IV Encontro da Magistratura Cearense começa hoje na Esmec – Juízes vitaliciados podem aproveitar evento como disciplina do IV Curso de Formação

O IV Encontro da Magistratura Cearense (EMC) será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM), nos dias 17 e 18 de outubro.
Esta edição tem como tema principal “Magistrado: Vida, Profissão e Saúde – Repercussão nas decisões judiciais”.
O evento poderá ser utilizado pelos magistrados vitaliciandos como Seminário, que suprirá a disciplina Relações Interpessoais e Interinstitucionais do IV Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos, cuja carga horária é de 15 h/a.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão à cargo da ACM, são gratuitas e podem ser feitas somente via internet, por meio de formulário eletrônico (ACESSE AQUI), no prazo de 20 de setembro a 13 de outubro. Há um limite de 300 vagas.

Os juízes substitutos que estão participando do IV Curso de Formação – e que pretendem, com o Encontro, integralizar a disciplina Relações Interpessoais e Interinstitucionais – deverão, além da inscrição, assinar lista de frequência na Esmec, nos dois dias do evento. Tal lista ficará com o Juiz Coordenador da Escola, para fins de controle de presença.
A aprovação do magistrado na disciplina dependerá, além do cumprimento de no mínimo 75% da carga horária total do evento (comprovação feita pela Esmec), da apresentação do certificado de participação (fornecido pela ACM) e do envio de um relatório, de no mínimo 10 laudas, ao e-mail da Escola (esmec@tjce.jus.br), até no máximo 30 dias após o término do Encontro, sobre um tema que será informado oportunamente.

PALESTRANTES

O psiquiatra Augusto Cury apresentará a palestra de abertura do evento. Falará no dia 17 de outubro, às 19h30, sobre “A excelência emocional e profissional”. A apresentação sintoniza com o tema central do IV EMC: “Magistrado: Vida, Profissão e Saúde – Repercussão nas decisões judiciais”.
O evento contará ainda com a participação de renomados especialistas, dentre eles Cláudio Baldino Maciel (vice-presidente do TJRS e ex-presidente da AMB), Marilda Novaes Lipp (pós-doutora em estresse social pelo National Institute of Health), Mantovanni Colares (juiz de direito e mestre em direito público pela UFC) e o jornalista Caco Barcellos.

NA OPORTUNIDADE, SERÃO APLICADOS OS INSTRUMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DOS ESTRESSORES PSICOSSOCIAIS DA MAGISTRATURA CEARENSE.

_______________________

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 17/10 (quinta-feira) – no Auditório da Esmec

18h – Credenciamento

19h – Solenidade de abertura – palavra do presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto

19h30min – Palestra de Augusto Cury (SP), psiquiatra e escritor, sobre “O código da inteligência: a excelência emocional e profissional”

21h30min – Brinde de abertura

Dia 18/10 (sexta-feira) – no Auditório da Esmec

8h – Credenciamento

8h30min – Palestra de Ana Beatriz Barbosa (RJ), psiquiatra e escritora, sobre “Ansiedade e medo no cotidiano”

10h30min – Palestra com Marilda Novaes Lipp (SP), psicóloga, sobre “Stress e qualidade de vida no Poder Judiciário – qual é o limite?”

12h – Almoço livre

14h – Palestra com Mantovanni Colares Cavalcante (CE), Juiz de Direito, sobre “A supremacia dda imagem no ‘ processo eletrônico’ e a ameaça à inteligência do texto escrito”

15h30min – Palestra com Cláudio Baldino Maciel (RS), Desembargador Vice-presidente do TJRS, que falará sobre “O juiz nas suas relações interinstitucionais”

17h – Palestra com Caco Barcellos, jornalista, sobre “Judiciário e imprensa”
20h30min – Coquetel de encerramento no Alice´s Buffet (Rua Lourival Correia Pinho, 150, Água Fria)

___________________
Mais informações:
Esmec – (85) 3492.9100 / 9114 – E-mail: esmec@tjce.jus.br
ACM – (85) 3264-8288 – E-mail: acmag@acmag.org.br