Boas práticas de atendimento do TJCE são compartilhadas com outros tribunais
- 175 Visualizações
- 27-02-2025
As boas práticas de atendimento adotadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no âmbito do 1º Grau foram compartilhadas durante reunião técnica com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O encontro, realizado virtualmente nessa terça-feira (25/02), também reuniu representantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e focou nas ações para aprimorar os serviços oferecidos à população, bem como às advogadas e aos advogados.
Entre as iniciativas apresentadas pelo Judiciário cearense estavam o modelo de atendimento humanizado, com protocolos específicos para pessoas idosas, com algum tipo de deficiência, trans e vítimas de violência doméstica, por exemplo. Para garantir que o serviço de acolhimento seja uniformizado, foram instaladas mais Centrais de Atendimento Judicial (CAJs), totalizando 46 em todo o Estado. Outra medida é a ampliação dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) na Capital e no Interior, com 19 em funcionamento nos prédios do TJCE, além dos seis instalados em parceria com a Justiça eleitoral e de um PID viabilizado por meio de convênio com o Governo do Estado.
Ainda foi apresentado o funcionamento do Balcão Virtual, usado principalmente por advogados(as). Para o diretor executivo da Diretoria Negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TJCE, Miguel Mota dos Santos, a reunião foi um “momento importante para o estreitamento de laços com outros tribunais, compartilhamento de experiências bem-sucedidas e fortalecimento das parcerias. Ao final, quem ganha é o jurisdicionado”.
As servidoras Isabela Bezerra de Menezes, coordenadora do Núcleo de Apoio Administrativo da Diretoria Negocial do PJe; e Francisca Valéria Pires Teixeira, coordenadora de Atendimento da Diretoria Estadual de Atendimento do TJCE também participaram do encontro virtual.
