Defensoria Pública realiza dia 20 de agosto palestra sobre Justiça Restaurativa
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realiza, no próximo dia 20 de agosto, às 9h, a palestra “Justiça Restaurativa”, com o renomado professor da Universidade do Minho, Mário João Ferreira Monte, na sede da instituição, localizada na Av. Pinto Bandeira, nº 1111, Luciano Cavalcante.
.
Currículo do professor Mário João Ferreira Monte:
Pós-graduado, Mestre e Doutor (europeu) em Direito, na especialidade de ciências jurídico-criminais. Tem colaborado com diversas universidades, sendo atualmente professor auxiliar com nomeação definitiva na Escola de Direito da Universidade do Minho, onde é regente da área do direito penal, processo penal e criminologia. Tem colaborado com outras Instituições de Ensino Superior, como é o caso da Universidade Lusíada do Porto, da Universidade Autónoma de Lisboa, do Instituo Superior da Maia, e é o coordenador científico-pedagógico do curso de Direito da Universidade Gregório Semedo de Luanda. Também tem colaborado com instituições como o Centro de Estudos Judiciários, a Ordem dos Advogados e a Fundação de Ciência e Tecnologia, nomeadamente integrando os respectivos júris.
É autor de mais de duas dezenas de artigos e de alguns livros e já participou, como conferencista, em diversos eventos científicos, nacionais e internacionais, sobretudo em matéria de ciências criminais. É colaborador permanente da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, membro do Comité Científico da Revista Estudios Penales y Criminológicos da Universidade Santiago de Compostela, do Conselho Científico da Revista Novos Estudos Jurídicos da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, no Brasil, do Instituto Jurídico Interdisciplinar e do Centro de Investigação de Direitos Humanos da Universidade do Minho.É, atualmente, Diretor do curso de Mestrado em Direito Judiciário e do curso de Mediação Penal da Escola de Direito da Universidade do Minho. Foi membro da Assembleia e do Senado da Universidade do Minho e tem ocupado cargos de Direção na Escola de Direito desta Universidade, sendo atualmente o Presidente desta Escola e do respectivo Conselho Científico. É membro do Conselho Executivo da Fundação Carlos Lloyd Braga