BIBLIOTECA DA ESMEC SE ORGANIZA PARA INTEGRAR O PROGRAMA DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA (COMUT)
Os alunos de Pós-graduação da Esmec, e demais magistrados e servidores interessados, terão em breve acesso a artigos de periódicos, livros na íntegra ou capítulos, teses e documentos diversos, existentes em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras, através do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), do Instituto Brasileiro de informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).
O Programa Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.
Para participar do Comut, o usuário deve, em primeiro lugar, cadastrar-se no Programa, via Internet. Uma vez cadastrado, o usuário pode pedir cópias de documentos, dirigindo-se a uma biblioteca pertencente à rede Comut, que funciona como intermediária. Nessa perspectiva, todos os procedimentos de solicitação serão feitos pela própria biblioteca que, no caso da Esmec, será a Biblioteca Juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho, a qual já está se organizando no sentido de integrar a rede de bibliotecas intermediárias do Comut.
O aluno interessado pode também fazer suas solicitações diretamente pela Internet, de qualquer lugar do mundo, sem usar uma biblioteca como intermediária. Para isso, após cadastrar-se, deverá adquirir Bônus Comut, que servirão como mecanismo de pagamento pelas cópias solicitadas. Os bônus podem ser adquiridos, via Internet, em forma de boleto bancário. O site da instituição é: http://www.ibict.br/secao.php?cat=COMUT.
Em breve anunciaremos a adesão da Biblioteca da Esmec ao Programa de Comutação Bibliográfica (Comut).