A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) estará realizando em Maio de 2016 o seu Congresso Internacional no Reino Unido. Trata-se de um evento oficial apoiado pelo STF, CNJ, STJ, TST, Governo Brasileiro, Governo do Reino Unido, Suprema Corte do Reino Unido, Judiciário da Inglaterra, Judiciário da Escócia entre outras instituições.
Durante o evento serão visitados tribunais e ocorrerão palestras sobre diversos temas relacionados ao Judiciário e ao funcionamento das cortes britânicas. Também serão realizados dois eventos específicos para as Escolas de Magistratura, com o Judicial College da Inglaterra e com Judicial Institute da Escócia.
A solenidade e conferência de abertura do II Congresso Internacional da AMB será no famoso Middle Temple Hall, em Londres, no dia 23 de maio de 2016, com a presença das maiores autoridades jurisdicionais britânicas, como o presidente da Suprema Corte do Reino Unido e do Chefe do Judiciário da Inglaterra e País de Gales.
Na Inglaterra e País de Gales a atuação profissional como advogado é separada em duas profissões: os advogados de tribunais (barristers) e os advogados assessores (solicitors), cada qual representado por uma entidade diferente. Os solicitors são representados pela Law Society e os Barristers pela The BAR Council.
Para atuar como um barrister (que vai às “barras” dos tribunais) o profissional deve obrigatoriamente se inscrever perante uma “Inn” (Inns of Courts). Na Inglaterra são quatro as Inns, vinculadas ao Bar Council, sendo a Middle Temple uma das mais tradicionais, eis que há registros de sua atuação desde 1501.
O salão nobre da Middle Temple (Hall) é um dos locais mais tradicionais das instituições jurídicas britânicas, acomodando em suas paredes os brasões das famílias dos barristers que a integraram ao longo do tempo. Imponente, bonito e com enorme peso histórico, o salão chegou a ser bombardeado durante a 1ª (por Zepelin) e 2ª (por avião) guerras mundiais, resistindo como símbolo da importância do Direito para a sociedade.
Realizar a abertura oficial do congresso no Middle Temple Hall, sem dúvida, “representará um momento de orgulho e emoção para a magistratura brasileira”, informa o coordenador geral do congresso, juiz José Lucio Munhoz.
Fonte: AMB.