RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 06/2013

Local de Publicação Tipo de Matéria Número do ato Data do Ato Disponibilizada em Situação
TRIBUNAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO ÓRGÃO ESPECIAL 4 09/04/2015 10/04/2015 VIGENTE
Ementa

Institui o Programa de Gestão Documental no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 06/2013

Dispõe sobre a revisão do Plano Estratégico 2010-2014 e alterações na Resolução nº 13/2011 do Órgão Especial.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por seu Órgão Especial, no uso de sua competência legal, prevista no art. 6º, caput, combinado com o art. 22, IX, ambos do Regimento Interno do TJCE, alterados pelo Assento Regimental nº 36, de 05 de maio de 2011, em sessão ordinária realizada em 25 de julho de 2013;

CONSIDERANDO o teor da Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário, bem como a Resolução nº 02 do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, de 21 de janeiro de 2010, que institui o Plano Estratégico do Poder Judiciário cearense e que prevê, em seu art. 6º, a necessidade de ser procedida, a cada nova Gestão, a revisão do referenciado Plano;

CONSIDERANDO a Resolução nº 13/2011 do Órgão Especial, de 24 de novembro de 2011, que, dentre outras deliberações, redefiniu as metas institucionais constantes do Plano Estratégico 2010-2014 e determinou em seu art. 5º, § 1º, que cabe ao gestor de cada meta a sua respectiva validação quando da revisão do Plano Estratégico;

CONSIDERANDO, ainda, o estabelecimento anual de metas nos Encontros Nacionais do Judiciário sob coordenação do CNJ, cujos principais objetivos são proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão à Justiça,

RESOLVE:

Art. 1º Substituir o Anexo Único da Resolução nº 13/2011 do Órgão Especial, de 24 de novembro de 2011, que redefiniu as metas constantes do Plano Estratégico 2010-2014 do Poder Judiciário do Estado do Ceará pelo Anexo Único desta Resolução.

Art. 2º Serão incluídas, anualmente, no Plano Estratégico 2010-2014 do Poder Judiciário cearense, as Metas para o Judiciário Nacional a serem perseguidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Parágrafo único. Uma vez que as referidas metas são estabelecidas anualmente, a Presidência do Tribunal expedirá Portaria designando, tempestivamente, os Gestores de cada Meta do Judiciário Nacional.

Art. 3º A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, em 25 de julho de 2013.

Des. Luiz Gerardo de Pontes Brígido – Presidente
Des. Rômulo Moreira de Deus
Desa. Maria Iracema Martins do Vale
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Des. Francisco Sales Neto
Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Des. Haroldo Correia de Oliveira Máximo
Des. Francisco Suenon Bastos Mota
Des. Clécio Aguiar de Magalhães
Des. Emanuel Leite Albuquerque
Des. Francisco Darival Beserra Primo
Des. Washington Luís Bezerra de Araújo
Desa. Maria Iraneide Moura Silva
Des. Luiz Evaldo Gonçalves Leite

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 06/2013, de 25 de julho de 2013

Indicador 01:

INDICADOR: Índice de satisfação do jurisdicionado

O que mede

O percentual de pesquisados satisfeitos com o Poder Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Avaliar o nível de satisfação dos jurisdicionados. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Percentual de jurisdicionados satisfeitos com a Justiça cearense obtido por meio de pesquisa de satisfação

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Aumentar para 45% a satisfação do jurisdicionado

Meta 2014

Aumentar para 50% a satisfação do jurisdicionado

Gestor das metas

Assessoria Especial da Presidência*

*Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

 

Indicador 02:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento no 2º grau

O que mede

A taxa de congestionamento processual no 2º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

2º grau

Por que medir

Apresenta o congestionamento do 2º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 47% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 40% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Secretária Judiciária

 

Indicador 03:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de conhecimento no 1º grau

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de conhecimento no 1º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

1º grau

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de conhecimento no 1º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 60% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 54% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 04:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de execução no 1º grau

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de execução no 1º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

1º grau

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de execução no 1º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 70% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 65% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 05:

Indicador: Taxa de Congestionamento nas Turmas Recursais

O que mede

A taxa de congestionamento processual nas Turmas Recursais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Turmas Recursais

Por que medir

Apresenta o congestionamento nas Turmas Recursais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 49% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 40% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Fórum das TurmasRecursais Professor Dollor Barreira

 

Indicador 06:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de conhecimento nos Juizados Especiais

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de conhecimento nos Juizados Especiais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Juizados Especiais

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de conhecimento nos Juizados Especiais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 59% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 57% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 07:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de execução nos Juizados Especiais

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de execução nos Juizados Especiais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Juizados Especiais

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de execução nos Juizados Especiais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 70% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 65% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

 

 

Indicador 08:

INDICADOR: Número de ações socioambientais realizadas

O que mede

Quantidade de ações socioambientais de acordo com sua abrangência

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Auxiliar no alcance do objetivo estratégico “exercer a responsabilidade socioambiental”

Como medir

Total de iniciativas, ou conjunto de iniciativas somadas que, de forma direta ou indireta, alcance o universo de servidores ou das unidades do Poder Judiciário

Responsável pelos dados

Comissão de Responsabilidade Socioambiental

Meta 2013

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 50% do Poder Judiciário cearense

Meta 2014

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 75% do Poder Judiciário cearense

Gestor das metas

Comissão de Responsabilidade Socioambiental

Indicador 09:

INDICADOR: Número de novas unidades judiciárias implantadas

O que mede

O número de novas unidades judiciárias implantadas (varas, juizados, turmas recursais e gabinetes de Desembargadores)

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Quantificar o número de novas unidades judiciárias implantadas no Poder Judiciário cearense com vistas a ampliar o acesso dos cidadãos à Justiça

Como medir

Somatório de novas unidades judiciárias implantadas

Responsável pelos dados

Assessoria Especial da Presidência

Meta 2013

Obter 44 novas unidades judiciárias implantadas

Meta 2014

Obter 79 novas unidades judiciárias implantadas

Gestor das metas

Assessoria Especial da Presidência*

*A implantação de novas unidades judiciárias está condicionada à aprovação das Mensagens de Lei, a serem encaminhadas à Assembleia Legislativa.

Indicador 10:

INDICADOR: Número de ações para ampliar o atendimento ao cidadão

O que mede

O número de ações para ampliar o atendimento ao cidadão. Exemplos: instalação de balcões de atendimento ou tira-dúvidas, mutirões e outras ações significativas. Excetuam-se desse indicador as ações “construção e reforma de Fóruns”, “implantação de novas unidades judiciárias” e “parcerias”, já contempladas em outros indicadores

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Quantificar as ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Como medir

Somatório de ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Responsável pelos dados

Assessoria Especial da Presidência

Meta 2013

Realizar, pelo menos, 02 ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Meta 2014

Realizar, pelo menos, 02 ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência*

*Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

 

Indicador 11:

INDICADOR: Índice de matérias institucionais positivas veiculadas

O que mede

O percentual de matérias veiculadas na mídia que causam impacto positivo na imagem do Poder Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Mídia

Por que medir

Verificar o percentual de matérias positivas sobre o Poder Judiciário cearense. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de matérias institucionais positivas veiculadas na mídia em relação ao quantitativo de matérias veiculadas na mídia sobre o Poder Judiciário cearense

Responsável pelos dados

Assessoria de Comunicação

Meta 2013

Obter 64% de matérias institucionais positivas

Meta 2014

Obter 65% de matérias institucionais positivas

Gestor da metas

Assessoria de Comunicação*

 

* Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

Indicador 12:

INDICADOR: Número de participantes em ações de conscientização sobre o papel e o funcionamento do Judiciário cearense

O que mede

O número de participantes em ações de conscientização do Programa “Justiça e Cidadania” sobre o papel e o funcionamento do Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Quantificar os participantes em ações de conscientização sobre o papel e o funcionamento do Judiciário cearense. Indicador alinhado à Meta nacional nº 4 de 2011 estipulada pelo CNJ

Como medir

Somatório do número de participantes em ações de conscientização sobre o papel e o funcionamento do judiciário cearense

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Meta alcançada*

Meta 2014

Meta alcançada*

Gestor da metas

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

* Metas alcançadas em 2012 sob a gestão da Secretaria Especial e Planejamento e Gestão, ficando, a partir de 2013, as ações do Programa Justiça e Cidadania sob a coordenação da Assessoria Institucional.

Indicador 13:

INDICADOR: Número de ações para a redução dos custos operacionais

O que mede

Quantidade de ações de redução de custos operacionais de acordo com sua abrangência

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Auxiliar no alcance dos objetivos estratégicos: “buscar a excelência na gestão de custos operacionais” e “garantir infraestrutura adequada”

Como medir

Total de iniciativas, ou conjunto de iniciativas somadas que, de forma direta ou indireta, alcance o universo de servidores ou das unidades do Poder Judiciário

Responsável pelos dados

Secretaria de Administração

Meta 2013

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 50% do Poder Judiciário cearense

Meta 2014

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 75% do Poder Judiciário cearense

Gestor das metas

Secretaria de Administração

 

 

Indicador 14:

INDICADOR: Número de parcerias formais em prol da justiça

O que mede

A quantidade de parcerias formais que visem a oferecer condições que compatibilizem os altos interesses da Justiça cearense, desde que:

  • Ampliem a oferta ou melhorem a qualidade dos serviços prestados; e/ou

  • Regulem ou implementem melhorias nos processos diretamente ligados aos serviços prestados pela Justiça cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de verificar a realização de parcerias que possam importar melhorias nos serviços prestados pelo Poder Judiciário cearense

Como medir

Somatório das parcerias formais realizadas em prol da Justiça

Responsável pelos dados

Consultoria Jurídica

Meta 2013

Obter, no mínimo, 15 parcerias formais em prol da Justiça

Meta 2014

Obter, no mínimo, 15 parcerias formais em prol da Justiça

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência*

* Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense

Indicador 15:

INDICADOR: Produtividade do magistrado de 2º grau

O que mede

O número de decisões terminativas proferidas por magistrado no 2º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

2º grau

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados do 2º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de decisões terminativas em relação ao número de magistrados

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 637 decisões terminativas por magistrado

Meta 2014

Obter 690 decisões terminativas por magistrado

Gestor da metas

Secretaria Geral

Indicador 16:

INDICADOR: Produtividade do magistrado de 1º grau

O que mede

O número de sentenças proferidas por magistrado no 1º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

1º grau

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados do 1º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Somatório do número de sentenças em fase de conhecimento e em fase de execução em relação ao número de magistrados

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 700 sentenças por magistrado

Meta 2014

Obter 750 sentenças por magistrado

Gestor da metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 17:

INDICADOR: Produtividade do magistrado dos Juizados Especiais

O que mede

O número de sentenças proferidas por magistrado nos Juizados Especiais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Juizados Especiais

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados dos Juizados Especiais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Somatório do número de sentenças em fase de conhecimento e em fase de execução em relação ao número de magistrados que atuam nos Juizados Especiais

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 3.000 processos julgados por magistrado

Meta 2014

Obter 3.300 processos julgados por magistrado

Gestor da metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 18:

INDICADOR: Produtividade do magistrado das Turmas Recursais

O que mede

O número de decisões terminativas proferidas por magistrado nas Turmas Recursais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Turmas Recursais

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados das Turmas Recursais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de decisões terminativas em relação ao número de magistrados que atuam nas Turmas Recursais

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 447 processos julgados por magistrado

Meta 2014

Obter 447 processos julgados por magistrado

Gestor da metas

Fórum das Turmas Recursais Professor Dollor Barreira

Indicador 19:

INDICADOR: Índice de alcance das metas setoriais

O que mede

O alcance das metas estipuladas para a Gratificação por Alcance de Metas Estratégicas – setorial

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Indicador que reflete a produtividade administrativa no Poder Judiciário cearense

Como medir

Média geral dos percentuais de cumprimento das metas da GAM – unidades

Responsável pelos dados

Comissão Gestora da GAM

Meta 2013

Obter 89% de alcance das metas setoriais

Meta 2014

Obter 89% de alcance das metas setoriais

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência

Indicador 20:

INDICADOR: Número de boas práticas de gestão implementadas

O que mede

A quantidade de boas práticas de gestão implementadas no TJCE considerando, para fins de apuração, as práticas publicadas no Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense conforme Provimento nº 12/2012, de 04 de maio de 2012, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar a implementação de boas práticas no TJCE. Indicador proposto pelo CNJ, quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional, e adaptado pelo TJCE

Como medir

Somatório do número de boas práticas de gestão implementadas no TJCE, constantes do Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Implantar, pelo menos, 05 (cinco) boas práticas de gestão

Meta 2014

Implantar, pelo menos, 05 (cinco) boas práticas de gestão

Gestor da metas

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Indicador 21:

INDICADOR: Percentual de projetos estratégicos concluídos

O que mede

O percentual de projetos estratégicos concluídos

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar a execução do Plano Estratégico quanto à conclusão de seus projetos. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Somatório de projetos estratégicos concluídos em relação ao total de projetos estratégicos previstos no Plano Estratégico

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Obter 65% de projetos estratégicos concluídos

Meta 2014

Obter 80% de projetos estratégicos concluídos

Gestor da metas

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão*

* Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

Indicador 22:

INDICADOR: Índice do clima organizacional

O que mede

O percentual de magistrados e servidores satisfeitos com o Poder Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Avaliar a satisfação de magistrados e servidores. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Percentual de magistrados e servidores satisfeitos com a Justiça cearense, obtido por meio de pesquisa de clima organizacional

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Obter 65% de magistrados e servidores satisfeitos com a Instituição

Meta 2014

Obter 65% de magistrados e servidores satisfeitos com a Instituição

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 23:

INDICADOR: Índice de capacitação nas competências estratégicas

O que mede

A quantidade de servidores treinados (mínimo de 20 horas) em competências estratégicas em relação ao total de servidores. Conforme a Resolução nº 126 do CNJ, que trata sobre o Plano Nacional de Capacitação Judicial de magistrados e servidores, deverão ser ministrados cursos direcionados à gestão estratégica, gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão de processos de trabalho e gestão da informação, como instrumento gerencial do servidor, com vistas a otimizar o tempo de trabalho e a aprimorar seu resultado

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar a quantidade de servidores capacitados nas competências estratégicas. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de servidores treinados, no mínimo 20 horas, nas competências estratégicas sobre o quantitativo de servidores

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Obter 40% de servidores treinados nas competências estratégicas

Meta 2014

Obter 50% de servidores treinados nas competências estratégicas

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 24:

Indicador: Quantitativo de vagas ofertadas para magistrados em cursos de formação e/ou de aperfeiçoamento credenciados pela ENFAM

O que mede

O número de vagas ofertadas para magistrados em cursos de formação e/ou de aperfeiçoamento credenciados pela ENFAM

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de ofertar periodicamente cursos de formação e/ou de aperfeiçoamento credenciados para os magistrados

Como medir

Somatório do número de vagas ofertadas

Responsável pelos dados

Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Meta 2013

Ofertar, pelo menos, 200 vagas

Meta 2014

Ofertar, pelo menos, 200 vagas

Gestor da metas

Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Indicador 25:

INDICADOR: Índice de atendimento das necessidades de treinamento dos servidores

O que mede

O percentual de cursos realizados com relação aos cursos ofertados com base no Levantamento

das Necessidades de Treinamentos (LNT)

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de acompanhar o grau de atendimento das necessidades de treinamento dos

servidores

Como medir

Quantidade de cursos realizados sobre o número de cursos planejados anualmente de acordo

com o LNT

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Atender 85% das necessidades de treinamento

Meta 2014

Atender 85% das necessidades de treinamento

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 26:

INDICADOR: Percentual de unidades judiciárias com quantidade adequada de pessoal

O que mede

O número de unidades judiciárias (varas, juizados e turmas recursais) com a quantidade adequada de pessoal. Considerar a lotação básica estipulada na Lei nº 14.128, de 06 de junho de 2008, qual seja: 04 (quatro) servidores, nas unidades judiciárias das Comarcas do interior do Estado, e 08 (oito) servidores, nas Unidades Judiciárias das Comarcas da capital. Considera-se como unidade judiciária, para efeito de cálculo deste indicador, apenas as varas, juizados e turmas recursais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar o número de unidades judiciárias com quantitativo adequado de servidores com vistas a prover força de trabalho para cada unidade

Como medir

Verificar o número de unidades judiciárias com quantitativo adequado de servidores com vistas a prover força de trabalho para cada unidade

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Aumentar para 47% o percentual de unidades judiciárias com quantidade adequada de pessoal

Meta 2014

Aumentar para 50% o percentual de unidades judiciárias com quantidade adequada de pessoal

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 27:

INDICADOR: Índice de virtualização dos processos judiciais novos

O que mede

O percentual de processos judiciais eletrônicos novos

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar o percentual de virtualização dos novos processos judiciais. Indicador do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ

Como medir

Quantitativo de processos judiciais eletrônicos novos dividido pelo total de processos judiciais novos

Responsável pelos dados

Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 60% dos processos judiciais novos virtualizados

Meta 2014

Obter 65% dos processos judiciais novos virtualizados

Gestor da metas

Secretaria de Tecnologia da Informação

Indicador 28:

INDICADOR: Índice de cumprimento das metas PETI alinhadas ao objetivo “Prover sistemas de TIC interoperáveis e

documentados”

O que mede

O percentual de cumprimento das metas do Plano Estratégico de Tecnologia e Comunicação (PETI) alinhadas ao objetivo estratégico “Prover sistemas de TIC interoperáveis e documentados”

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Secretaria de Tecnologia da Informação

Por que medir

Verificar o nível do alcance das metas propostas no PETI que contribuem diretamente com o objetivo “Prover sistemas de TIC interoperáveis e documentados”

Como medir

Média dos resultados obtidos no cálculo da razão entre a medição do período e o valor projetado para o período, para cada uma das metas envolvidas.

Obs: Quando a medição da meta for superior ao projetado, o resultado considerado será 100%

Responsável pelos dados

Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 93% de cumprimentos das metas

Meta 2014

Obter 95% de cumprimento das metas

Gestor da metas

Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Indicador 29:

Indicador: Índice de execução do orçamento estratégico

O que mede

O valor executado com iniciativas estratégicas em relação ao valor total disponibilizado para o orçamento estratégico

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de acompanhar a execução do orçamento estratégico, com vistas a verificar a aplicação dos recursos destinados às iniciativas estratégicas. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Valor executado com iniciativas estratégicas em relação ao valor total disponibilizado para o orçamento estratégico

Responsável pelos dados

Secretaria de Finanças

Meta 2013

Executar 60% do orçamento estratégico

Meta 2014

Executar 80% do orçamento estratégico

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência

Indicador 30:

Indicador: Índice de otimização da arrecadação

O que mede

Alavancagem financeira da arrecadação do FERMOJU

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de mensurar o incremento da receita mensal do FERMOJU

Como medir

Valor arrecadado no ano com relação à arrecadação do ano anterior

Responsável pelos dados

Secretaria de Finanças

Meta 2013

Otimizar em 30% a arrecadação do FERMOJU

Meta 2014

Otimizar em 100% a arrecadação do FERMOJU

Gestor da metas

Secretaria de Finanças

 

Indicador 31:

Indicador: Índice de bom estado das instalações físicas dos Fóruns

O que mede

O percentual de instalações físicas dos Fóruns avaliados positivamente em relação ao total das instalações físicas dos Fóruns avaliados.

Entende-se por avaliação positiva os conceitos de ótimo e bom e, como avaliação negativa, os conceitos de regular e ruim, de acordo com os pontos obtidos no formulário da pesquisa de satisfação dos usuários dos Fóruns

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestral

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de avaliar o nível do estado das instalações físicas do Poder Judiciário cearense pelos usuários

Como medir

Total de avaliações positivas quanto ao bom estado das instalações físicas dos Fóruns em relação ao quantitativo de instalações físicas dos Fóruns avaliados. Obs: A avaliação será realizada pelo Diretor de Secretaria da Comarca

Responsável pelos dados

Secretaria de Administração

Meta 2013

Incrementar 4 (quatro) pontos percentuais sobre o valor base do 1º semestre/13

Meta 2014

Incrementar 12 (doze) pontos percentuais sobre o valor base do 1º semestre/13

Gestor da metas

Secretaria de Administração

 

Indicador 32:

Indicador: Índice de cumprimento das metas do PETI alinhadas ao objetivo “Garantir a infraestrutura de TIC necessária para as atividades Judiciais e Administrativas”

O que mede

O percentual de cumprimento das metas do planejamento estratégico de tecnologia e comunicação (PETI) alinhadas ao objetivo estratégico “Garantir infraestrutura adequada”

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Secretaria de Tecnologia da Informação

Por que medir

Verificar o nível do alcance das metas propostas no PETI que contribuem diretamente com o objetivo “Garantir a infraestrutura de TIC necessária para as atividades Judiciais e Administrativas”

Como medir

Média dos resultados obtidos no cálculo da razão entre a medição do período e o valor projetado para o período, para cada uma das metas envolvidas.

Obs: Quando a medição da meta for superior ao projetado, o resultado considerado será 100%

Responsável pelos dados

Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 93% de cumprimento das metas

Meta 2014

Obter 95% de cumprimento das metas

Gestor da metas

Secretariade Tecnologia da Informação

 

 

Texto Original

Dispõe sobre a revisão do Plano Estratégico 2010-2014 e alterações na Resolução nº 13/2011 do Órgão Especial.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por seu Órgão Especial, no uso de sua competência legal, prevista no art. 6º, caput, combinado com o art. 22, IX, ambos do Regimento Interno do TJCE, alterados pelo Assento Regimental nº 36, de 05 de maio de 2011, em sessão ordinária realizada em 25 de julho de 2013;

CONSIDERANDO o teor da Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário, bem como a Resolução nº 02 do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, de 21 de janeiro de 2010, que institui o Plano Estratégico do Poder Judiciário cearense e que prevê, em seu art. 6º, a necessidade de ser procedida, a cada nova Gestão, a revisão do referenciado Plano;

CONSIDERANDO a Resolução nº 13/2011 do Órgão Especial, de 24 de novembro de 2011, que, dentre outras deliberações, redefiniu as metas institucionais constantes do Plano Estratégico 2010-2014 e determinou em seu art. 5º, § 1º, que cabe ao gestor de cada meta a sua respectiva validação quando da revisão do Plano Estratégico;

CONSIDERANDO, ainda, o estabelecimento anual de metas nos Encontros Nacionais do Judiciário sob coordenação do CNJ, cujos principais objetivos são proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão à Justiça,

RESOLVE:

Art. 1º Substituir o Anexo Único da Resolução nº 13/2011 do Órgão Especial, de 24 de novembro de 2011, que redefiniu as metas constantes do Plano Estratégico 2010-2014 do Poder Judiciário do Estado do Ceará pelo Anexo Único desta Resolução.

Art. 2º Serão incluídas, anualmente, no Plano Estratégico 2010-2014 do Poder Judiciário cearense, as Metas para o Judiciário Nacional a serem perseguidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Parágrafo único. Uma vez que as referidas metas são estabelecidas anualmente, a Presidência do Tribunal expedirá Portaria designando, tempestivamente, os Gestores de cada Meta do Judiciário Nacional.

Art. 3º A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, em 25 de julho de 2013.

Des. Luiz Gerardo de Pontes Brígido – Presidente
Des. Rômulo Moreira de Deus
Desa. Maria Iracema Martins do Vale
Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes
Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva
Des. Francisco Sales Neto
Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Des. Haroldo Correia de Oliveira Máximo
Des. Francisco Suenon Bastos Mota
Des. Clécio Aguiar de Magalhães
Des. Emanuel Leite Albuquerque
Des. Francisco Darival Beserra Primo
Des. Washington Luís Bezerra de Araújo
Desa. Maria Iraneide Moura Silva
Des. Luiz Evaldo Gonçalves Leite

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 06/2013, de 25 de julho de 2013

Indicador 01:

INDICADOR: Índice de satisfação do jurisdicionado

O que mede

O percentual de pesquisados satisfeitos com o Poder Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Avaliar o nível de satisfação dos jurisdicionados. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Percentual de jurisdicionados satisfeitos com a Justiça cearense obtido por meio de pesquisa de satisfação

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Aumentar para 45% a satisfação do jurisdicionado

Meta 2014

Aumentar para 50% a satisfação do jurisdicionado

Gestor das metas

Assessoria Especial da Presidência*

*Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

 

Indicador 02:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento no 2º grau

O que mede

A taxa de congestionamento processual no 2º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

2º grau

Por que medir

Apresenta o congestionamento do 2º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 47% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 40% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Secretária Judiciária

 

Indicador 03:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de conhecimento no 1º grau

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de conhecimento no 1º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

1º grau

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de conhecimento no 1º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 60% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 54% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 04:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de execução no 1º grau

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de execução no 1º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

1º grau

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de execução no 1º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 70% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 65% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 05:

Indicador: Taxa de Congestionamento nas Turmas Recursais

O que mede

A taxa de congestionamento processual nas Turmas Recursais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Turmas Recursais

Por que medir

Apresenta o congestionamento nas Turmas Recursais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 49% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 40% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Fórum das TurmasRecursais Professor Dollor Barreira

 

Indicador 06:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de conhecimento nos Juizados Especiais

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de conhecimento nos Juizados Especiais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Juizados Especiais

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de conhecimento nos Juizados Especiais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 59% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 57% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 07:

INDICADOR: Taxa de Congestionamento na fase de execução nos Juizados Especiais

O que mede

A taxa de congestionamento processual na fase de execução nos Juizados Especiais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Juizados Especiais

Por que medir

Apresenta o congestionamento da fase de execução nos Juizados Especiais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

1 – [Total de processos judiciais baixados] / [casos novos +casos pendentes]

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Reduzir para 70% a taxa de congestionamento

Meta 2014

Reduzir para 65% a taxa de congestionamento

Gestor das metas

Corregedoria Geral da Justiça

 

 

Indicador 08:

INDICADOR: Número de ações socioambientais realizadas

O que mede

Quantidade de ações socioambientais de acordo com sua abrangência

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Auxiliar no alcance do objetivo estratégico “exercer a responsabilidade socioambiental”

Como medir

Total de iniciativas, ou conjunto de iniciativas somadas que, de forma direta ou indireta, alcance o universo de servidores ou das unidades do Poder Judiciário

Responsável pelos dados

Comissão de Responsabilidade Socioambiental

Meta 2013

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 50% do Poder Judiciário cearense

Meta 2014

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 75% do Poder Judiciário cearense

Gestor das metas

Comissão de Responsabilidade Socioambiental

Indicador 09:

INDICADOR: Número de novas unidades judiciárias implantadas

O que mede

O número de novas unidades judiciárias implantadas (varas, juizados, turmas recursais e gabinetes de Desembargadores)

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Quantificar o número de novas unidades judiciárias implantadas no Poder Judiciário cearense com vistas a ampliar o acesso dos cidadãos à Justiça

Como medir

Somatório de novas unidades judiciárias implantadas

Responsável pelos dados

Assessoria Especial da Presidência

Meta 2013

Obter 44 novas unidades judiciárias implantadas

Meta 2014

Obter 79 novas unidades judiciárias implantadas

Gestor das metas

Assessoria Especial da Presidência*

*A implantação de novas unidades judiciárias está condicionada à aprovação das Mensagens de Lei, a serem encaminhadas à Assembleia Legislativa.

Indicador 10:

INDICADOR: Número de ações para ampliar o atendimento ao cidadão

O que mede

O número de ações para ampliar o atendimento ao cidadão. Exemplos: instalação de balcões de atendimento ou tira-dúvidas, mutirões e outras ações significativas. Excetuam-se desse indicador as ações “construção e reforma de Fóruns”, “implantação de novas unidades judiciárias” e “parcerias”, já contempladas em outros indicadores

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Quantificar as ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Como medir

Somatório de ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Responsável pelos dados

Assessoria Especial da Presidência

Meta 2013

Realizar, pelo menos, 02 ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Meta 2014

Realizar, pelo menos, 02 ações para ampliar o atendimento ao cidadão

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência*

*Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

 

Indicador 11:

INDICADOR: Índice de matérias institucionais positivas veiculadas

O que mede

O percentual de matérias veiculadas na mídia que causam impacto positivo na imagem do Poder Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Mídia

Por que medir

Verificar o percentual de matérias positivas sobre o Poder Judiciário cearense. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de matérias institucionais positivas veiculadas na mídia em relação ao quantitativo de matérias veiculadas na mídia sobre o Poder Judiciário cearense

Responsável pelos dados

Assessoria de Comunicação

Meta 2013

Obter 64% de matérias institucionais positivas

Meta 2014

Obter 65% de matérias institucionais positivas

Gestor da metas

Assessoria de Comunicação*

 

* Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

Indicador 12:

INDICADOR: Número de participantes em ações de conscientização sobre o papel e o funcionamento do Judiciário cearense

O que mede

O número de participantes em ações de conscientização do Programa “Justiça e Cidadania” sobre o papel e o funcionamento do Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Quantificar os participantes em ações de conscientização sobre o papel e o funcionamento do Judiciário cearense. Indicador alinhado à Meta nacional nº 4 de 2011 estipulada pelo CNJ

Como medir

Somatório do número de participantes em ações de conscientização sobre o papel e o funcionamento do judiciário cearense

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Meta alcançada*

Meta 2014

Meta alcançada*

Gestor da metas

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

* Metas alcançadas em 2012 sob a gestão da Secretaria Especial e Planejamento e Gestão, ficando, a partir de 2013, as ações do Programa Justiça e Cidadania sob a coordenação da Assessoria Institucional.

Indicador 13:

INDICADOR: Número de ações para a redução dos custos operacionais

O que mede

Quantidade de ações de redução de custos operacionais de acordo com sua abrangência

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Auxiliar no alcance dos objetivos estratégicos: “buscar a excelência na gestão de custos operacionais” e “garantir infraestrutura adequada”

Como medir

Total de iniciativas, ou conjunto de iniciativas somadas que, de forma direta ou indireta, alcance o universo de servidores ou das unidades do Poder Judiciário

Responsável pelos dados

Secretaria de Administração

Meta 2013

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 50% do Poder Judiciário cearense

Meta 2014

Realizar 01 ação ou conjunto de ações somadas que contemple, pelo menos, 75% do Poder Judiciário cearense

Gestor das metas

Secretaria de Administração

 

 

Indicador 14:

INDICADOR: Número de parcerias formais em prol da justiça

O que mede

A quantidade de parcerias formais que visem a oferecer condições que compatibilizem os altos interesses da Justiça cearense, desde que:

  • Ampliem a oferta ou melhorem a qualidade dos serviços prestados; e/ou

  • Regulem ou implementem melhorias nos processos diretamente ligados aos serviços prestados pela Justiça cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de verificar a realização de parcerias que possam importar melhorias nos serviços prestados pelo Poder Judiciário cearense

Como medir

Somatório das parcerias formais realizadas em prol da Justiça

Responsável pelos dados

Consultoria Jurídica

Meta 2013

Obter, no mínimo, 15 parcerias formais em prol da Justiça

Meta 2014

Obter, no mínimo, 15 parcerias formais em prol da Justiça

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência*

* Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense

Indicador 15:

INDICADOR: Produtividade do magistrado de 2º grau

O que mede

O número de decisões terminativas proferidas por magistrado no 2º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

2º grau

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados do 2º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de decisões terminativas em relação ao número de magistrados

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 637 decisões terminativas por magistrado

Meta 2014

Obter 690 decisões terminativas por magistrado

Gestor da metas

Secretaria Geral

Indicador 16:

INDICADOR: Produtividade do magistrado de 1º grau

O que mede

O número de sentenças proferidas por magistrado no 1º grau

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

1º grau

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados do 1º grau. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Somatório do número de sentenças em fase de conhecimento e em fase de execução em relação ao número de magistrados

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 700 sentenças por magistrado

Meta 2014

Obter 750 sentenças por magistrado

Gestor da metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 17:

INDICADOR: Produtividade do magistrado dos Juizados Especiais

O que mede

O número de sentenças proferidas por magistrado nos Juizados Especiais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Juizados Especiais

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados dos Juizados Especiais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Somatório do número de sentenças em fase de conhecimento e em fase de execução em relação ao número de magistrados que atuam nos Juizados Especiais

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 3.000 processos julgados por magistrado

Meta 2014

Obter 3.300 processos julgados por magistrado

Gestor da metas

Corregedoria Geral da Justiça

Indicador 18:

INDICADOR: Produtividade do magistrado das Turmas Recursais

O que mede

O número de decisões terminativas proferidas por magistrado nas Turmas Recursais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Turmas Recursais

Por que medir

Apresenta a produtividade dos magistrados das Turmas Recursais. Um dos principais indicadores do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de decisões terminativas em relação ao número de magistrados que atuam nas Turmas Recursais

Responsável pelos dados

Secretaria Judiciária em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 447 processos julgados por magistrado

Meta 2014

Obter 447 processos julgados por magistrado

Gestor da metas

Fórum das Turmas Recursais Professor Dollor Barreira

Indicador 19:

INDICADOR: Índice de alcance das metas setoriais

O que mede

O alcance das metas estipuladas para a Gratificação por Alcance de Metas Estratégicas - setorial

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Indicador que reflete a produtividade administrativa no Poder Judiciário cearense

Como medir

Média geral dos percentuais de cumprimento das metas da GAM - unidades

Responsável pelos dados

Comissão Gestora da GAM

Meta 2013

Obter 89% de alcance das metas setoriais

Meta 2014

Obter 89% de alcance das metas setoriais

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência

Indicador 20:

INDICADOR: Número de boas práticas de gestão implementadas

O que mede

A quantidade de boas práticas de gestão implementadas no TJCE considerando, para fins de apuração, as práticas publicadas no Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense conforme Provimento nº 12/2012, de 04 de maio de 2012, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar a implementação de boas práticas no TJCE. Indicador proposto pelo CNJ, quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional, e adaptado pelo TJCE

Como medir

Somatório do número de boas práticas de gestão implementadas no TJCE, constantes do Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Implantar, pelo menos, 05 (cinco) boas práticas de gestão

Meta 2014

Implantar, pelo menos, 05 (cinco) boas práticas de gestão

Gestor da metas

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Indicador 21:

INDICADOR: Percentual de projetos estratégicos concluídos

O que mede

O percentual de projetos estratégicos concluídos

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar a execução do Plano Estratégico quanto à conclusão de seus projetos. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Somatório de projetos estratégicos concluídos em relação ao total de projetos estratégicos previstos no Plano Estratégico

Responsável pelos dados

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão

Meta 2013

Obter 65% de projetos estratégicos concluídos

Meta 2014

Obter 80% de projetos estratégicos concluídos

Gestor da metas

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão*

* Para que essas metas sejam cumpridas, deverá haver a participação de todas as unidades que compõem o Poder Judiciário cearense.

Indicador 22:

INDICADOR: Índice do clima organizacional

O que mede

O percentual de magistrados e servidores satisfeitos com o Poder Judiciário cearense

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Avaliar a satisfação de magistrados e servidores. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Percentual de magistrados e servidores satisfeitos com a Justiça cearense, obtido por meio de pesquisa de clima organizacional

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Obter 65% de magistrados e servidores satisfeitos com a Instituição

Meta 2014

Obter 65% de magistrados e servidores satisfeitos com a Instituição

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 23:

INDICADOR: Índice de capacitação nas competências estratégicas

O que mede

A quantidade de servidores treinados (mínimo de 20 horas) em competências estratégicas em relação ao total de servidores. Conforme a Resolução nº 126 do CNJ, que trata sobre o Plano Nacional de Capacitação Judicial de magistrados e servidores, deverão ser ministrados cursos direcionados à gestão estratégica, gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão de processos de trabalho e gestão da informação, como instrumento gerencial do servidor, com vistas a otimizar o tempo de trabalho e a aprimorar seu resultado

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar a quantidade de servidores capacitados nas competências estratégicas. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Total de servidores treinados, no mínimo 20 horas, nas competências estratégicas sobre o quantitativo de servidores

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Obter 40% de servidores treinados nas competências estratégicas

Meta 2014

Obter 50% de servidores treinados nas competências estratégicas

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 24:

Indicador: Quantitativo de vagas ofertadas para magistrados em cursos de formação e/ou de aperfeiçoamento credenciados pela ENFAM

O que mede

O número de vagas ofertadas para magistrados em cursos de formação e/ou de aperfeiçoamento credenciados pela ENFAM

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de ofertar periodicamente cursos de formação e/ou de aperfeiçoamento credenciados para os magistrados

Como medir

Somatório do número de vagas ofertadas

Responsável pelos dados

Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Meta 2013

Ofertar, pelo menos, 200 vagas

Meta 2014

Ofertar, pelo menos, 200 vagas

Gestor da metas

Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Indicador 25:

INDICADOR: Índice de atendimento das necessidades de treinamento dos servidores

O que mede

O percentual de cursos realizados com relação aos cursos ofertados com base no Levantamento

das Necessidades de Treinamentos (LNT)

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de acompanhar o grau de atendimento das necessidades de treinamento dos

servidores

Como medir

Quantidade de cursos realizados sobre o número de cursos planejados anualmente de acordo

com o LNT

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Atender 85% das necessidades de treinamento

Meta 2014

Atender 85% das necessidades de treinamento

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 26:

INDICADOR: Percentual de unidades judiciárias com quantidade adequada de pessoal

O que mede

O número de unidades judiciárias (varas, juizados e turmas recursais) com a quantidade adequada de pessoal. Considerar a lotação básica estipulada na Lei nº 14.128, de 06 de junho de 2008, qual seja: 04 (quatro) servidores, nas unidades judiciárias das Comarcas do interior do Estado, e 08 (oito) servidores, nas Unidades Judiciárias das Comarcas da capital. Considera-se como unidade judiciária, para efeito de cálculo deste indicador, apenas as varas, juizados e turmas recursais

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Anualmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar o número de unidades judiciárias com quantitativo adequado de servidores com vistas a prover força de trabalho para cada unidade

Como medir

Verificar o número de unidades judiciárias com quantitativo adequado de servidores com vistas a prover força de trabalho para cada unidade

Responsável pelos dados

Secretaria de Gestão de Pessoas

Meta 2013

Aumentar para 47% o percentual de unidades judiciárias com quantidade adequada de pessoal

Meta 2014

Aumentar para 50% o percentual de unidades judiciárias com quantidade adequada de pessoal

Gestor da metas

Secretaria de Gestão de Pessoas

Indicador 27:

INDICADOR: Índice de virtualização dos processos judiciais novos

O que mede

O percentual de processos judiciais eletrônicos novos

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Verificar o percentual de virtualização dos novos processos judiciais. Indicador do Relatório “Justiça em Números”, acompanhado pelo CNJ

Como medir

Quantitativo de processos judiciais eletrônicos novos dividido pelo total de processos judiciais novos

Responsável pelos dados

Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 60% dos processos judiciais novos virtualizados

Meta 2014

Obter 65% dos processos judiciais novos virtualizados

Gestor da metas

Secretaria de Tecnologia da Informação

Indicador 28:

INDICADOR: Índice de cumprimento das metas PETI alinhadas ao objetivo “Prover sistemas de TIC interoperáveis e

documentados”

O que mede

O percentual de cumprimento das metas do Plano Estratégico de Tecnologia e Comunicação (PETI) alinhadas ao objetivo estratégico “Prover sistemas de TIC interoperáveis e documentados”

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Secretaria de Tecnologia da Informação

Por que medir

Verificar o nível do alcance das metas propostas no PETI que contribuem diretamente com o objetivo “Prover sistemas de TIC interoperáveis e documentados”

Como medir

Média dos resultados obtidos no cálculo da razão entre a medição do período e o valor projetado para o período, para cada uma das metas envolvidas.

Obs: Quando a medição da meta for superior ao projetado, o resultado considerado será 100%

Responsável pelos dados

Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 93% de cumprimentos das metas

Meta 2014

Obter 95% de cumprimento das metas

Gestor da metas

Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Indicador 29:

Indicador: Índice de execução do orçamento estratégico

O que mede

O valor executado com iniciativas estratégicas em relação ao valor total disponibilizado para o orçamento estratégico

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de acompanhar a execução do orçamento estratégico, com vistas a verificar a aplicação dos recursos destinados às iniciativas estratégicas. Indicador proposto pelo CNJ quando da realização do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional

Como medir

Valor executado com iniciativas estratégicas em relação ao valor total disponibilizado para o orçamento estratégico

Responsável pelos dados

Secretaria de Finanças

Meta 2013

Executar 60% do orçamento estratégico

Meta 2014

Executar 80% do orçamento estratégico

Gestor da metas

Assessoria Especial da Presidência

Indicador 30:

Indicador: Índice de otimização da arrecadação

O que mede

Alavancagem financeira da arrecadação do FERMOJU

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de mensurar o incremento da receita mensal do FERMOJU

Como medir

Valor arrecadado no ano com relação à arrecadação do ano anterior

Responsável pelos dados

Secretaria de Finanças

Meta 2013

Otimizar em 30% a arrecadação do FERMOJU

Meta 2014

Otimizar em 100% a arrecadação do FERMOJU

Gestor da metas

Secretaria de Finanças

 

Indicador 31:

Indicador: Índice de bom estado das instalações físicas dos Fóruns

O que mede

O percentual de instalações físicas dos Fóruns avaliados positivamente em relação ao total das instalações físicas dos Fóruns avaliados.

Entende-se por avaliação positiva os conceitos de ótimo e bom e, como avaliação negativa, os conceitos de regular e ruim, de acordo com os pontos obtidos no formulário da pesquisa de satisfação dos usuários dos Fóruns

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Semestral

Onde medir

Poder Judiciário cearense

Por que medir

Necessidade de avaliar o nível do estado das instalações físicas do Poder Judiciário cearense pelos usuários

Como medir

Total de avaliações positivas quanto ao bom estado das instalações físicas dos Fóruns em relação ao quantitativo de instalações físicas dos Fóruns avaliados. Obs: A avaliação será realizada pelo Diretor de Secretaria da Comarca

Responsável pelos dados

Secretaria de Administração

Meta 2013

Incrementar 4 (quatro) pontos percentuais sobre o valor base do 1º semestre/13

Meta 2014

Incrementar 12 (doze) pontos percentuais sobre o valor base do 1º semestre/13

Gestor da metas

Secretaria de Administração

 

Indicador 32:

Indicador: Índice de cumprimento das metas do PETI alinhadas ao objetivo “Garantir a infraestrutura de TIC necessária para as atividades Judiciais e Administrativas”

O que mede

O percentual de cumprimento das metas do planejamento estratégico de tecnologia e comunicação (PETI) alinhadas ao objetivo estratégico “Garantir infraestrutura adequada”

Quem mede

Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Departamento de Informações Gerenciais)

Quando medir

Trimestralmente

Onde medir

Secretaria de Tecnologia da Informação

Por que medir

Verificar o nível do alcance das metas propostas no PETI que contribuem diretamente com o objetivo “Garantir a infraestrutura de TIC necessária para as atividades Judiciais e Administrativas”

Como medir

Média dos resultados obtidos no cálculo da razão entre a medição do período e o valor projetado para o período, para cada uma das metas envolvidas.

Obs: Quando a medição da meta for superior ao projetado, o resultado considerado será 100%

Responsável pelos dados

Secretaria de Tecnologia da Informação

Meta 2013

Obter 93% de cumprimento das metas

Meta 2014

Obter 95% de cumprimento das metas

Gestor da metas

Secretariade Tecnologia da Informação