Fórum Clóvis Beviláqua celebra Dia Internacional da Doação de Livros
- 464 Visualizações
- 14-02-2025
Celebrado nesta sexta-feira (14/02), o Dia Internacional da Doação de Livros é uma iniciativa que vai além do estímulo à leitura. É uma atitude de transformação social. Segundo a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda, a Biblioteca Amélia Beviláqua, instalada no Fórum Clóvis Beviláqua em 2024, tem um acervo de, aproximadamente, 1.800 obras técnicas e literárias, incluindo obras de desembargadoras(es), juízas(es), servidoras(es) e outras(os) profissionais do Sistema de Justiça.
“Quase todos os exemplares foram recebidos por doação. No final do mês de janeiro de 2025, nossa biblioteca recebeu uma doação de quase trezentos livros, feita pelo professor Felipe Barroso, o que enriqueceu, substancialmente, o acervo existente. Por isso, a Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua celebra o Dia Internacional da Doação de Livros com entusiasmo, por compreender o ato de doar livros como de muita importância para as bibliotecas, indispensável para o incentivo à leitura e para a promoção do acesso à informação. Quem doa livros, abre portas e janelas para o Universo”, afirma a magistrada.
Vale destacar que, do acervo da biblioteca, 608 livros estão cadastrados no Sistema Pergamum, que possibilita a consulta ao catálogo, renovações, reservas e demais serviços de forma online. Todo material doado passa por uma análise prévia, alinhada às políticas locais, visando o crescimento qualitativo e quantitativo. De julho de 2024 a janeiro de 2025, foram doados 367 livros.
O professor Felipe Barroso também ressalta a importância da doação. “Não obstante o crescimento das bibliotecas virtuais e a praticidade das obras digitalizadas, entendo que o livro impresso continua sendo fundamental para a formação de qualquer profissional do Direito. Ao saber da ampliação da biblioteca do Fórum, resolvi contribuir doando livros de Direito Internacional, Arbitragem, Metodologia da Pesquisa e Direito Civil, para que mais colegas possam consultá-los gratuitamente”, declarou.
COMO FAZER DOAÇÃO
Para ser doador, é preciso um cadastro prévio através do e-mail biblioteca.fcb@tjce.jus.br e preencher o Termo de Doação. O doador é informado sobre a aceitação da obra e os procedimentos para a entrega. O material que não atender aos requisitos da biblioteca são repassados para outras instituições. A doação é facultada a todos os cidadãos, e a entrega deve ser feita por meio da Diretoria do Fórum.
