Corregedoria-Geral da Justiça
A Corregedoria-Geral da Justiça tem entre suas atribuições orientar e fiscalizar os serviços judiciais e extrajudiciais em todo o Estado; avaliar o desempenho dos juízes em estágio probatório para o fim de vitaliciamento; fiscalizar as secretarias de vara e as serventias extrajudiciais; realizar correições e inspeções em comarcas, varas e serventias; editar atos normativos; realizar sindicâncias e processos administrativos; aplicar as penas disciplinares cominadas aos ilícitos administrativos praticados por seus servidores; responder a consultas a respeito do correto funcionamento do Poder Judiciário no primeiro grau e das serventias extrajudiciais, entre outras.
O corregedor-geral é um desembargador eleito pelo Tribunal Pleno, a cada dois anos, e tem suas competências jurisdicionais e administrativas definidas pelo Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará.
Corregedora-geral (Biênio 2025/2027)
Desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra
Natural de Pacajus-CE, Marlúcia de Araújo Bezerra é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingressou na magistratura como juíza substituta de Tabuleiro do Norte. Foi promovida por antiguidade para a então Vara Única de Aquiraz e para o 2º Juizado Especial de Fortaleza. Em 8 de fevereiro de 1996, também por antiguidade, passou a ser titular da 17ª Vara Criminal, transformada em Vara de Audiências de Custódia. Atuou nas Turmas Recursais, em Varas Criminais e de Execução de Penas Alternativas. Desembargadora do TJCE desde 2018, a magistrada cursou Gestão de Varas Criminais na Escola Nacional da Magistratura e na Gestão 2023-2035, esteve à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE.
Acesse aqui o currículo completo.