Dia 08/03: Evento terá palestras e lançamento de livro sobre participação feminina no trabalho, na política e na sociedade

Dia 08/03: Evento terá palestras e lançamento de livro sobre participação feminina no trabalho, na política e na sociedade

No dia 08 de março, como parte das atividades do Mês das Mulheres, o TJCE realizará o evento “Dia da Mulher: uma pauta permanente de Respeito e Valorização”, destinado a todos(as) os(as) colaboradores(as) do Judiciário. O evento ocorrerá das 8h30 às 17h na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e contará com palestras e lançamento de livro, abordando a participação das mulheres nos ambientes de trabalho, na vida pública, na política e nas esferas de decisão. Essa iniciativa integra o Mês das Mulheres da Justiça cearense, que tem a proposta de “celebrar conquistas, promover avanços”. Veja algumas das atrações já confirmadas e garanta sua inscrição. Clique aqui para acessar o formulário.

Principais atrações do evento:

Palestra “Criatividade Feminina: Superando Obstáculos e Promovendo a Inclusão” – Com a jornalista, escritora e fundadora da ONG Think Olga Juliana de Faria

Nessa palestra inspiradora, serão abordados os desafios enfrentados pelas mulheres na expressão de sua criatividade e estratégias práticas para superar esses obstáculos. Desde o viés patriarcal na avaliação da criatividade até a sobrecarga de responsabilidades domésticas e a pressão do perfeccionismo imposto pela sociedade, serão apresentadas as complexas interações de fatores sociais, culturais e individuais que afetam as mulheres em ambientes criativos. Com base em uma análise detalhada desses desafios, serão oferecidos insights valiosos sobre como promover a inclusão e o empoderamento das mulheres, tanto no local de trabalho quanto na sociedade em geral.

Saiba mais sobre a palestrante: Juliana de Faria é jornalista, escritora, criativa e mãe. Está à frente do Estúdio Jules, onde presta consultoria de propósito e storytelling para negócios visionários. Entre seus clientes estão Instituto Avon, Instituto Ecofuturo e Humora. Em 2013, fundou a Think Olga, uma das ONGs com maior relevância no tema de direitos das mulheres do país, e foi presidente durante 7 anos. Fez parte do Grupo Assessor da Sociedade de Civil do Escritório da ONU Mulheres no Brasil entre 2016 e 2020. É uma das autoras do ebook Meu Corpo Não É Seu, sobre violência de gênero, editado pela Companhia das Letras. Faz parte do programa Women Leaders do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Já foi palestrante no TedxSãoPaulo (2015 e 2023), TedxFloripa (2015) e SXSW (Texas, EUA, 2015 e 2016). Por seus projetos, foi eleita uma das 8 mulheres inspiradoras do mundo pela Clinton Foundation e pela revista Cosmopolitan US. Foi finalista do Prêmio Claudia, a maior premiação feminina da América Latina e do Troféu Mulher Imprensa 2015.

Palestra “Sem mulheres não há democracia” – Com a professora e pesquisadora Vanessa Oliveira Batista Berner

A palestra visa fomentar os debates sobre a participação feminina no processo democrático e político de uma forma ampla, observando que o Direito deixou de ser ciência que circunscreve ao seu próprio eixo, passando a acolher inflexões provenientes de outros ramos teóricos, e que, a depender da premissa considerada, poderá ser ou não fortemente alterada a percepção da realidade dos fatos e/ou provas produzidas.

Saiba mais sobre a palestrante: doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio na Universidad Complutense de Madrid (1996). Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade Nacional de Direito e coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) da UFRJ. Integra a Red de Constitucionalismo Crítico de América Latina. Atualmente pesquisa sobre os seguintes temas: Teorias críticas dos Direitos Humanos; imigração; Direito e arte; teorias da democracia; teorias feministas do Direito.

Lançamento do livro “Mulheres, Dominação e Política” – Com juíza de Direito do TJCE, pesquisadora e escritora Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines

A obra oferece ao público a dissertação de Mestrado da autora. Este estudo traz contribuições relevantes para o campo dos estudos de gênero e políticas públicas, levando o leitor a conhecer as origens históricas, culturais e sociológicas da dominação masculina nos diversos aspectos da vida social. A autora também discorre sobre temas relacionados ao gênero feminino, tais como as origens da sub-representação feminina na política, a necessidade de uma visão interseccional das relações sociais e o impacto que a teoria da justiça como equidade, de John Rawls, teve no surgimento de ações afirmativas a partir da década de 1970. O livro analisa o desenho da política pública das cotas eleitorais de gênero ao longo de toda a sua existência, expondo os resultados eleitorais das consecutivas modificações legislativas e jurisprudenciais que influenciaram no melhor resultado eleitoral para o cargo de vereadoras em nosso país, com número inédito de candidatas do gênero feminino e mulheres eleitas no ano de 2020. Trata-se, portanto, de uma reflexão atual sobre a busca feminina por um lugar na arena política brasileira, tradicionalmente ocupada por homens.

Saiba mais sobre a autora: Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines é juíza formadora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e coordenadora do Núcleo Judicial da Justiça Restaurativa do Poder Judiciário do Estado do Ceará. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1999), especializações em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza (2001) e em Direito e Processo Eleitoral pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (2012), além de mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE (2021), com a dissertação “Mulheres, dominação e política – a cota eleitoral de gênero nas eleições municipais do Brasil”, lançado como livro pela Editora Dialética em 2023.