidade o juiz coordenador da Esmec, Emílio de Medeiros Viana.
Promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira
Promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira
Ana Rita Cerqueira, membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para a Enasp, foi a primeira palestrante. Ela fez uma apresentação das metas da Enasp e seus desdobramentos. Chamou a atenção dos presentes para a importância da coresponsabilidade dos órgãos de polícia, Justiça, Ministério Público, dentre outros, na segurança pública e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro, ao crime organizado etc. Falou também sobre a Carta de Constituição da Enasp.

.
.

METAS DA ENASP

1) Eliminar a subnotificação nos crimes de homicídio doloso, de modo que a toda morte
violenta ou suspeita corresponda um inquérito;

2) Concluir, com lavratura de relatório, todos os inquéritos e procedimentos investigatórios
criminais instaurados até 31.12.2007, em decorrência de homicídios dolosos.

3) Alcançar e superar a fase de pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio
ajuizadas até 31.12.2008;

4) Julgar as ações penais relativas a homicídios dolosos distribuídas até 31.12.2007.