Projeto conquista adesão das universidades
- 750 Visualizações
- 27-04-2009
?Seria melhor se tivéssemos a chance de conhecer um pouco de cada carreira ainda no período escolar.? Foi com essa declaração que a universitária Maria Marília Catarina, 19, comemorou a oportunidade de conhecer o universo do Judiciário cearense. Ela faz parte da primeira turma de alunos a visitar o Fórum Clóvis Beviláqua dentro da programação do projeto ?Fórum mais próximo da sociedade?. O ciclo de visitas estudantis foi inciado na última sexta-feira (24/04) com alunos do 2º semestre do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os estudantes assistiram a um vídeo institucional sobre o Poder Judiciário Cearense e tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Setor de Distribuição, 11ª Vara Criminal, Central de Conciliação de 1º grau – onde presenciaram uma audiência conciliatória – 9ª Vara da Fazenda Pública, 26ª Vara Cível e o 1º Salão do Júri, onde estava sendo realizada uma sessão de julgamento.
A estrutura do Judiciário foi apresentada aos futuros bacharéis de forma didática. Em cada setor visitado, os alunos receberam informações sobre as terminologias e funções essenciais da justiça de 1º grau.
O projeto ?Fórum mais próximo da sociedade? tem como objetivo despertar a comunidade estudantil para a conscientização da função social do Poder Judiciário. Idealizado pelo Centro de Treinamento Integrado, recebeu amplo apoio da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua que encaminhou ofícios endereçados às universidades, que aderiram prontamente ao convite. Segundo Adriana Albano, chefe do Centro de Treinamento, a procura foi imediata. ?Já temos visitas agendadas até o dia 04 de julho.? As próximas visitas estão marcadas para os próximos dias 29 e 30 de abril com os alunos que cursam Direito na Faculdade 7 de Setembro (FA7).