Conselheiros da Educação visitam ESMEC

Comissão formada por cinco conselheiros e três assessores do Conselho de Educação do Estado do Ceará visitaram as instalações da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

A visita faz parte de uma das etapas do processo para obtenção do credenciamento especial junto ao Conselho de Educação do Estado do Ceará. Com a autorização, a Escola poderá oferecer cursos de forma autônoma. ?Antes, porém, os conselheiros precisam aprovar o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) elaborado pela Esmec para ser implantado nos próximos cinco anos?, disse o Diretor da Escola, desembargador João Byron de Figueiredo Frota.

?Fiquei surpreso com a estrutura física e com o nível de profissionais que trabalham nesta Escola. As instalações são excelentes?, disse o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho, José Carlos de Oliveira.

Conselho de Ensino

Outro importante passo para que a Esmec obtenha a licença para criar seus próprios cursos foi a instituição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, aprovado através da Resolução nº 13, do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará.

Formado por seis membros docentes, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão tem competência para aprovar projetos pedagógicos dos cursos de pós-graduação, fomentar pesquisa nas áreas de atuação da instituição, elaborar e implantar cursos de extensão universitária, propor a criação, a alteração e a extinção de cursos, entre outras.

Atualmente a Esmec oferta pós-graduação em Administração Judiciária, Direito Constitucional e Direito Processual Eleitoral em parceria com instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.