Conteúdo da Notícia

Novo desembargador Haroldo Máximo toma posse no TJ/Ce e promete “independência moral”

Ouvir: Novo desembargador Haroldo Máximo toma posse no TJ/Ce e promete “independência moral”

05.06.2009
O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo foi empossado no cargo ontem, 5ª.feira (04/06), em solenidade presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário cearense. O evento reuniu autoridades dos três poderes, desembargadores, juízes de Direito, familiares do magistrado e servidores da Justiça estadual.
“Assumo o compromisso de zelar pela conciliação e harmonia e jamais olvidar o dever sagrado da gratidão, sem comprometer minha independência, posto que me alio àqueles que defendem com veemência que a dignidade da magistratura está na independência moral dos juízes”, afirmou, no discurso de posse, o novo desembargador a integrar o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Ainda em seu pronunciamento, o desembargador Haroldo Máximo reafirmou: “sou consciente da imensa responsabilidade que assumo neste momento. Por isso, não é mister ser herói, basta ter caráter e obstinação”.
O magistrado assegurou que envidará todos os esforços para “seguir o exemplo dos eminentes desembargadores que honraram e honram este egrégio Tribunal de Justiça”. A solenidade de posse constou de dois discursos. Primeiramente, representando o Tribunal de Justiça, discursou o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, membro da 3ª Câmara Cível.
Em seguida, discursou o desembargador Haroldo Máximo. Ele assumiu o compromisso de jamais se deixar seduzir pelos encantos do cargo. “Meu gabinete estará sempre aberto aos estimados colegas, magistradas e magistrados, operadores jurídicos em geral, servidores e partes, para sugestões e críticas procedentes”.
Mais adiante complementou: “Suas portas estarão cerradas, porém, para aqueles que, na ânsia de consecução dos seus propósitos e ambições, são tomados por sentimento subalternos e se tornam capazes de lançar mão dos mais abomináveis recursos”.
Haroldo Máximo pediu proteção, luz e força ao Senhor para que possa exercer a judicatura de segundo grau “com a dignidade e a presteza tão lidimamente reclamadas por nossa sociedade”.
O desembargador Ernani Barreira enalteceu a conduta exemplar do novo integrante desta Corte de Justiça destacando a figura exponencial e a competência do magistrado. Ao final do evento, destacou: “A cerimônia foi simples, como é o Judiciário, civilizada como é o Judiciário, afetiva como é o Judiciário e rápida como será o Judiciário cearense”.
O ato de nomeação do novo desembargador foi assinado na 6ª.feira passada (29/05), pelo presidente Ernani Barreira, e publicado no Diário da Justiça do dia 1º de junho do corrente ano. Haroldo Máximo, eleito, pelo critério de merecimento, no dia 29 de maio último, ocupará a vaga em decorrência da aposentadoria compulsória do desembargador José Cláudio Nogueira Carneiro, ocorrida no dia 11 de abril do corrente ano.
Presenças
Participaram da solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça o procurador geral do Estado, Fernando Antônio Oliveira, representando o governador do Estado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Timbó. Presentes, também, o procurador José Maurício Carneiro, representando a Procuradoria Geral da Justiça, o procurador em exercício da Prefeitura de Fortaleza, Marcelo de Arruda Bezerra, representando a prefeita Luizianne Lins e o vice-presidente da OAB/Ce, Josué de Sousa Lima.
Também presentes a defensora pública Maria Angélica Cardoso Mendes Bezerra, representando a Defensoria Pública do Estado, o deputado estadual Sérgio Aguiar, o ex-governador José Adauto Bezerra, a procuradora Idelária Aguiar e outras autoridades.