Antropólogo Roberto da Matta é destaque na Semana do MP

A Semana do Ministério Público traz importantes nomes do cenário nacional para discutir a cidadania. O destaque é para a presença do antropólogo Roberto da Matta e do coordenador da campanha nacional “Não aceito corrupção”, promotor de Justiça de São Paulo Roberto Livianu. O evento começou na segunda-feira e segue até sexta-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará. A Semana do MP conta com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).
Os dois primeiros dias foram destinados às discussões internas de planejamento da instituição. Os demais dias serão de reflexões sobre a contribuição do MP para a cidadania. Estão previstas discussões sobre a contribuição da legislação penal para a cidadania; o empoderamento ambiental; os movimentos sociais no combate à corrupção; e a moralidade. Na quinta-feira (13), às 10h20min, o antropólogo Roberto da Matta trata sobre ética e a pressão da sociedade por novos paradigmas, às 10h20min. Ele é professor doutor da PUC e autor de dezenas de livros que retratam o Brasil em várias perspectivas, como o Carnaval, o futebol e o jogo do bicho.
Na sexta-feira (14), às 9h20min, a palestra “Os movimentos sociais no combate à corrupção” será ministrada pelo promotor de Justiça de São Paulo e coordenador da campanha “Não aceito corrupção”, Roberto Livianu. Ele também é vice-presidente do Movimento do Ministério Público Democrático, uma entidade não governamental integrada por membros do MP de todo o Brasil que busca fortalecer a democratização do acesso à Justiça.
Também integram a programação da Semana do MP o assessor de projetos da Secretaria de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Púbico (CNMP), Marcelo Santiago Guedes; o professor doutor da UFC José Borzachielo da Silva; o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé; e o promotor de Justiça do MPCE Alexandre Aragão. A Semana do MP conta ainda com a homenagem da Assembléia Legislativa à Associação Cearense do Ministério Público (ACMP); a entrega de medalhas e a festa comemorativa dos 70 anos da ACMP.

A programação completa da “Semana do MP” está disponível aqui.

Fonte: site da PGJ.