Ex-prefeito de Canindé deve ser julgado pelo júri
- 1169 Visualizações
- 23-04-2009
23.04.09
Por unanimidade, a 1a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará reformou a sentença que impronunciou o ex-prefeito de Canindé, Luiz Ximenes Filho, acusado de ser o autor intelectual do assassinato do advogado José Wilson Andrade Freire e dos supostos executores Francisco Fábio da Silva, Edneudo Oliveira da Silva e Manoel Carneiro Neto.
De acordo com a decisão, proferida ontem, os acusados serão levados a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri. O relator da matéria foi o desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque.
Consta nos autos que em 23 de junho de 2001, no bairro José Walter, os três acusados teriam assassinado a tiros e a mando de Luiz Ximenes Filho, o advogado José Wilson Andrade Freire, com o qual o ex-gestor tinha uma ?animosidade em decorrência de divergências e disputas políticas?.
Em fevereiro de 2003, o juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato recebeu a denúncia de acusação feita pelo Ministério Público Estadual, a qual julgou improcedente. O magistrado impronunciou todos os réus fundamentando sua decisão na insuficiência das provas colhidas no sentido de apontá-los como verdadeiros autores do delito em alusão. Determinou, ainda, a expedição de alvará de soltura em prol dos delatados.