Medida simples adotada pelo Fórum Clóvis Beviláqua gera economia de água
- 702 Visualizações
- 20-10-2015
O Fórum Clóvis Beviláqua adotou uma solução simples e barata para economizar água. Foi colocado, em cerca de 90 torneiras automáticas de banheiro, um pequeno anel de cano. A peça impede que o botão acionador da torneira seja pressionando até o final, diminuindo assim o tempo e a intensidade do jato. Antes, um jato acionado demorava, em média, 24 segundos e derramava cerca de dois litros de água. Agora os números caíram para 4 segundos e 250ml.
Como os anéis são feitos de canos de PVC que sobraram de obras, a solução custou apenas R$ 15,00, valor equivalente aos gastos com tinta e cola utilizados nas confecções das peças. Para efeitos de comparação, o redutor de vazão de água existente no mercado custa aproximadamente R$ 40,00 a unidade, de acordo com pesquisa feita pela Diretoria Administrativa Geral do Fórum. Além disso, essas peças teriam que ser compradas de outros estados, pois não foram encontradas no mercado local.
Segundo o diretor administrativo geral do Fórum, Itiberê Amaral, a medida segue a linha adotada pela unidade, “no sentindo de melhorar os serviços prestados e a redução de gastos”. Ele ressalta ainda que a Diretoria Administrativa está aberta a sugestões. “Conclamamos que as pessoas adotem nossas iniciativas, no que diz respeito à consciência socioambiental”, disse.
O usuário que constatar a falta do anel PVC nas torneiras pode solicitar a instalação no setor de Manutenção do Fórum, pelo telefone 3492.8148.
INICIATIVA
A ideia surgiu em conversa informal sobre economia de água que ocorria na Diretoria do Fórum. Na ocasião, o funcionário Daniel Sá Ponte, que trabalha no apoio à gestão, sugeriu a colocação de abraçadeiras de ferro para conter a vazão das torneiras.
Para facilitar a manutenção e a reposição das peças, a Diretoria Administrativa aperfeiçoou a proposta ao substituir o ferro, que era mais caro e fácil de enferrujar, pelos canos de PVC.
A partir daí, uma equipe da zeladoria confeccionou e fixou os anéis, que foram pintados de tinta metálica para não comprometer a estética das torneiras.