Começam aulas presenciais da segunda turma do curso de mediação e conciliação para representantes de serventias extrajudiciais
Foram iniciadas nesta segunda-feira (23/09) as aulas presenciais da segunda turma do curso de mediação e conciliação para titulares e prepostos (indicados pelo titular) das serventias extrajudiciais.
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) fez a abertura dessa penúltima etapa do treinamento, que será encerrada na quarta-feira (25/09), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O estágio acontecerá de 30/09/2013 a 04/10/2013.
“Reclamava-se muito da morosidade do Judiciário mas, a partir da adoção de práticas de conciliação, vem diminuindo a quantidade de processo na Justiça. Cada vez mais vem sendo dada oportunidade para que as pessoas busquem resolver seus conflitos, suas pendências judiciais, através da conciliação. Com sua disposição para conciliar, você resolve o litígio; não há mais necessidade de recursos, pois as partes acordaram em solucionar o conflito; e, por fim, a paz é alcançada”, destacou a desembargadora Nailde.
A aula inicial desta turma, sobre Ética, foi ministrada pelo juiz de direito Carlos Henrique Garcia de Oliveira, ex-coordenador do Nupemec. Atuarão ainda como instrutores do curso Flávio José Moreira Gonçalves (Assessor Pedagógico da Esmec), Tereza Mônica Sarquis Bezerra e Maria Célia Lima Moreira.
O treinamento atende à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Provimento nº 12/2013 da Corregedoria Geral de Justiça do Ceará.