PORTARIA Nº 2772/2024
Local de Publicação | Tipo de Matéria | Número do ato | Data do Ato | Disponibilizada em | Situação |
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TRIBUNAL DE JUSTIÇA | PORTARIA | 2772 | 18/12/2024 | 18/12/2024 | VIGENTE |
Ementa
Fixa rol de competências negociais e comportamentais para os(as) servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e dá outras providências.
Anexos
Fixa rol de competências negociais e comportamentais para os(as) servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e dá outras providências.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ (TJCE), no uso de suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO as entregas do Projeto Estratégico de Mapeamento de Competências e do desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem, constantes do CPA nº 8525826-50.2024.8.06.0000;
CONSIDERANDO as Resoluções do Órgão Especial nº 33/2024 e nº 34/2024, ambas de 17 de dezembro de 2024, que dispõem, respectivamente, sobre a Gestão de Desempenho com Foco em Competências e sobre a concessão de Adicional de Especialização para os(as) servidores(as) do Quadro III do Poder Judiciário do Estado do Ceará;
RESOLVE:
Art. 1º Fixar o rol de competências negociais e comportamentais a serem observadas na avaliação de desempenho dos(as) servidores(as) do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
§ 1º As competências de negócio e suas respectivas evidências de responsabilidades para utilização na avaliação de desempenho estão detalhadas no Anexo I desta Portaria.
§ 2º As competências comportamentais com suas respectivas evidências de indicadores de comportamento para utilização na avaliação de desempenho estão detalhadas no Anexo II desta Portaria.
Art. 2º As competências serão atribuídas de acordo com os seguintes perfis de responsabilidades dos cargos dos(as) servidores(as):
I – Perfil I, formado por Secretários, Secretários Adjuntos e Consultor Jurídico;
II – Perfil II, constituído por Diretores, Diretor Executivo e Gerentes;
III – Perfil III, composto por Diretores de Secretaria;
IV– Perfil IV, integrado por Coordenadores, Chefes, Supervisores Operacionais, Oficiais de Gabinete, Assessores e Assistentes de Apoio Técnico, os dois últimos casos se aplicam apenas aos(às) servidores(as) que lideram equipes;
V – Perfil V, do qual fazem parte Assessores, Assistentes, Conciliadores sem exercício de liderança e demais cargos do Poder Judiciário do Estado do Ceará sem comissionamento.
Art. 3º As listas de competências técnicas referidas no art. 4º, inciso IV, da Resolução do Órgão Especial nº 34/2024, de 17 de dezembro de 2024, serão disponibilizadas na intranet, mediante prévia deliberação da Presidência.
Art. 4º O cálculo do Coeficiente de Desempenho do Servidor – CDS, mencionado no art. 3º, § 4º da Resolução do Órgão Especial nº 33, de 17 de dezembro de 2024, deverá considerar os seguintes parâmetros:
I – Ciclos de Avaliação sem a Perspectiva Resultados:
a) Competência de Negócio: peso de 60%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação;
b) Competência Comportamental: peso de 40%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação.
II – Ciclos de Avaliação com a Perspectiva Resultados:
a) Competência de Negócio: peso de 40%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação;
b) Competência Comportamental: peso de 20%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação;
c) Metas: peso de 40%.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 18 de dezembro de 2024.
Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
ANEXO I DA PORTARIA Nº 2772/2024-GABPRESI
COMPETÊNCIAS DE NEGÓCIO POR PERFIL DE FUNÇÃO
1. PERFIL I
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Ser o embaixador dos objetivos estratégicos, comunicando, esclarecendo e incentivando ações de líderes e equipes para seu atingimento |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Definir prioridades de planos, projetos e ações observando prioridades alinhado às diretrizes estratégicas |
|
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Fomentar a Cultura de Inovação e Transformação Digital, acompanhando tendências de mercado, incentivando e apoiando a adoção de novas formas de trabalho e uso de tecnologias que elevem a Excelência, a Qualidade e a Agilidade do TJCE |
Gestão de Mudanças |
Inspirar a organização por meio de uma liderança visível e engajada, que comunique a importância das transformações e mudanças organizacionais e seus benefícios |
|
EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Fomentar a importância e foco necessário das equipes para a manutenção de processos eficientes e eficazes visando melhores resultados, a qualidade dos serviços e o atingimento de melhores resultados. |
Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Promover e apoiar o desenvolvimento e implantação de políticas de Compliance, Integridade e Segurança de Dados no TJCE |
|
Melhoria e Simplificação de Processos |
Estabelecer e comunicar as diretrizes de curto, médio e longo prazo para a melhoria e simplificação dos processos em toda a organização, assegurando o alinhamento com os objetivos estratégicos |
|
FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Estimular a Cultura da Excelência e Alta Performance, promovendo iniciativas de valorização, desenvolvimento dos servidores, feedback e o trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
2. PERFIL II
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Estabelecer as metas e indicadores para mensuração e monitoramento dos resultados da área junto a equipe, comunicando com clareza os objetivos a serem alcançados |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Monitorar o progresso dos resultados alcançados mobilizando pessoas e recursos para garantir o comprometimento e cumprimento da orientação estratégica acordada |
|
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Incentivar a implementação de novas tecnologias e ser um captador de inovações e transformações digitais necessárias para manter o TJCE eficiente e célere, agregando valores para a sociedade |
||
Gestão de Mudanças |
Monitorar a implementação das mudanças nos processos, formulando estratégias e apoiando a equipe na superação de resistências e dificuldades para garantir o alcance dos objetivos estratégicos |
|
EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Zelar e monitorar a qualidade dos processos por meio de indicadores, planejando e implantando as ações necessárias para atingir a máxima eficiência e eficácia. |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
||
Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Garantir que a equipe cumpra os procedimentos de segurança de dados e Compliance, identificando eventuais inconformidades, agindo prontamente para sua adequação. |
|
Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades e estimular a equipe a propor melhorias e simplificações nos processos que sejam viáveis e adequados para a unidade. |
|
Assegurar a documentação adequada dos processos da área, facilitando a comunicação, a gestão do conhecimento e capacitação das equipes |
||
FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Promover e apoiar iniciativas de valorização e desenvolvimento dos servidores e do trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
|
Atuar como mentor da sua equipe, dando feedback constante aos seus liderados e promovendo condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a alta performance |
3. PERFIL III
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Participar da elaboração do plano de ação da área e orientar e direcionar suas equipes para o cumprimento das metas estabelecidas |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Monitorar o progresso dos resultados alcançados pelas equipes, agindo proativamente para garantir o alcance das metas e objetivos da área |
|
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Estimular a transformação digital, a criatividade e o pensamento inovador nas equipes, incentivando a implementação de novas tecnologias dando apoio na identificação e superação de desafios para o fortalecimento dessa cultura organizacional. |
||
Gestão de Mudanças |
Monitorar a implementação das mudanças nos processos, formulando estratégias, adaptando-os conforme necessário, apoiando a equipe na superação de resistências e dificuldades para garantir o alcance dos objetivos estratégicos |
|
EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Monitorar e orientar a equipe para garantir a execução de atividades e processos de trabalho com a máxima dedicação, zelando e monitorando a qualidade dos processos por meio de indicadores visando a máxima eficiência e eficácia dos serviços, mitigando erros ou retrabalhos |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
||
Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Garantir que a equipe cumpra os procedimentos de segurança de dados e Compliance, monitorando e orientando-os na execução das suas tarefas diárias, identificando eventuais inconformidades, agindo prontamente para sua adequação. |
|
Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades e estimular a equipe a propor melhorias e simplificações nos processos que sejam viáveis e adequados para a unidade. |
|
Assegurar a documentação adequada dos processos da área, facilitando a comunicação, a gestão do conhecimento e capacitação das equipes |
||
FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Promover e apoiar iniciativas de valorização e desenvolvimento dos servidores e do trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
|
Atuar como mentor da sua equipe, dando feedback constante aos seus liderados e promovendo condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a alta performance |
4. PERFIL IV
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Participar da elaboração do plano de ação da área e orientar e direcionar suas equipes para o cumprimento das metas estabelecidas |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Monitorar o progresso dos resultados alcançados pelas equipes, agindo proativamente para garantir o alcance das metas e objetivos da área |
|
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Estimular a transformação digital, a criatividade e o pensamento inovador nas equipes, dando apoio na identificação e superação de desafios para o fortalecimento dessa cultura organizacional. |
||
Gestão de Mudanças |
Monitorar a implementação das mudanças nos processos, adaptando-os conforme necessário, apoiando a equipe na superação de resistências e dificuldades para garantir o alcance dos objetivos estratégicos |
|
EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Monitorar e orientar a equipe para garantir a execução de atividades e processos de trabalho com a máxima dedicação, visando a qualidade dos serviços, mitigando erros ou retrabalhos |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
||
Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Monitorar e orientar a equipe para o cumprimento dos procedimentos de segurança de dados e Compliance em suas tarefas diárias, identificando eventuais inconformidades, agindo prontamente para sua adequação. |
|
Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades e estimular a equipe a propor melhorias e simplificações nos processos que sejam viáveis e adequados para a unidade. |
|
Assegurar a documentação adequada dos processos da área, facilitando a comunicação, a gestão do conhecimento e capacitação das equipes |
||
FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Promover e apoiar iniciativas de valorização e desenvolvimento dos servidores e do trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
|
Atuar como mentor da sua equipe, dando feedback constante aos seus liderados e promovendo condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a alta performance |
5. PERFIL V
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Buscar entendimento e clareza dos objetivos a serem alcançados para viabilizar seu atingimento com excelência. |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Tomar as providências necessárias para que seus trabalhos e metas estabelecidas sejam realizados com qualidade e nos prazos adequados e/ou acordados |
|
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Utilizar e implementar ferramentas e tecnologias para otimizar o desempenho e a eficiência das atividades realizadas. |
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Gestão de Mudanças |
Participar ativamente das mudanças e implementações necessárias na sua área. |
|
EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Executar os processos de trabalho com eficiência e eficácia, visando a qualidade dos serviços, evitando desperdícios, erros ou retrabalhos |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
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Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Cumprir rigorosamente os requisitos de práticas de Compliance, integridade e segurança de dados estabelecidos, contribuindo para a manutenção do Compliance, Integridade e Segurança de Dados do TJCE |
|
Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades de melhoria e simplificação nos processos com alternativas e soluções para superar os problemas do dia a dia |
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Colaborar no registro, atualização e documentação de processos, fortalecendo a Gestão do Conhecimento |
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FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Ter uma conduta humanizada e profundamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sendo exemplo e inspirando outros servidores e líderes do TJCE. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Atuar e colaborar ativamente com colegas de trabalho e equipes multidisciplinares no compartilhamento de experiências, informações de trabalho e superação dos desafios do dia a dia. |
|
Buscar seu autodesenvolvimento por meio de feedback e orientações para o aprimoramento de suas competências profissionais |
ANEXO II DA PORTARIA Nº 2772/2024-GABPRESI
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
As Competências Comportamentais abaixo indicadas e descritas são necessárias para todos os perfis.
ENGAJAMENTO |
É versátil e flexível na execução de seu trabalho, não se prendendo apenas ao rotineiro e entendendo a necessidade de contribuições para atingir os objetivos da área e os organizacionais |
Participa ativamente das iniciativas e mudanças estratégias que o TJCE precisa implementar |
Toma decisões dentro de sua alçada, baseando-se em fatos e análises fundamentadas, considerando as implicações nos processos de trabalho |
Colabora de forma efetiva na comunicação e na integração entre as áreas, analisando o impacto da sua atividade nos processos, evitando erros, atrasos, riscos e retrabalhos |
Mantém-se atualizado profissionalmente, de forma ativa e contínua, com as tendências de mercado e assuntos de sua área, sendo protagonista de seu autodesenvolvimento |
Cumpre compromissos assumidos, sendo pontual e assíduo, tendo a consciência de que seus atrasos ou faltas impactam a organização e em outras áreas |
Administra questões pessoais com equilíbrio, evitando que interfiram nas entregas e no ambiente de trabalho. |
Assume os erros cometidos tomando as providências necessárias para evitar sua reincidência. |
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL |
Preza pelo bom relacionamento com as pessoas, tratando-as com educação, respeito e cordialidade, independentemente se jurisdicionado, advogado, colega de trabalho ou nível hierárquico |
Relaciona-se de forma empática, compreendendo as necessidades das pessoas, sejam jurisdicionados, colegas de trabalho da sua área, de outras áreas ou órgãos de governo |
Lida positivamente com as diferentes personalidades, encontrando formas de potencializar os resultados com a equipe |
Media conflitos de trabalho com imparcialidade |
É claro e objetivo ao se expressar, utilizando linguagem adequada ao público, facilitando o entendimento dos envolvidos. |
Tem postura flexível quando sua ideia não é a que prevalece, respeitando o posicionamento dos colegas |
Evita conversas em tom elevado, brincadeiras, fofocas, comentários e demais condutas que afetem negativamente os colegas e o ambiente de trabalho. |
Lida respeitosamente com a diversidade das pessoas, tratando-as com cordialidade e sem distinção |
Texto Original
Fixa rol de competências negociais e comportamentais para os(as) servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e dá outras providências.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ (TJCE), no uso de suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO as entregas do Projeto Estratégico de Mapeamento de Competências e do desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem, constantes do CPA nº 8525826-50.2024.8.06.0000;
CONSIDERANDO as Resoluções do Órgão Especial nº 33/2024 e nº 34/2024, ambas de 17 de dezembro de 2024, que dispõem, respectivamente, sobre a Gestão de Desempenho com Foco em Competências e sobre a concessão de Adicional de Especialização para os(as) servidores(as) do Quadro III do Poder Judiciário do Estado do Ceará;
RESOLVE:
Art. 1º Fixar o rol de competências negociais e comportamentais a serem observadas na avaliação de desempenho dos(as) servidores(as) do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
§ 1º As competências de negócio e suas respectivas evidências de responsabilidades para utilização na avaliação de desempenho estão detalhadas no Anexo I desta Portaria.
§ 2º As competências comportamentais com suas respectivas evidências de indicadores de comportamento para utilização na avaliação de desempenho estão detalhadas no Anexo II desta Portaria.
Art. 2º As competências serão atribuídas de acordo com os seguintes perfis de responsabilidades dos cargos dos(as) servidores(as):
I – Perfil I, formado por Secretários, Secretários Adjuntos e Consultor Jurídico;
II – Perfil II, constituído por Diretores, Diretor Executivo e Gerentes;
III – Perfil III, composto por Diretores de Secretaria;
IV– Perfil IV, integrado por Coordenadores, Chefes, Supervisores Operacionais, Oficiais de Gabinete, Assessores e Assistentes de Apoio Técnico, os dois últimos casos se aplicam apenas aos(às) servidores(as) que lideram equipes;
V – Perfil V, do qual fazem parte Assessores, Assistentes, Conciliadores sem exercício de liderança e demais cargos do Poder Judiciário do Estado do Ceará sem comissionamento.
Art. 3º As listas de competências técnicas referidas no art. 4º, inciso IV, da Resolução do Órgão Especial nº 34/2024, de 17 de dezembro de 2024, serão disponibilizadas na intranet, mediante prévia deliberação da Presidência.
Art. 4º O cálculo do Coeficiente de Desempenho do Servidor – CDS, mencionado no art. 3º, § 4º da Resolução do Órgão Especial nº 33, de 17 de dezembro de 2024, deverá considerar os seguintes parâmetros:
I – Ciclos de Avaliação sem a Perspectiva Resultados:
a) Competência de Negócio: peso de 60%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação;
b) Competência Comportamental: peso de 40%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação.
II – Ciclos de Avaliação com a Perspectiva Resultados:
a) Competência de Negócio: peso de 40%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação;
b) Competência Comportamental: peso de 20%, sendo 70% nota do Gestor Imediato e 30% nota da Autoavaliação;
c) Metas: peso de 40%.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 18 de dezembro de 2024.
Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
ANEXO I DA PORTARIA Nº 2772/2024-GABPRESI
COMPETÊNCIAS DE NEGÓCIO POR PERFIL DE FUNÇÃO
1. PERFIL I
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Ser o embaixador dos objetivos estratégicos, comunicando, esclarecendo e incentivando ações de líderes e equipes para seu atingimento |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Definir prioridades de planos, projetos e ações observando prioridades alinhado às diretrizes estratégicas |
|
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Fomentar a Cultura de Inovação e Transformação Digital, acompanhando tendências de mercado, incentivando e apoiando a adoção de novas formas de trabalho e uso de tecnologias que elevem a Excelência, a Qualidade e a Agilidade do TJCE |
Gestão de Mudanças |
Inspirar a organização por meio de uma liderança visível e engajada, que comunique a importância das transformações e mudanças organizacionais e seus benefícios |
|
EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Fomentar a importância e foco necessário das equipes para a manutenção de processos eficientes e eficazes visando melhores resultados, a qualidade dos serviços e o atingimento de melhores resultados. |
Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Promover e apoiar o desenvolvimento e implantação de políticas de Compliance, Integridade e Segurança de Dados no TJCE |
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Melhoria e Simplificação de Processos |
Estabelecer e comunicar as diretrizes de curto, médio e longo prazo para a melhoria e simplificação dos processos em toda a organização, assegurando o alinhamento com os objetivos estratégicos |
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FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Estimular a Cultura da Excelência e Alta Performance, promovendo iniciativas de valorização, desenvolvimento dos servidores, feedback e o trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
2. PERFIL II
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Estabelecer as metas e indicadores para mensuração e monitoramento dos resultados da área junto a equipe, comunicando com clareza os objetivos a serem alcançados |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Monitorar o progresso dos resultados alcançados mobilizando pessoas e recursos para garantir o comprometimento e cumprimento da orientação estratégica acordada |
|
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Incentivar a implementação de novas tecnologias e ser um captador de inovações e transformações digitais necessárias para manter o TJCE eficiente e célere, agregando valores para a sociedade |
||
Gestão de Mudanças |
Monitorar a implementação das mudanças nos processos, formulando estratégias e apoiando a equipe na superação de resistências e dificuldades para garantir o alcance dos objetivos estratégicos |
|
EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Zelar e monitorar a qualidade dos processos por meio de indicadores, planejando e implantando as ações necessárias para atingir a máxima eficiência e eficácia. |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
||
Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Garantir que a equipe cumpra os procedimentos de segurança de dados e Compliance, identificando eventuais inconformidades, agindo prontamente para sua adequação. |
|
Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades e estimular a equipe a propor melhorias e simplificações nos processos que sejam viáveis e adequados para a unidade. |
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Assegurar a documentação adequada dos processos da área, facilitando a comunicação, a gestão do conhecimento e capacitação das equipes |
||
FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Promover e apoiar iniciativas de valorização e desenvolvimento dos servidores e do trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
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Atuar como mentor da sua equipe, dando feedback constante aos seus liderados e promovendo condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a alta performance |
3. PERFIL III
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Participar da elaboração do plano de ação da área e orientar e direcionar suas equipes para o cumprimento das metas estabelecidas |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Monitorar o progresso dos resultados alcançados pelas equipes, agindo proativamente para garantir o alcance das metas e objetivos da área |
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INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Estimular a transformação digital, a criatividade e o pensamento inovador nas equipes, incentivando a implementação de novas tecnologias dando apoio na identificação e superação de desafios para o fortalecimento dessa cultura organizacional. |
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Gestão de Mudanças |
Monitorar a implementação das mudanças nos processos, formulando estratégias, adaptando-os conforme necessário, apoiando a equipe na superação de resistências e dificuldades para garantir o alcance dos objetivos estratégicos |
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EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Monitorar e orientar a equipe para garantir a execução de atividades e processos de trabalho com a máxima dedicação, zelando e monitorando a qualidade dos processos por meio de indicadores visando a máxima eficiência e eficácia dos serviços, mitigando erros ou retrabalhos |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
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Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Garantir que a equipe cumpra os procedimentos de segurança de dados e Compliance, monitorando e orientando-os na execução das suas tarefas diárias, identificando eventuais inconformidades, agindo prontamente para sua adequação. |
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Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades e estimular a equipe a propor melhorias e simplificações nos processos que sejam viáveis e adequados para a unidade. |
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Assegurar a documentação adequada dos processos da área, facilitando a comunicação, a gestão do conhecimento e capacitação das equipes |
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FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Promover e apoiar iniciativas de valorização e desenvolvimento dos servidores e do trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
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Atuar como mentor da sua equipe, dando feedback constante aos seus liderados e promovendo condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a alta performance |
4. PERFIL IV
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Participar da elaboração do plano de ação da área e orientar e direcionar suas equipes para o cumprimento das metas estabelecidas |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Monitorar o progresso dos resultados alcançados pelas equipes, agindo proativamente para garantir o alcance das metas e objetivos da área |
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INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Estimular a transformação digital, a criatividade e o pensamento inovador nas equipes, dando apoio na identificação e superação de desafios para o fortalecimento dessa cultura organizacional. |
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Gestão de Mudanças |
Monitorar a implementação das mudanças nos processos, adaptando-os conforme necessário, apoiando a equipe na superação de resistências e dificuldades para garantir o alcance dos objetivos estratégicos |
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EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Monitorar e orientar a equipe para garantir a execução de atividades e processos de trabalho com a máxima dedicação, visando a qualidade dos serviços, mitigando erros ou retrabalhos |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
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Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Monitorar e orientar a equipe para o cumprimento dos procedimentos de segurança de dados e Compliance em suas tarefas diárias, identificando eventuais inconformidades, agindo prontamente para sua adequação. |
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Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades e estimular a equipe a propor melhorias e simplificações nos processos que sejam viáveis e adequados para a unidade. |
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Assegurar a documentação adequada dos processos da área, facilitando a comunicação, a gestão do conhecimento e capacitação das equipes |
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FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Exercer a liderança pelo exemplo, inspirando e influenciando os líderes e liderados da empresa para uma conduta humanizada e profundamente dedicada com o seu compromisso com a sociedade, por meio do alcance de metas e cumprimento dos objetivos estratégicos. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Promover e apoiar iniciativas de valorização e desenvolvimento dos servidores e do trabalho colaborativo e de equipes multidisciplinares que gerem sinergia e complementaridade de habilidades, estimulando a troca de conhecimentos e a aprendizagem contínua. |
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Atuar como mentor da sua equipe, dando feedback constante aos seus liderados e promovendo condições para o desenvolvimento das competências necessárias para a alta performance |
5. PERFIL V
Competência |
Direcionadores |
Responsabilidades |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
Gestão para Resultados: Proposição, Disseminação e Clareza de Políticas, Diretrizes e Objetivos Estratégicos |
Buscar entendimento e clareza dos objetivos a serem alcançados para viabilizar seu atingimento com excelência. |
Foco e Execução, Atitude Protagonista e Comprometimento com os Objetivos Estratégicos e Metas |
Tomar as providências necessárias para que seus trabalhos e metas estabelecidas sejam realizados com qualidade e nos prazos adequados e/ou acordados |
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INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL |
Cultura da Inovação e Transformação Digital |
Propor a adoção de soluções, inovações, novas formas de trabalho e tecnologia que elevem a Excelência, Qualidade, Agilidade do TJCE, com formas de superar dificuldades, barreiras e limitações da gestão pública |
Utilizar e implementar ferramentas e tecnologias para otimizar o desempenho e a eficiência das atividades realizadas. |
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Gestão de Mudanças |
Participar ativamente das mudanças e implementações necessárias na sua área. |
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EXCELÊNCIA, QUALIDADE, AGILIDADE NOS PROCESSOS |
Eficiência de Processos e Domínio Técnico |
Executar os processos de trabalho com eficiência e eficácia, visando a qualidade dos serviços, evitando desperdícios, erros ou retrabalhos |
Possuir domínio técnico e conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades da sua função, tais como sistemas de informação, legislação, ferramentas, processos entre outros |
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Compliance, Integridade e Segurança de Dados |
Cumprir rigorosamente os requisitos de práticas de Compliance, integridade e segurança de dados estabelecidos, contribuindo para a manutenção do Compliance, Integridade e Segurança de Dados do TJCE |
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Melhoria e Simplificação de Processos |
Identificar oportunidades de melhoria e simplificação nos processos com alternativas e soluções para superar os problemas do dia a dia |
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Colaborar no registro, atualização e documentação de processos, fortalecendo a Gestão do Conhecimento |
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FOCO NAS PESSOAS, NA CULTURA E NO DESEMPENHO |
Liderança pelo exemplo |
Ter uma conduta humanizada e profundamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sendo exemplo e inspirando outros servidores e líderes do TJCE. |
Fortalecimento e Desenvolvimento das Equipes para Cultura da Excelência e Alta Performance |
Atuar e colaborar ativamente com colegas de trabalho e equipes multidisciplinares no compartilhamento de experiências, informações de trabalho e superação dos desafios do dia a dia. |
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Buscar seu autodesenvolvimento por meio de feedback e orientações para o aprimoramento de suas competências profissionais |
ANEXO II DA PORTARIA Nº 2772/2024-GABPRESI
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
As Competências Comportamentais abaixo indicadas e descritas são necessárias para todos os perfis.
ENGAJAMENTO |
É versátil e flexível na execução de seu trabalho, não se prendendo apenas ao rotineiro e entendendo a necessidade de contribuições para atingir os objetivos da área e os organizacionais |
Participa ativamente das iniciativas e mudanças estratégias que o TJCE precisa implementar |
Toma decisões dentro de sua alçada, baseando-se em fatos e análises fundamentadas, considerando as implicações nos processos de trabalho |
Colabora de forma efetiva na comunicação e na integração entre as áreas, analisando o impacto da sua atividade nos processos, evitando erros, atrasos, riscos e retrabalhos |
Mantém-se atualizado profissionalmente, de forma ativa e contínua, com as tendências de mercado e assuntos de sua área, sendo protagonista de seu autodesenvolvimento |
Cumpre compromissos assumidos, sendo pontual e assíduo, tendo a consciência de que seus atrasos ou faltas impactam a organização e em outras áreas |
Administra questões pessoais com equilíbrio, evitando que interfiram nas entregas e no ambiente de trabalho. |
Assume os erros cometidos tomando as providências necessárias para evitar sua reincidência. |
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL |
Preza pelo bom relacionamento com as pessoas, tratando-as com educação, respeito e cordialidade, independentemente se jurisdicionado, advogado, colega de trabalho ou nível hierárquico |
Relaciona-se de forma empática, compreendendo as necessidades das pessoas, sejam jurisdicionados, colegas de trabalho da sua área, de outras áreas ou órgãos de governo |
Lida positivamente com as diferentes personalidades, encontrando formas de potencializar os resultados com a equipe |
Media conflitos de trabalho com imparcialidade |
É claro e objetivo ao se expressar, utilizando linguagem adequada ao público, facilitando o entendimento dos envolvidos. |
Tem postura flexível quando sua ideia não é a que prevalece, respeitando o posicionamento dos colegas |
Evita conversas em tom elevado, brincadeiras, fofocas, comentários e demais condutas que afetem negativamente os colegas e o ambiente de trabalho. |
Lida respeitosamente com a diversidade das pessoas, tratando-as com cordialidade e sem distinção |