Aluno da Especialização em Direito Eleitoral defende monografia sobre improbidade administrativa e inelegibilidade

Banca Examinadora ficou atenta aos argumentos de Joaquim Costa Filho na defesa de seu trabalho monográfico.
Banca Examinadora ficou atenta aos argumentos de Joaquim Costa Filho na defesa de seu trabalho monográfico.

“Improbidade Administrativa Decorrente da Violação dos Princípios da Administração Pública e seus Reflexos sobre a Inelegibilidade” foi o tema da monografia de Joaquim Antônio Costa Filho, aluno do Curso de Especialização em Direito Eleitoral (Turma III), defendida na manhã de hoje (01/06), na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
A Banca Examinadora foi composta pelos professores Edmílson Barbosa Francelino Filho (Orientador-Ms.), Sérgia Maria Mendonça Miranda (Ms.) e Marcelo Roseno de Oliveira (Ms.).
Joaquim Costa Filho, graduado em Direito pela Faculdade Christus, destacou a evolução da legislação eleitoral no tocante aos crimes administrativos cometidos por agentes públicos “não comprometidos com os caminhos da honestidade”.

Costa Filho é graduado em Direito pela Faculdade Christus.
Costa Filho é graduado em Direito pela Faculdade Christus.
Disse, em sua defesa, que a atual Lei da Ficha Limpa, fruto de uma ação popular, veio para materializar um princípio que vinha sendo discutido há tempos no Congresso Nacional e que já contava com muitos adeptos: os casos de inelegibilidade devem levar em conta a vida pregressa do candidato.
Ele ressaltou que a própria Constituição Federal e a atual legislação eleitoral já estabelecem critérios para a rejeição de candidatos não comprometidos com a moralidade na administração pública. A Lei da Ficha Limpa surge como uma forma de restringir ainda mais o acesso de determinados agentes públicos a cargos proporcionais ou majoritárias.

________________

MAIS DEFESAS NA PRÓXIMA SEMANA

Para o início da próxima semana, já estão programadas as seguintes defesas de monografias na Esmec:

** 04/06/12 – às 11h – “A reforma politica e seus reflexos na democracia brasileira”, de Sônia Meire de Abreu Tranca Calixto, aluna do Curso de Especialização em Direito Eleitoral (Turma III). Banca Examinadora: Luciano Bezerra Furtado (Orientador-Esp.), Edílson Baltazar Barreira Junior (Dr.) e (Ms) Marcelo Roseno de Oliveira (Ms.).
** 04/06/12 – às 11h30 min – “A súmula vinculante como instrumento de implementação do princípio da razoável duração do processo civil”, de Thabita Maria Rodrigues Colares, aluna do Curso de Especialização em Processo Civil e Gestão do Processo (Turma II). Banca Examinadora: Fábio Zech Sylvestre (Orientador-Ms.), Emílio de Medeiros Viana (Ms.) e Daniel Gomes de Miranda (Ms.)
** 04/06/12 – às 16h – “Controvérsias acerca da inconstitucionalidade do tratamento hormonal para pedófilos no ordenamento jurídico brasileiro”, de Robério Carmo de Assis, aluno do Curso de Especialização em Direito Penal (Turma I). Banca Examinadora: Antônio Carlos Largura Filho (Orientador-Ms.), Michel Pinheiro (Ms.) e Danilo Fontenele Sampaio Cunha (Ms.).
** 04/06/12 – às 16h30min – “Da prisão albergue domiciliar na execução penal”, de Mônica Kaline Barbosa de Oliveira Nobre, aluna do Curso de Especialização em Direito Penal (Turma I). Banca Examinadora: Michel Pinheiro (Orientador-Ms.), Antônio Carlos Largura Filho (Ms.) e Danilo Fontenele Sampaio Cunha (Ms.).
** 04/06/12 – às 17h – “Tribunal do Juri”, de Shirley Aguiar Girão, aluna do Curso de Especialização em Direito Penal (Turma I). Banca Examinadora: Antônio Carlos Largura Filho (Orientador-Ms.), Michel Pinheiro (Ms.) e Danilo Fontenele Sampaio Cunha (Ms.).

** 05/06/12 – às 8 horas – “O princípio da eficiência e o pregão eletrônico”, de Dina Maria Ferreira Ter Reegen Rodrigues, aluna do Curso de Especialização em Direito Público (Turma I). Banca Examinadora: Edílson Baltazar Barreira Junior (Orientador-Dr.), Diana Santos Ponte (Ms.) e Jacqueline Lima Alves (Ms.).