Sistema de Controle Interno do TJCE realiza sua primeira reunião de 2025
- 277 Visualizações
- 21-02-2025
O Sistema de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nessa quarta-feira (19/02), a primeira reunião da Gestão 2025-2027. O objetivo foi avaliar as ações executadas em 2024, externar as mudanças ocorridas no âmbito dos núcleos de controle das Secretarias e, ainda, apresentar o Plano Anual de Auditoria para o ano de 2025.
Estão previstas oito auditorias, sendo cinco baseadas em riscos, para agregar mais valor às operações e melhorar a eficiência, já que favorecem o diálogo entre auditores e gestores. Três ações já estão em curso: gerir contratações públicas e sistema de desenvolvimento de soluções, bem como contratações públicas do Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud).
O Plano Anual de Auditoria ainda inclui ação coordenada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para gestão e destinação de valores e bens oriundos de prestações pecuniárias, da pena de multa, perda de bens e valores; gestão de contabilidade e controle; gestão de padrões de qualidade; promoção de educação corporativa; e gestão de almoxarifado. Clique AQUI para ver os detalhes.
O encontro foi conduzido pelo juiz Alexandre Santos Bezerra Sá, secretário de Auditoria Interna. Compareceram também os representantes dos três níveis de controle. O primeiro é formado pelos Núcleos de Controle das Secretarias de Administração e Infraestrutura (Seadi), de Gestão de Pessoas (SGP), de Tecnologia da Informação (Setin) e de Finanças (Sefin) do TJCE, além da Assessoria de Precatórios. O segundo é composto pelo Núcleo de Controle Interno da Gestão, que agora integra estrutura da recém-criada Secretaria de Governança Institucional (Segov), e conta com três coordenadorias: Transparência e Risco, Conformidade e Controle Interno de Auditoria. Já o terceiro nível tem as atividades desempenhadas pela Secretaria de Auditoria Interna.
As reuniões dos três níveis ocorrem regularmente para apresentação das ações realizadas por cada secretaria. Os encontros permitem a troca de informações e o aprimoramento das atividades para fortalecer a governança e o gerenciamento de riscos do Judiciário cearense.
Nessa primeira reunião de 2025, estiveram presentes a secretária e a secretária-adjunta de Governança Institucional do TJCE, Rafaella Lopes Ferreira e Diana Santos Pontes, respectivamente; Leonel Gois Lima Oliveira e Juliana Alencar Alves, da Secretaria de Auditoria Interna; Marcelo Cysne Marcelo Cysne Linhares Alencar, Naiana Edilma Coelho de Freitas, Marcos André da Silva e Nicole de Albuquerque Vasconcelos, do Núcleo de Controle Interno Institucional; Marcos Luiz de Almeida Araruna Fialho, secretário adjunto da Seadi; Vanessa de Sousa Frutuoso, gerente de Governança e Arquitetura Corporativa; Werley da Silva Almeida, da Coordenadoria de Controle Interno da Setin; Thais Rodrigues Damasceno e Ana Clara Bezerra Oliveira, da Coordenadoria de Controle Interno da SGP, da Coordenadoria de Controle Interno da SGP; Walter Caldas Marques, do Núcleo de Governança e Controle Interno da Sefin; Kelia da Silva Aires Aragão, do Núcleo de Governança e Controle Interno de Planejamento; Chrystianne dos Santos Sobral, diretora da Assessoria de Precatórios; e Shirley Aguiar Girão, do Núcleo de Governança e Controle Interno de Precatórios.
A criação do Sistema de Controle Interno do Judiciário estadual foi consolidada em 06 de novembro de 2023, com a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da Lei Estadual nº 18.561. Clique AQUI para saber mais.
