Desa. Nailde Pinheiro prestigia início das aulas da Turma II do Curso de Mediação Judicial
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A desembargadora Maria Nailde Nogueira Pinheiro, Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NPMCSC), fez a conferência de abertura da segunda turma do Curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na manhã desta terça-feira (20/11), na Sala 4 da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
A magistrada ressaltou a crescente aceitação que a mediação vem obtendo junto à sociedade, e a importância que o CNJ vem dando ao tema. Atento a tudo isso, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem apoiando as ações do NPMCSC, que deverá criar novas turmas do Curso (além das cinco já programadas), e levá-lo também ao interior do Estado, já na próxima administração do Judiciário.
Ela lembrou que, ao apostar nos métodos consensuais para resolução de conflitos, o CNJ foi ao encontro dos direitos da população, que só tinha a via judicial para solucionar seus litígios. “A mediação permite que, cada vez mais, as pessoas busquem os seus direitos, sem precisar entrar com processos em fóruns ou tribunais. Ela simplifica e desburocratiza a solução de conflitos”, explicou a Desembargadora.
Aos novos alunos, Nailde Pinheiro disse que, no Curso, eles vão não só aprender as técnicas de mediação/conciliação, mas também trocar experiências sobre a temática e aumentar o leque de amizades. “Muitos que aqui estão já trabalham, de alguma forma, com a mediação. Mas nesse Curso vão poder aperfeiçoar seus conhecimentos. Vocês serão multiplicadores desse aprendizado, e a contribuição que darão aos jurisdicionados será importantíssima”, sublinhou.
A juíza Helga Medved, coordenadora do NPMCSC, também destacou a importância do Curso. “Estamos lançando hoje a segunda semente de um grande projeto. A mediação permite que a sociedade tenha uma alternativa para resolver conflitos, sem precisar entrar com processo judicial”.
Representando a direção da Esmec, o professor Flávio José Moreira Gonçalves, Assessor Pedagógico, que foi aluno da primeira turma, disse aos presentes que o treinamento é de altíssimo nível, não só pelo material didático do CNJ, mas também pela competência das instrutoras que o ministrarão. “Com este Curso de Mediação, estamos fazendo a justiça do futuro”, arrematou.
TURMAS
Participam desta segunda turma do Curso de Mediação funcionários do Judiciário estadual, que serão treinados para atuarem como Mediadores Judiciais voluntários perante o NPMCSC. O Curso, que tem carga horária de 40 h/a, está sendo ministrado por Veridiana Monteiro Chaves, Lara Coe Mota, Tereza Mônica Sarquis Bezerra de Menezes Grossi e Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda, todas instrutoras do NPMCSC.
As cinco primeiras turmas já foram preenchidas e cada uma tem uma média de 23 alunos. As aulas da primeira turma foram realizadas de 11/09 a 11/10 de 2012, e seus alunos agora irão participar da segunda fase do treinamento, que compreende 200 horas de estágio supervisionado.
Para esta segunda turma do Curso de Mediação, as aulas acontecerão sempre às terças, quartas e quintas-feiras, de 8 às 12 horas, na Sala 4 da Esmec, devendo ser concluídas dia 11 de dezembro de 2012 (parte teórica).
Conheça as próximas turmas e o cronograma das aulas teóricas:
Turma II – 20/11/2012 a 11/12/2012
Turma III – 15/01/2013 à 21/02/2013
Turma IV – 07/03/2013 à 11/04/2013
Turma V – 30/04/2013 à 04/06/2013
_________________
MAIS INFORMAÇÕES:
NPMCSC – Fone: (85)3207.6872/6874/6880 e E-mail: npmcsc@tjce.jus.br
Esmec: Fones: (85) 3492.9100 / 9114 e E-mail: esmec@tjce.jus.br