Audiência pública sobre Regime Semiaberto traz grande público ao auditório da Esmec

Mesa de autoridades: Manoel Veras, Diogo Musy, Krentel Ferreira Filho, Mariana Lobo e Marylene Barbosa.
Mesa de autoridades: Manoel Veras, Diogo Musy, Krentel Ferreira Filho, Mariana Lobo e Marylene Barbosa.

Realizou-se na tarde desta quarta-feira (20/06), no Auditório Des. José Maria de Queirós, da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), uma audiência pública sobre “Regime semiaberto: visões e perspectivas”. O juiz José Krentel Ferreira Filho, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, que esteve representando o Poder Judiciário estadual, abriu a solenidade, pregando a união de todas as entidades ligadas à problemática carcerária e de execuções penais, alertando que “sem haver uma ampla parceria dessas instituições e da sociedade como um todo, o Judiciário sozinho não poderá fazer muita coisa”.
A mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: juiz Krentel Ferreira Filho; Diogo Rodrigues de Carvalho Musy, procurador adjunto do Estado, representando o Governo estadual; juiz Emílio de Medeiros Viana, coordenador geral da Esmec; juiz Ricardo de Araújo Barreto, presidente da Associação Cearense da Magistratura; Mariana Lobo Botelho Albuquerque, secretária de Justiça e Cidadania; Marylene Barbosa Nobre, Ouvidora Geral da Procuradoria de Justiça, representando o Ministério Público estadual; Manoel Beserra Veras, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios; Karla Andréia Magalhães Timbó Pinheiro, defensora pública da União; Cláudia Valesca Pinheiro, representando a Defensoria Pública do Estado; e Márcio Victor Albuquerque, representando a OAB/CE.

Dom Edmilson Cruz.
Dom Edmilson Cruz.
O auditório da Esmec recebeu várias outras autoridades, como juízes, promotores, procuradores, parlamentares, advogados e defensores públicos, além de servidores do Judiciário. Uma presença bastante reverenciada foi a de Dom Edmilson Cruz, que exerceu por 20 anos a função de bispo auxiliar do cardeal Dom Aloísio Lorscheider na Arquidiocese de Fortaleza.
Os juízes Luciana Teixeira, titular da 2ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza, e Cézar Belmino Barbosa Evangelista, titular da 3ª Vara de Execuções Penais, falaram sobre a importância das discussões sobre regime semiaberto, para uma maior conscientização da sociedade sobre a necessidade de dar aos presos uma chance de ressocialização.

Juíza Luciana Teixeira.
Juíza Luciana Teixeira.

Juiz Cézar Belmino.
Juiz Cézar Belmino.

Plateia durante execução do Hino Nacional.
Plateia durante execução do Hino Nacional.