Juiz Agapito Machado lança livro sobre juizados virtuais
- 970 Visualizações
- 19-06-2009
19.06.09
A informatização e a possibilidade de acesso virtual a informações judiciais ajudou a aumentar a celeridade da Justiça, beneficiando, por conseqüência, os cidadãos que dela necessitam. Sobre o tema, o juiz federal Agapito Machado lança, hoje, o livro ?Juizados Federais Virtuais Cíveis?, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), às 19 horas.
A obra reúne detalhes da trajetória dessa ferramenta diferenciada de fazer justiça – da criação à virtualização. ?No dia a dia, vemos como os juizados são eficientes. O juiz profere uma decisão que funciona rapidamente e a parte sai daqui com seus problemas resolvidos?, comemora. É essa experiência que Agapito Machado, titular da 21ª Vara da Justiça Federal do Ceará, a primeira a tornar-se virtual no Estado, traz para os leitores.
Segundo ele, o livro explica como os juizados funcionam e tornam essa celeridade possível, a importância dos juizados federais, questões polêmicas e a criatividade dos magistrados nessas varas, súmulas de uniformização regional e nacional, entre outros assuntos.
A obra destaca ainda que a virtualização é um processo sem volta. Ele conta que a intimidade com os processos virtuais nasceu aos poucos e que hoje não se imagina trabalhando de outra maneira.
O livro pode ser adquirido no site da editora (www.livraria conceito virtual), Livraria Gabriel e Faculdade de Direito da UFC.