Desembargadora diz que Juiz deve ouvir a voz da cidadania
- 684 Visualizações
- 26-06-2009
26/06/2009
Sobre o ato de julgar, ela solicitou sabedoria divina para promover Justiça com serenidade no Tribunal de Justiça
A procuradora de Justiça Vera Lúcia Correia Lima (foto) foi empossada no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), na vaga destinada ao quinto constitucional. A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Ernani Barreira Porto, ontem,na presença de familiares e autoridades ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A nova desembargadora ressaltou a importância do papel do magistrado para a sociedade. ?O juiz é um missionário da fé na Lei. Ele observa a igualdade sem ver as diferenças pessoais, resguardando a concepção de que todos são iguais perante a Lei?, disse Vera Lúcia em seu discurso caracterizado pela humildade e simplicidade. Segundo ela, o juiz é um agente que precisa escutar a voz da cidadania inscrita nas leis que o próprio povo, detentor do poder, deve aceitar em sua expressão formal e material.
Sobre o ato de julgar, ela solicitou sabedoria divina para promover Justiça com serenidade no Tribunal de Justiça. ?Rogo ao manso Rabi e ao Espírito Santo que sejam o farol da minha inteligência para caminhar entre os antagonismos e oferecer o veredicto original ou revisor pacificando os contendores?, disse emocionada, ao destacar que não há Justiça sem amor.
» Pleno renovado. Vera Lúcia foi nomeada para o cargo de desembargador, no último dia 10 de junho, pelo governador Cid Gomes, na vaga destinada constitucionalmente aos membros do Ministério Público Estadual (MPE). Somente este ano, foram preenchidas seis vagas para o cargo de desembargador, dentre operadores do direito oriundos da magistratura e do MP, o que representa uma renovação expressiva, o equivalente a 22% da composição total do Pleno. Agora o Tribunal passa a contar com 27 desembargadores, dos quais sete são mulheres.
Compareceram ao evento o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha; o senador Tasso Jereissati, representando o Senado Federal; o vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, representando o governador Cid Gomes; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Ernesto Sabóia; deputada Gorete Pereira, representando a Câmara Federal; Marcelo de Arruda Bezerra, procurador do município, representando a prefeita Luizianne Lins; o deputado Guaracy Aguiar, representando a Assembléia Legislativa do Ceará; a procuradora Marylene Barbosa Nobre, representando a procuradora geral de Justiça Socorro França; Reinaldo Salmito, diretor geral da Câmara Municipal, representando o presidente Salmito Filho; o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco José Martins Câmara, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Josué de Sousa Lima, além de vários desembargadores, magistrados, defensores públicos, promotores de justiça, empresários, advogados e servidores da Justiça.