Conteúdo da Notícia

Boas práticas de atendimento do TJCE são compartilhadas com outros tribunais

Ouvir: Boas práticas de atendimento do TJCE são compartilhadas com outros tribunais

As boas práticas de atendimento adotadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no âmbito do 1º Grau foram compartilhadas durante reunião técnica com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O encontro, realizado virtualmente nessa terça-feira (25/02), também reuniu representantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e focou nas ações para aprimorar os serviços oferecidos à população, bem como às advogadas e aos advogados.

Entre as iniciativas apresentadas pelo Judiciário cearense estavam o modelo de atendimento humanizado, com protocolos específicos para pessoas idosas, com algum tipo de deficiência, trans e vítimas de violência doméstica, por exemplo. Para garantir que o serviço de acolhimento seja uniformizado, foram instaladas mais Centrais de Atendimento Judicial (CAJs), totalizando 46 em todo o Estado. Outra medida é a ampliação dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) na Capital e no Interior, com 19 em funcionamento nos prédios do TJCE, além dos seis instalados em parceria com a Justiça eleitoral e de um PID viabilizado por meio de convênio com o Governo do Estado.

Ainda foi apresentado o funcionamento do Balcão Virtual, usado principalmente por advogados(as). Para o diretor executivo da Diretoria Negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TJCE, Miguel Mota dos Santos, a reunião foi um “momento importante para o estreitamento de laços com outros tribunais, compartilhamento de experiências bem-sucedidas e fortalecimento das parcerias. Ao final, quem ganha é o jurisdicionado”.

As servidoras Isabela Bezerra de Menezes, coordenadora do Núcleo de Apoio Administrativo da Diretoria Negocial do PJe; e Francisca Valéria Pires Teixeira, coordenadora de Atendimento da Diretoria Estadual de Atendimento do TJCE também participaram do encontro virtual.

Pje