RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 04/2020

Local de Publicação Tipo de Matéria Número do ato Data do Ato Disponibilizada em Situação
TRIBUNAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO ÓRGÃO ESPECIAL 4 12/03/2020 12/03/2020 VIGENTE
Ementa

Institui o Plano Estratégico 2020 da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará e dá outras providências.

RESOLUÇÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL Nº 04/2020

Institui o Plano Estratégico 2020 da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará e dá outras providências.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por seu Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 12 de maro de 2020;

CONSIDERANDO a importância do Planejamento Estratégico como técnica que auxilia os gestores da instituição nas tomadas de decisão e que pressupõe um intenso conhecimento da organização, visando a mantê-la sempre em condições de prestar serviço de qualidade ao seu usuário;

CONSIDERANDO a Resolução nº 198, de 1º de julho de 2014, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2020;

CONSIDERANDO a Resolução nº 05, de 24 de abril de 2015, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará,
que institui o Plano Estratégico 2015-2020 do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer princípios e diretrizes para fundamentar as práticas da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a observância ao princípio constitucional da eficiência no serviço público;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica instituído o Plano Estratégico da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará para o ano de 2020, sintetizado nos seguintes objetivos estratégicos:
I. prover celeridade com segurança no trâmite processual;
II. aperfeiçoar a gestão dos pagamentos de precatórios;
III. aprimorar o atendimento ao público;
IV. buscar a valorização contínua dos colaboradores.

Art. 2º. Cada objetivo listado no artigo 1º desta Resolução está vinculado a, pelo menos, um indicador estratégico, o qual
possibilitará a medição do progresso do Plano Estratégico da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
§1º. A cada indicador estratégico de que trata o caput deste artigo está relacionada uma meta institucional.
§2º. Para cada meta institucional de que trata o § 1º deste artigo, será designada uma unidade gestora vinculada à Assessoria
de Precatórios do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
§3º. Caberá à unidade gestora de meta estabelecer plano de ação e adotar medidas destinadas ao seu cumprimento, visando, com isso, concretizar de forma satisfatória os objetivos do Plano Estratégico 2020 da Assessoria de Precatórios.
§4º. A lista contendo os indicadores e metas do Plano Estratégico 2020 da Assessoria de Precatórios encontra-se no Anexo desta Resolução.

Art. 3º. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência do TJCE, com o apoio da Assessoria de Precatórios.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 12 de março de 2020

Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira – Presidente

Des. Fernando Luiz Ximenes Rocha

Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes

Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes

Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva

Des. Haroldo Correia de Oliveira Máximo

Des. Emanuel Leite Albuquerque

Des. Jucid Peixoto do Amaral

Desa. Francisca Adelineide Viana

Des. Durval Aires Filho

Des. Carlos Alberto Mendes Forte

Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes

Desa. Maria Edna Martins

Desa. Tereze Neumann Duarte Chaves

Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto

 

ANEXO – INDICADORES E METAS
PLANO ESTRATÉGICO 2020 DA ASSESSORIA DE PRECATÓRIO

Indicador 01: Índice de agilidade no processamento da fila de trabalho do Setor Jurídico 
Objetivo estratégico  Prover celeridade com segurança no trâmite processual 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos na fila de trabalho minutados em até 30 dias úteis 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos minutados em até 30 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Juiz Auxiliar da Presidência 

 

Indicador 02: Índice de agilidade no processamento da fila de trabalho da Coordenadoria de Cálculos de Precatórios 
Objetivo estratégico  Prover celeridade com segurança no trâmite processual 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos da fila de trabalho resolvidos em até 5 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos resolvidos em até 5 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  95,00% 
Gestor das Metas  Coordenador de Cálculos de Precatórios 

 

Indicador 03: Índice de agilidade no processamento da fila de trabalho do Setor de Apoio 
Objetivo estratégico  Prover celeridade com segurança no trâmite processual 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos autuados, após instruídos e informados, em até 5 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos autuados, após instruídos e informados, em até 5 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Auxiliar Operacional 

 

Indicador 04: Índice de pagamentos e provisionamentos 
Objetivo estratégico  Aperfeiçoar a gestão dos pagamentos de precatórios 
Descrição do indicador  Mede o percentual de valores pagos em relação ao saldo disponível em conta mais os aportes realizados no período. 
Frequência de medição  Semestral 
Como medir  (Total de valores pagos e provisionados no período / Saldo no início do período + total de aportes do período) x 100 
Meta 2020  70,00% 
Gestor das Metas  Assistente de Apoio Técnico 

 

Indicador 05: Índice de agilidade na identificação dos inadimplentes 
Objetivo estratégico  Aperfeiçoar a gestão dos aportes dos entes sujeitos ao Regime Especial. 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos em que foi certificada a inadimplência, em até 5 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos em que foi certificada a inadimplência, em até 5 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Coordenador de Cálculos de Precatórios 

 

Indicador 06: Índice de agilidade para o início do rito de cobrança 
Objetivo estratégico  Aperfeiçoar a gestão dos pagamentos de precatórios 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos em que o rito de cobranças foi iniciado após a certificação da inadimplência, em até 10 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos iniciados o rito de cobrança, em até 10 dias úteis / Total de processos certificados a inadimplência) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Diretor da Assessoria de Precatórios 

 

Indicador 07: Índice de satisfação no atendimento ao usuário 
Objetivo estratégico  Aprimorar o atendimento ao público 
Descrição do indicador  Mede o percentual de usuários atendidos pela Assessoria de Precatórios satisfeitos com o atendimento. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  Média do percentual de respostas positivas na pesquisa de satisfação 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Diretor da Assessoria de Precatórios 

 

Indicador 08: Quantitativo de eventos de capacitação realizados/ofertados 
Objetivo estratégico  Buscar a valorização contínua dos colaboradores 
Descrição do indicador  Mede a quantidade de eventos de capacitação realizados ou ofertados. 
Frequência de medição  Semestral 
Como medir  Soma da quantidade de eventos realizados/ofertados 
Meta 2020  4 (2 eventos por semestre) 
Gestor das Metas  Juiz Auxiliar da Presidência 
Texto Original

Institui o Plano Estratégico 2020 da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará e dá outras providências.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, por seu Órgão Especial, no uso de sua competência legal, por decisão de seus componentes, em sessão realizada em 12 de maro de 2020;

CONSIDERANDO a importância do Planejamento Estratégico como técnica que auxilia os gestores da instituição nas tomadas de decisão e que pressupõe um intenso conhecimento da organização, visando a mantê-la sempre em condições de prestar serviço de qualidade ao seu usuário;

CONSIDERANDO a Resolução nº 198, de 1º de julho de 2014, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2020;

CONSIDERANDO a Resolução nº 05, de 24 de abril de 2015, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará,
que institui o Plano Estratégico 2015-2020 do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer princípios e diretrizes para fundamentar as práticas da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a observância ao princípio constitucional da eficiência no serviço público;

RESOLVE:

Art. 1º. Fica instituído o Plano Estratégico da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará para o ano de 2020, sintetizado nos seguintes objetivos estratégicos:
I. prover celeridade com segurança no trâmite processual;
II. aperfeiçoar a gestão dos pagamentos de precatórios;
III. aprimorar o atendimento ao público;
IV. buscar a valorização contínua dos colaboradores.

Art. 2º. Cada objetivo listado no artigo 1º desta Resolução está vinculado a, pelo menos, um indicador estratégico, o qual
possibilitará a medição do progresso do Plano Estratégico da Assessoria de Precatórios do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
§1º. A cada indicador estratégico de que trata o caput deste artigo está relacionada uma meta institucional.
§2º. Para cada meta institucional de que trata o § 1º deste artigo, será designada uma unidade gestora vinculada à Assessoria
de Precatórios do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
§3º. Caberá à unidade gestora de meta estabelecer plano de ação e adotar medidas destinadas ao seu cumprimento, visando, com isso, concretizar de forma satisfatória os objetivos do Plano Estratégico 2020 da Assessoria de Precatórios.
§4º. A lista contendo os indicadores e metas do Plano Estratégico 2020 da Assessoria de Precatórios encontra-se no Anexo desta Resolução.

Art. 3º. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência do TJCE, com o apoio da Assessoria de Precatórios.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 12 de março de 2020

Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira – Presidente

Des. Fernando Luiz Ximenes Rocha

Des. Antônio Abelardo Benevides Moraes

Des. Francisco de Assis Filgueira Mendes

Des. Francisco Lincoln Araújo e Silva

Des. Haroldo Correia de Oliveira Máximo

Des. Emanuel Leite Albuquerque

Des. Jucid Peixoto do Amaral

Desa. Francisca Adelineide Viana

Des. Durval Aires Filho

Des. Carlos Alberto Mendes Forte

Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes

Desa. Maria Edna Martins

Desa. Tereze Neumann Duarte Chaves

Des. Heráclito Vieira de Sousa Neto

 

ANEXO – INDICADORES E METAS
PLANO ESTRATÉGICO 2020 DA ASSESSORIA DE PRECATÓRIO

Indicador 01: Índice de agilidade no processamento da fila de trabalho do Setor Jurídico 
Objetivo estratégico  Prover celeridade com segurança no trâmite processual 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos na fila de trabalho minutados em até 30 dias úteis 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos minutados em até 30 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Juiz Auxiliar da Presidência 

 

Indicador 02: Índice de agilidade no processamento da fila de trabalho da Coordenadoria de Cálculos de Precatórios 
Objetivo estratégico  Prover celeridade com segurança no trâmite processual 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos da fila de trabalho resolvidos em até 5 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos resolvidos em até 5 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  95,00% 
Gestor das Metas  Coordenador de Cálculos de Precatórios 

 

Indicador 03: Índice de agilidade no processamento da fila de trabalho do Setor de Apoio 
Objetivo estratégico  Prover celeridade com segurança no trâmite processual 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos autuados, após instruídos e informados, em até 5 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos autuados, após instruídos e informados, em até 5 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Auxiliar Operacional 

 

Indicador 04: Índice de pagamentos e provisionamentos 
Objetivo estratégico  Aperfeiçoar a gestão dos pagamentos de precatórios 
Descrição do indicador  Mede o percentual de valores pagos em relação ao saldo disponível em conta mais os aportes realizados no período. 
Frequência de medição  Semestral 
Como medir  (Total de valores pagos e provisionados no período / Saldo no início do período + total de aportes do período) x 100 
Meta 2020  70,00% 
Gestor das Metas  Assistente de Apoio Técnico 

 

Indicador 05: Índice de agilidade na identificação dos inadimplentes 
Objetivo estratégico  Aperfeiçoar a gestão dos aportes dos entes sujeitos ao Regime Especial. 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos em que foi certificada a inadimplência, em até 5 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos em que foi certificada a inadimplência, em até 5 dias úteis / Total de processos) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Coordenador de Cálculos de Precatórios 

 

Indicador 06: Índice de agilidade para o início do rito de cobrança 
Objetivo estratégico  Aperfeiçoar a gestão dos pagamentos de precatórios 
Descrição do indicador  Mede o percentual de processos em que o rito de cobranças foi iniciado após a certificação da inadimplência, em até 10 dias úteis. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  (Quantidade de processos iniciados o rito de cobrança, em até 10 dias úteis / Total de processos certificados a inadimplência) x 100 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Diretor da Assessoria de Precatórios 

 

Indicador 07: Índice de satisfação no atendimento ao usuário 
Objetivo estratégico  Aprimorar o atendimento ao público 
Descrição do indicador  Mede o percentual de usuários atendidos pela Assessoria de Precatórios satisfeitos com o atendimento. 
Frequência de medição  Mensal 
Como medir  Média do percentual de respostas positivas na pesquisa de satisfação 
Meta 2020  90,00% 
Gestor das Metas  Diretor da Assessoria de Precatórios 

 

Indicador 08: Quantitativo de eventos de capacitação realizados/ofertados 
Objetivo estratégico  Buscar a valorização contínua dos colaboradores 
Descrição do indicador  Mede a quantidade de eventos de capacitação realizados ou ofertados. 
Frequência de medição  Semestral 
Como medir  Soma da quantidade de eventos realizados/ofertados 
Meta 2020  4 (2 eventos por semestre) 
Gestor das Metas  Juiz Auxiliar da Presidência