A ideia do orçamento moderno nasceu quase junto com o século XX. Logo foi associado a outro instrumento administrativo criado e desenvolvido nesse período, um dos que alcançou grande notoriedade, que foi o planejamento. O emprego sistemático do planejamento nos programas militares durante a Segunda Guerra Mundal e após a mesma, contribuiu para aperfeiçoá-lo e desenvolvê-lo sobremaneira, o que estimulou as empresas e outros setores do governo a incorporar suas técnicas.
A tendência para aproximar mais e mais o orçamento do planejamento evidenciava-se naturalmente, e a partir da década de 1960, orçamento público deixou de ser organizado como mero demonstrativo de autorizações legislativas, pois já não atendia às necessidades sentidas pelos executivos governamentais, passando a ter como função principal, ser instrumento de administração.
Os Sistemas de Governança Coorporativa e de Gestão Estratégica do Poder Judiciário do Estado do Ceará foram instituídos pela Resolução nº 11 do Órgão Especial, de 12 de abril de 2018. A partir desse momento a Gestão Orçamentária passou a desenvolver novos processos e ferramentas de planejamento.
A referida resolução, na Seção III, detalha os elementos que compõem a Governança Orçamentária, bem como evidencia a necessidade de uma Metodologia de Planejamento Orçamentário.
Cabe à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), através da Coordenadoria de Planejamento Orçamentário, elaborar, implantar, aprimorar e divulgar a Metodologia de Planejamento Orçamentário, padronizando os procedimentos e os documentos a serem adotados na elaboração do orçamento do PJCE.
Ao longo da Metodologia de Planejamento Orçamentário, são especificadas, para cada processo, as atividades a serem executadas, as responsabilidades dos envolvidos, e o detalhamento dos valores através dos modelos de documentos.
Equipe da Coordenadoria de Planejamento Orçamentário:
Lorena Barroso Soares
Coordenadora
Fone: (85) 3207-6865
Jane Meire Lacerda dos Santos
Estagiária
Fone: (85) 3207-6865