Aulas dos Cursos de Pós-graduação lato sensu são retomadas na Esmec
As aulas dos Cursos de Pós-graduação lato sensu da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) foram retomadas nesta sexta-feira, após uma pausa no calendário letivo em razão do período eleitoral. Os alunos das atuais cinco turmas de Especialização terão aulas hoje e amanhã (09 e 10/11) com os professores Cauby Medeiros (Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Direito), Michel Pinheiro (Direito Processual Penal) e Bruno Weyne (Metodologia da Pesquisa Científica).
A disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica está sendo ministrada no auditório da Esmec, para três turmas de Especialização (Direito Constitucional, Direito e Processo Eleitoral e Processo Civil e Gestão do Processo), que juntas possuem cerca de 100 alunos. A saudação de retorno às aulas e apresentação do Prof. Ms. Bruno Weyne foi feita pelo Juiz Coordenador da Esmec, Emílio de Medeiros Viana.
O magistrado destacou a importância da Metodologia da Pesquisa nesse momento em que os alunos estão encerrando as aulas teóricas e já ensaiam os primeiros passos na elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso. O Coordenador frisou ser fundamental para os especializandos que esse trabalho seja uma Monografia.
O Juiz Emílio Viana explicou que será também aceito artigo científico para a conclusão do Curso, desde que publicado em livro organizado por professores da Esmec, como os que estão sendo lançados na Bienal, de turmas anteriores das Especializações em Direito Constitucional e Direito Processual penal. No entanto, ressaltou o magistrado, para quem pretende seguir a carreira jurídica, fazer concursos públicos ou participar de seleção para professor, o artigo terá pouco (ou até mesmo nenhum) peso.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por exemplo, ao regulamentar o processo de seleção para o ingresso na magistratura, conferiu pontos somente para candidatos que defenderam monografias em seus cursos de pós-graduação lato sensu. Em muitos concursos públicos ou seleção para docentes do ensino superior, o trabalho monográfico feito em curso de Especialização é sempre mais valorizado que o artigo científico.