Desembargador Heráclito Vieira fala sobre os projetos da Esmec em entrevista ao programa Judiciário em Evidência

Desembargador Heráclito Vieira fala sobre os projetos da Esmec em entrevista ao programa Judiciário em Evidência
O “Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista com o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O programa será exibido neste sábado (27/05), às 14h30, na TV O Povo, e às 18h30, na TV Assembleia, e segunda-feira (29/05), às 14h30, na TV Fortaleza.O entrevistado fala sobre a conclusão de mais um Curso de Formação Inicial de Magistrados. Essa capacitação, que é obrigatória para o processo de vitaliciamento, foi a quinta promovida pela Esmec. Segundo o diretor, o Judiciário cearense conta com uma equipe de juízes formadores para ministrar o treinamento, que tem carga total de 521 horas/aula.O desembargador ainda explica como se dá a escolha das palestras realizadas pela Escola, que atendem às demandas de magistrados, além da necessidade constante de aperfeiçoamento.O mestrado profissional de Planejamento e Políticas Públicas, oferecido em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) é outra iniciativa de destaque. De acordo com Heráclito Vieira, a ideia da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará é ampliar a quantidade de cursos, especialmente os voltados para gestão, que também vão possibilitar melhor qualificação dos servidores.

O diretor destaca a importância da publicação semestral da Revista Themis, periódico científico da Esmec, e ressalta a necessidade de ampliar a divulgação das ações da Escola a partir da utilização de mídias digitais.

O programa traz reportagem sobre as ações promovidas pelo Judiciário cearense durante a Semana da Adoção, realizada de 19 a 26 de maio. Além de campanha de conscientização sobre o tema e divulgação do Programa de Apadrinhamento, houve entrega de certificados de padrinhos. Você também vai conferir o depoimento de uma família que optou pela adoção.

Tem ainda matéria sobre a inauguração da sala de depoimento especial, vinculada à 12ª Vara Criminal de Fortaleza, voltada para crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual. A humanização da escuta dessas vítimas foi tema de palestra da psicóloga e perita do Ministério Público do Rio de Janeiro, Beatrice Marinho, outro destaque desta edição.

E como maio foi o mês dedicado às mães, o TJCE promoveu a campanha “Uma vez… madrinha”, que deu às servidoras e esposas ou companheiras de servidores das instituições que compõem o Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público) a chance de serem “madrinhas por um dia” de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. A apresentadora do Judiciário em Evidência, Pamela Lemos, abraçou essa causa e conta como foi a experiência.

CANAIS
TV Assembleia – canal 31.1 digital e 30 analógico
TV O Povo – canal 48 aberto
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.

.

Fonte: Ascom/TJCE