PORTARIA Nº 846/2024

Local de Publicação Tipo de Matéria Número do ato Data do Ato Disponibilizada em Situação
TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA 846 29/05/2024 29/05/2024 VIGENTE
PORTARIA Nº 846/2024

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais;

CONSIDERANDO a Resolução nº 325, de 29 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.

CONSIDERANDO a Resolução nº 07, de 18 de fevereiro de 2021, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará, que instituiu o Plano Estratégico 2030 do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a Portaria nº 1212, de 16 de maio de 2023, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que instituiu e atualizou as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030;

CONSIDERANDO a necessidade de promover revisões anuais nos indicadores e metas do plano estratégico institucional para adequação às diretrizes e cenários da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

RESOLVE:

Art. 1º Atualizar as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030, conforme Anexo único desta Portaria.

Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024.

Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

ANEXO ÚNICO da Portaria nº 846/2024

FICHA DE INDICADORES 

PLANO ESTRATÉGICO 2030

 

Indicador 01: Posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará entre os tribunais do país
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará nos seguintes indicadores de produtividade, conforme resultados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no relatório Justiça em Números: taxa de congestionamento, índice de produtividade por magistrado (IPM), índice de atendimento à demanda (IAD), sentença/magistrado e sentenças por casos novos.
Frequência de medição Anual
Como medir Número de indicadores nos quais o TJCE posicione-se entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 0 (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, o quantitativo de 3 indicadores nos quais o TJCE se posicione entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
   – 1 1 2 2 3
Gestor das Metas Secretaria de Planejamento e Gestão

 

 

 

Indicador 02: Índice de percepção da sociedade com relação à atuação do TJCE
Objetivo Estratégico

Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.

Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador

Mede a percepção do cidadão com relação à atuação do Poder Judiciário do Estado do Ceará, considerando a acessibilidade aos prédios e aos serviços, o atendimento prestado, a qualidade dos serviços, a comunicação com a sociedade, a transparência nas informações e a infraestrutura dos prédios.

Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados das pesquisas de percepção respondidas
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 56,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à atuação do TJCE.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   – 58,0% 62,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Presidência

 

 

 

Indicador 03: Efetividade da Gestão do TJCE
Objetivo Estratégico

Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.

Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o custo médio do processo judicial.
Frequência de medição Mensal
Como medir (Custo total anual do TJCE deflacionado/Casos finalizados no ano)

Casos finalizados = processos baixados

Custo total anual do TJCE deflacionado = Total de despesas empenhadas/(1+IPCA acumulado)

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base R$ 3.349,00 (2021)
Descrição da Meta 

Alcançar custo médio do processo judicial de R$ 2.929,47 (dois mil novecentos e vinte e nove reais e quarenta e sete centavos) até 2026.

Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
   – R$ 3.293,00 R$ 3.364,00 R$ 3.160,89 R$ 3.024,87 R$ 2.929,47
Gestor das Metas Superintendência da Área Administrativa

 

 

Indicador 04: Índice de incremento de acordos processuais e pré-processuais
Objetivo Estratégico Fortalecer as soluções consensuais de conflito nas esferas judicial e extrajudicial
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o incremento na quantidade de acordos processuais e pré-processuais homologados no 1º e 2º graus.​
Frequência de medição Mensal
Como medir [(THPPa-THPPaa)/THPPaa​] x 100

THPPa - Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano corrente​

THPPaa - Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano anterior​

Responsável pelos dados Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 50.522 acordos processuais e pré-processuais firmados em 2021

8,6% (acréscimo de 2018-2019, período anterior a pandemia)​

Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 50,0% de incremento de acordos processuais e pré-processuais em relação ao ano de 2021.

 

Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   – 10,0%​ (55.574) 20,0%​ (60.626) 30,0%​ (65.679) 40,0%​ (70.731) 50,0%​ (75.783)
Gestor das Metas Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

 

 

 

Indicador 05: Taxa de congestionamento
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o percentual de processos que não são finalizados no ano.
Frequência de medição Mensal
Como medir Pendentes de baixa / (pendentes de baixa + total de baixados)
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 70,1% (2020)
Descrição da Meta  Reduzir, até 2026, a taxa de congestionamento do TJCE, para 56,8%.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
  69,9% 68,7% 65,2% 62,6% 59,8% 56,8%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral de Justiça

 

 

 

Indicador 06: Tempo médio de duração dos processos pendentes líquidos
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio entre a distribuição do processo de conhecimento e a data-base de cálculo, desconsiderando os suspensos, sobrestados e em arquivo provisório bem como os períodos em que os processos permaneceram em tais situações.
Frequência de medição Mensal
Como medir De acordo com metodologia do indicador de “Tempo médio dos processos pendentes líquidos” do CNJ e parametrização do Datajud
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 1092 (2023)
Descrição da Meta  Reduzir o tempo médio de julgamento das ações de conhecimento para 800 dias em 2026.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   – 900 850 800
Gestor das Metas Corregedoria-Geral de Justiça

 

 

 

Indicador 07: Índice de cumprimento das Metas Nacionais
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o grau de cumprimento das Metas Nacionais definidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Frequência de medição Mensal
Como medir [Somatório (número de metas cumpridas x respectivo peso) / somatório dos pesos] x 100

 

Sendo:

Meta 1 e Meta 2 = peso 2

Demais metas = peso 1

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 50,0% (2022)
Descrição da Meta  Alcançar 95,0% de cumprimento das metas do CNJ até 2026.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
    – 65,0% 95,0% 95,0% 95,0%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral de Justiça

 

 

Indicador 08: Índice de desempenho no Prêmio CNJ Qualidade
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.

 

Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o desempenho geral do TJCE no Prêmio CNJ de Qualidade (PCNJQ), considerando todos os eixos de avaliação
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos obtidos em todos os eixos do PCNJQ/ Total de pontos possíveis em todos os eixos do PCNJQ) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 59,4% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 75,0% de desempenho geral no Prêmio CNJ Qualidade.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   – 60,0% 65,0% 75,0% 75,0% 75,0%
Gestor das Metas Presidência

 

 

Indicador 09: Índice de qualidade e efetividade da comunicação ativa do Judiciário
Objetivo Estratégico Intensificar a comunicação ativa e engajada do Judiciário com a sociedade
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede a satisfação do público externo com a comunicação ativa do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “comunicação com a sociedade” das pesquisas respondidas.

 

Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 61,6% (2022)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à comunicação institucional do TJCE.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
    – 63,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

Indicador 10: Índice de satisfação com o atendimento
Objetivo Estratégico Garantir o atendimento acessível, acolhedor e resolutivo
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador

Mede o grau de satisfação do cidadão com o atendimento prestado pelas unidades do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “atendimento” das pesquisas respondidas.
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 66,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 84,0% de satisfação da sociedade com relação ao atendimento prestado pelo TJCE.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
    – 68,0% 70,0% 82,0% 83,0% 84,0%
Gestor das Metas Diretoria Estadual de Atendimento

 

 

Indicador 11: Tempo médio dos processos pendentes de julgamento da classe 1116-Execução Fiscal
Objetivo Estratégico Racionalizar as execuções fiscais, demandas repetitivas e grandes litigantes.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio dos processos pendentes de julgamento (com base na data da primeira distribuição).
Frequência de medição Mensal
Como medir Número de dias entre a primeira distribuição e a data de referência / total de processos pendentes de julgamento
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 1.571 (2022)
Descrição da Meta  Reduzir, até 2026, o tempo médio de processos pendentes de julgamento para 1.280 dias.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
1.492 dias
redução -5%
1.418 dias
redução -5%
1.347 dias
redução -5%
1.280 dias
redução -5%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

 

Indicador 12: Índice de participação dos juizados especiais na demanda do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer o sistema de juizados especiais.
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador

Mede o grau de participação dos processos de conhecimento cível de competência de juizado especial na demanda do Poder Judiciário no 1º grau.

Frequência de medição Mensal
Como medir (CnCNCrimJE / CnCNCrimJE + CnCNCrim1º) X 100

Onde:

CnCNCrim1º – Casos Novos de Conhecimento no 1º Grau Não-Criminais

CnCNCrimJE – Casos Novos de Conhecimento nos Juizados Especiais Não-Criminais

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 31,6% (2022)
Descrição da Meta  Aumentar para 35,0% a participação do sistema de juizado na demanda do TJCE, até 2026.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
    – 32,0% 33,0% 34,0% 35,0%
Gestor das Metas Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Ceará

 

 

 

Indicador 13: Tempo médio de tramitação da ação penal
Objetivo Estratégico Aperfeiçoar a gestão da justiça criminal
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão da justiça criminal
Descrição do indicador

Mede Tempo médio dos processos pendentes líquidos, considerando o número de dias decorridos entre o início da ação penal (classes 282, 283, 1033, 1317, 10943, 10944, 11037, 11528) e a data-base de cálculo (último dia do mês de medição).

Frequência de medição Mensal
Como medir

Soma dos dias entre a distribuição e a data base das Ações Penais Pendentes de Baixa / Total de Ações Penais Pendentes de Baixa

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 1.707 (2023)
Descrição da Meta  Reduzir o tempo médio das ações penais pendentes de baixa para 1.100 dias em 2026.
Metas anuais     2021 2022 2023 2024 2025 2026
    – 1.500 1.300 1.100
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

 

 

 

Indicador 14: Índice de conformidade da estrutura física e mobiliários
Objetivo Estratégico Prover estrutura física segura, acessível, sustentável e flexível.
Macrodesafio Promoção da sustentabilidade
Descrição do indicador

Mede o percentual de aderência aos padrões técnicos obrigatórios e de usabilidade de infraestrutura física e de mobiliários.

Frequência de medição Trimestral
Como medir [(índice de conformidade da estrutura física x 3 + índice de conformidade dos mobiliários x 1)/4] x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Administração e Infraestrutura
Linha de base 57,9% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 85% de aderência de padrões técnicos de usabilidade de infraestrutura física e mobiliários.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
   – 65,0% 70,0% 75,0% 80,0% 85,0%
Gestor das Metas Secretaria de Administração e Infraestrutura

 

 

 

Indicador 15: Índice de recursos aplicados em investimentos
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador

Mede o percentual de recursos próprios do Fermoju, do Funseg e de recursos oriundos de fontes do Tesouro Estadual (excetuando aqueles pagos em folha) bem como os decorrentes de operação de crédito, aplicados em investimentos.

Frequência de medição Mensal
Como medir

[Total de recursos aplicados (despesas empenhadas) em investimentos / Total de recursos obtidos (LEI+ CRÉDITOS referentes ao custeio de manutenção + investimentos)] x 100

Obs: Com Recursos do Promojud + Investimentos aprovados com saldo do Fermoju

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão e Secretaria de Finanças
Linha de base 12,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 23,0% de recursos obtidos no Fermoju, Funseg e Tesouro (exceto despesas pagas em folha) aplicados em investimentos.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
15,0% 17,0% 19,0% 21,0% 23,0%
Gestor das Metas Secretaria de Planejamento e Gestão

 

 

 

Indicador 16: Índice de incremento da arrecadação corrente
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador

Mede o grau de incremento das receitas correntes oriundas do Fermoju, Funseg e Fecdoj em relação à arrecadação do ano anterior.

 

Frequência de medição Mensal
Como medir [(Receita corrente arrecadada ano corrente / Receita corrente arrecadada ano anterior) – 1] x100
Responsável pelos dados Secretaria de Finanças
Linha de base R$ 172.538.120,05 (2021)

R$ 136.468.452,21 (2020)

26,4% (incremento de 2021 em relação a 2020)

Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 20,0% de incremento na arrecadação corrente anual em relação ao ano anterior.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
  – 50,0%

R$ 258.807.180,08

10,0%

R$ 284.687.898,08

10,0%

R$ 313.156.687,89

10,0%

R$ 344.472.356,68

20,0%

R$ 413.366.828,02

Gestor das Metas Secretaria de Finanças

 

 

 

Indicador 17: Índice de governança do Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no prêmio CNJ de Qualidade no eixo de governança.
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos concedidos / Total de pontos possíveis) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 75,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, o percentual de 95,0% de pontos possíveis no eixo de governança no prêmio CNJ de qualidade.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
77,0% 82,0% 90,0% 90,0% 95,0%
Gestor das Metas Secretaria de Planejamento e Gestão

 

 

 

Indicador 18: Índice de satisfação com a comunicação interna
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Avalia o nível de satisfação do público interno com a comunicação institucional.

 

Frequência de medição Anual
Como medir

Média dos resultados positivos (avaliações positivas “ótimo” ou “bom”) das pesquisas de satisfação com a comunicação interna respondidas.

Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 75,9% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, o percentual de 81,0% de satisfação com a comunicação interna.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
76,0% 77,0% 79,0% 80,0% 81,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

 

Indicador 19: Percentual de execução do Programa de Modernização do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Prover soluções de TIC inovadoras e integradas para a transformação digital
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o percentual de progresso financeiro dos produtos contemplados no Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud).
Frequência de medição Semestral
Como medir (Orçamento executado no período / orçamento total do Promojud) x 100
Responsável pelos dados Unidade de Gerenciamento do Promojud
Linha de base N/D
Descrição da Meta  Executar 100,0% do Promojud até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
21,0% 36,0%

(execução de 15,0% do orçamento no ano)

 

69,0%

(execução de 33,0%

do orçamento no ano)

 

88,0%

(execução de 19,0% do orçamento no ano)

 

100,0%

(execução de 12,0% do orçamento no ano)

 

Gestor das Metas Unidade de Gerenciamento do Promojud

 

 

 

 

Indicador 20: Índice de conformidade com as políticas de segurança de TIC
Objetivo Estratégico Fortalecer a inteligência de dados e a segurança da informação
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o nível de atendimento aos requisitos de segurança de tecnologia da informação e comunicação (TIC) presentes nos normativos correlatos.
Frequência de medição Mensal
Como medir (Valor de atendimento da N1 + Valor de atendimento da N2 + … + Valor de atendimento da Nn)/(Somatório do valor máximo de cada norma)*100N = normativo de segurança da informação
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 48,5% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 90,0% de nível de conformidade com as políticas de segurança de TIC.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

 

 

Indicador 21: iGov-TIC-JUD
Objetivo Estratégico Índice de Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD)
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no iGov-TIC-JUD que avalia o nível de maturidade e competência em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 370/2021)
Frequência de medição Anual
Como medir Resultado do TJCE no questionário iGov-TIC-JUD, divulgado anualmente pelo CNJ
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 92,01% (2023)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 96,0% no iGov-TIC-JUD.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
94,0% 95,0% 96,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

 

 

 

Indicador 22: Índice de aprimoramento de magistrados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador

Mede o percentual de magistrados capacitados, em mínimo, 40h de formação em cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Frequência de medição Mensal
Como medir (nº de magistrados que tiveram no mínimo 20h de capacitações credenciadas pela ENFAM / nº total de magistrados) x 100
Responsável pelos dados Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Linha de base 37,0%  (2021)
Descrição da Meta 

Alcançar, até 2026, 46,0% de magistrados capacitados no ano em cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) com, no mínimo, 40h de formação.

Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
38,0% 43,0% 44,0% 45,0% 46,0%
Gestor das Metas Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

 

 

 

 

Indicador 23: Percentual de servidores capacitados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Frequência de medição Bimestral
Como medir (número de servidores capacitados no período / total de servidores) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 16,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 40,0% de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
20,0% 25,0% 30,0% 35,0% 40,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas

 

 

 

 

Indicador 24: Índice de clima organizacional
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores que consideram haver um “bom” ou “ótimo” clima organizacional para desenvolvimento dos trabalhos, em pesquisa institucional aplicada.
Frequência de medição Bianual
Como medir (número de servidores que consideram haver um “bom” ou “ótimo” clima organizacional na pesquisa aplicada / número total de servidores pesquisados) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 78,7% (2020)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 87,0% de servidores que consideram haver um “bom” ou “ótimo” clima organizacional na pesquisa aplicada, dentre servidores pesquisados.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
81,0% 84,0% 87,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas
Texto Original

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais;

CONSIDERANDO a Resolução nº 325, de 29 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.

CONSIDERANDO a Resolução nº 07, de 18 de fevereiro de 2021, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará, que instituiu o Plano Estratégico 2030 do Poder Judiciário do Estado do Ceará;

CONSIDERANDO a Portaria nº 1212, de 16 de maio de 2023, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que instituiu e atualizou as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030;

CONSIDERANDO a necessidade de promover revisões anuais nos indicadores e metas do plano estratégico institucional para adequação às diretrizes e cenários da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

RESOLVE:

Art. 1º Atualizar as fichas de indicadores e metas institucionais do Plano Estratégico TJCE 2030, conforme Anexo único desta Portaria.

Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024.

Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

ANEXO ÚNICO da Portaria nº 846/2024

FICHA DE INDICADORES 

PLANO ESTRATÉGICO 2030

 

Indicador 01: Posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará entre os tribunais do país
Objetivo Estratégico Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará nos seguintes indicadores de produtividade, conforme resultados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no relatório Justiça em Números: taxa de congestionamento, índice de produtividade por magistrado (IPM), índice de atendimento à demanda (IAD), sentença/magistrado e sentenças por casos novos.
Frequência de medição Anual
Como medir Número de indicadores nos quais o TJCE posicione-se entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 0 (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, o quantitativo de 3 indicadores nos quais o TJCE se posicione entre os 3 tribunais estaduais de médio porte com melhor desempenho no país.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
   - 1 1 2 2 3
Gestor das Metas Secretaria de Planejamento e Gestão

 

 

 

Indicador 02: Índice de percepção da sociedade com relação à atuação do TJCE
Objetivo Estratégico

Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.

Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador

Mede a percepção do cidadão com relação à atuação do Poder Judiciário do Estado do Ceará, considerando a acessibilidade aos prédios e aos serviços, o atendimento prestado, a qualidade dos serviços, a comunicação com a sociedade, a transparência nas informações e a infraestrutura dos prédios.

Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados das pesquisas de percepção respondidas
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 56,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à atuação do TJCE.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   - 58,0% 62,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Presidência

 

 

 

Indicador 03: Efetividade da Gestão do TJCE
Objetivo Estratégico

Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades.

Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador Mede o custo médio do processo judicial.
Frequência de medição Mensal
Como medir (Custo total anual do TJCE deflacionado/Casos finalizados no ano)

Casos finalizados = processos baixados

Custo total anual do TJCE deflacionado = Total de despesas empenhadas/(1+IPCA acumulado)

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base R$ 3.349,00 (2021)
Descrição da Meta 

Alcançar custo médio do processo judicial de R$ 2.929,47 (dois mil novecentos e vinte e nove reais e quarenta e sete centavos) até 2026.

Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
   - R$ 3.293,00 R$ 3.364,00 R$ 3.160,89 R$ 3.024,87 R$ 2.929,47
Gestor das Metas Superintendência da Área Administrativa

 

 

Indicador 04: Índice de incremento de acordos processuais e pré-processuais
Objetivo Estratégico Fortalecer as soluções consensuais de conflito nas esferas judicial e extrajudicial
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador Mede o incremento na quantidade de acordos processuais e pré-processuais homologados no 1º e 2º graus.​
Frequência de medição Mensal
Como medir [(THPPa-THPPaa)/THPPaa​] x 100

THPPa - Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano corrente​

THPPaa - Total de homologações de acordos pré-processuais e processuais homologados do ano anterior​

Responsável pelos dados Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 50.522 acordos processuais e pré-processuais firmados em 2021

8,6% (acréscimo de 2018-2019, período anterior a pandemia)​

Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 50,0% de incremento de acordos processuais e pré-processuais em relação ao ano de 2021.

 

Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   - 10,0%​ (55.574) 20,0%​ (60.626) 30,0%​ (65.679) 40,0%​ (70.731) 50,0%​ (75.783)
Gestor das Metas Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

 

 

 

Indicador 05: Taxa de congestionamento
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o percentual de processos que não são finalizados no ano.
Frequência de medição Mensal
Como medir Pendentes de baixa / (pendentes de baixa + total de baixados)
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 70,1% (2020)
Descrição da Meta  Reduzir, até 2026, a taxa de congestionamento do TJCE, para 56,8%.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
  69,9% 68,7% 65,2% 62,6% 59,8% 56,8%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral de Justiça

 

 

 

Indicador 06: Tempo médio de duração dos processos pendentes líquidos
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio entre a distribuição do processo de conhecimento e a data-base de cálculo, desconsiderando os suspensos, sobrestados e em arquivo provisório bem como os períodos em que os processos permaneceram em tais situações.
Frequência de medição Mensal
Como medir De acordo com metodologia do indicador de “Tempo médio dos processos pendentes líquidos” do CNJ e parametrização do Datajud
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 1092 (2023)
Descrição da Meta  Reduzir o tempo médio de julgamento das ações de conhecimento para 800 dias em 2026.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   - - - 900 850 800
Gestor das Metas Corregedoria-Geral de Justiça

 

 

 

Indicador 07: Índice de cumprimento das Metas Nacionais
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o grau de cumprimento das Metas Nacionais definidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Frequência de medição Mensal
Como medir [Somatório (número de metas cumpridas x respectivo peso) / somatório dos pesos] x 100

 

Sendo:

Meta 1 e Meta 2 = peso 2

Demais metas = peso 1

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 50,0% (2022)
Descrição da Meta  Alcançar 95,0% de cumprimento das metas do CNJ até 2026.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
    - - 65,0% 95,0% 95,0% 95,0%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral de Justiça

 

 

Indicador 08: Índice de desempenho no Prêmio CNJ Qualidade
Objetivo Estratégico Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.

 

Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o desempenho geral do TJCE no Prêmio CNJ de Qualidade (PCNJQ), considerando todos os eixos de avaliação
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos obtidos em todos os eixos do PCNJQ/ Total de pontos possíveis em todos os eixos do PCNJQ) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 59,4% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 75,0% de desempenho geral no Prêmio CNJ Qualidade.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
   - 60,0% 65,0% 75,0% 75,0% 75,0%
Gestor das Metas Presidência

 

 

Indicador 09: Índice de qualidade e efetividade da comunicação ativa do Judiciário
Objetivo Estratégico Intensificar a comunicação ativa e engajada do Judiciário com a sociedade
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador Mede a satisfação do público externo com a comunicação ativa do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “comunicação com a sociedade” das pesquisas respondidas.

 

Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 61,6% (2022)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 74,0% de satisfação da sociedade com relação à comunicação institucional do TJCE.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
    - - 63,0% 72,0% 73,0% 74,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

Indicador 10: Índice de satisfação com o atendimento
Objetivo Estratégico Garantir o atendimento acessível, acolhedor e resolutivo
Macrodesafio Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Descrição do indicador

Mede o grau de satisfação do cidadão com o atendimento prestado pelas unidades do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

Frequência de medição Anual
Como medir Média dos resultados positivos na seção “atendimento” das pesquisas respondidas.
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 66,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 84,0% de satisfação da sociedade com relação ao atendimento prestado pelo TJCE.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
    - 68,0% 70,0% 82,0% 83,0% 84,0%
Gestor das Metas Diretoria Estadual de Atendimento

 

 

Indicador 11: Tempo médio dos processos pendentes de julgamento da classe 1116-Execução Fiscal
Objetivo Estratégico Racionalizar as execuções fiscais, demandas repetitivas e grandes litigantes.
Macrodesafio Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
Descrição do indicador Mede o tempo médio dos processos pendentes de julgamento (com base na data da primeira distribuição).
Frequência de medição Mensal
Como medir Número de dias entre a primeira distribuição e a data de referência / total de processos pendentes de julgamento
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 1.571 (2022)
Descrição da Meta  Reduzir, até 2026, o tempo médio de processos pendentes de julgamento para 1.280 dias.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - 1.492 dias
redução -5%
1.418 dias
redução -5%
1.347 dias
redução -5%
1.280 dias
redução -5%
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

 

Indicador 12: Índice de participação dos juizados especiais na demanda do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer o sistema de juizados especiais.
Macrodesafio Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
Descrição do indicador

Mede o grau de participação dos processos de conhecimento cível de competência de juizado especial na demanda do Poder Judiciário no 1º grau.

Frequência de medição Mensal
Como medir (CnCNCrimJE / CnCNCrimJE + CnCNCrim1º) X 100

Onde:

CnCNCrim1º – Casos Novos de Conhecimento no 1º Grau Não-Criminais

CnCNCrimJE – Casos Novos de Conhecimento nos Juizados Especiais Não-Criminais

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 31,6% (2022)
Descrição da Meta  Aumentar para 35,0% a participação do sistema de juizado na demanda do TJCE, até 2026.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
    - - 32,0% 33,0% 34,0% 35,0%
Gestor das Metas Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Ceará

 

 

 

Indicador 13: Tempo médio de tramitação da ação penal
Objetivo Estratégico Aperfeiçoar a gestão da justiça criminal
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão da justiça criminal
Descrição do indicador

Mede Tempo médio dos processos pendentes líquidos, considerando o número de dias decorridos entre o início da ação penal (classes 282, 283, 1033, 1317, 10943, 10944, 11037, 11528) e a data-base de cálculo (último dia do mês de medição).

Frequência de medição Mensal
Como medir

Soma dos dias entre a distribuição e a data base das Ações Penais Pendentes de Baixa / Total de Ações Penais Pendentes de Baixa

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 1.707 (2023)
Descrição da Meta  Reduzir o tempo médio das ações penais pendentes de baixa para 1.100 dias em 2026.
Metas anuais     2021 2022 2023 2024 2025 2026
    - - - 1.500 1.300 1.100
Gestor das Metas Corregedoria-Geral da Justiça

 

 

 

 

Indicador 14: Índice de conformidade da estrutura física e mobiliários
Objetivo Estratégico Prover estrutura física segura, acessível, sustentável e flexível.
Macrodesafio Promoção da sustentabilidade
Descrição do indicador

Mede o percentual de aderência aos padrões técnicos obrigatórios e de usabilidade de infraestrutura física e de mobiliários.

Frequência de medição Trimestral
Como medir [(índice de conformidade da estrutura física x 3 + índice de conformidade dos mobiliários x 1)/4] x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Administração e Infraestrutura
Linha de base 57,9% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 85% de aderência de padrões técnicos de usabilidade de infraestrutura física e mobiliários.
Metas anuais    2021 2022 2023 2024 2025 2026
   - 65,0% 70,0% 75,0% 80,0% 85,0%
Gestor das Metas Secretaria de Administração e Infraestrutura

 

 

 

Indicador 15: Índice de recursos aplicados em investimentos
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador

Mede o percentual de recursos próprios do Fermoju, do Funseg e de recursos oriundos de fontes do Tesouro Estadual (excetuando aqueles pagos em folha) bem como os decorrentes de operação de crédito, aplicados em investimentos.

Frequência de medição Mensal
Como medir

[Total de recursos aplicados (despesas empenhadas) em investimentos / Total de recursos obtidos (LEI+ CRÉDITOS referentes ao custeio de manutenção + investimentos)] x 100

Obs: Com Recursos do Promojud + Investimentos aprovados com saldo do Fermoju

Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão e Secretaria de Finanças
Linha de base 12,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 23,0% de recursos obtidos no Fermoju, Funseg e Tesouro (exceto despesas pagas em folha) aplicados em investimentos.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 15,0% 17,0% 19,0% 21,0% 23,0%
Gestor das Metas Secretaria de Planejamento e Gestão

 

 

 

Indicador 16: Índice de incremento da arrecadação corrente
Objetivo Estratégico Fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira
Descrição do indicador

Mede o grau de incremento das receitas correntes oriundas do Fermoju, Funseg e Fecdoj em relação à arrecadação do ano anterior.

 

Frequência de medição Mensal
Como medir [(Receita corrente arrecadada ano corrente / Receita corrente arrecadada ano anterior) - 1] x100
Responsável pelos dados Secretaria de Finanças
Linha de base R$ 172.538.120,05 (2021)

R$ 136.468.452,21 (2020)

26,4% (incremento de 2021 em relação a 2020)

Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 20,0% de incremento na arrecadação corrente anual em relação ao ano anterior.
Metas anuais   2021 2022 2023 2024 2025 2026
  - 50,0%

R$ 258.807.180,08

10,0%

R$ 284.687.898,08

10,0%

R$ 313.156.687,89

10,0%

R$ 344.472.356,68

20,0%

R$ 413.366.828,02

Gestor das Metas Secretaria de Finanças

 

 

 

Indicador 17: Índice de governança do Judiciário
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no prêmio CNJ de Qualidade no eixo de governança.
Frequência de medição Anual
Como medir (Total de pontos concedidos / Total de pontos possíveis) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Planejamento e Gestão
Linha de base 75,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, o percentual de 95,0% de pontos possíveis no eixo de governança no prêmio CNJ de qualidade.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 77,0% 82,0% 90,0% 90,0% 95,0%
Gestor das Metas Secretaria de Planejamento e Gestão

 

 

 

Indicador 18: Índice de satisfação com a comunicação interna
Objetivo Estratégico Fortalecer a governança institucional e a comunicação interna
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Descrição do indicador Avalia o nível de satisfação do público interno com a comunicação institucional.

 

Frequência de medição Anual
Como medir

Média dos resultados positivos (avaliações positivas “ótimo” ou “bom”) das pesquisas de satisfação com a comunicação interna respondidas.

Responsável pelos dados Assessoria de Comunicação Social
Linha de base 75,9% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, o percentual de 81,0% de satisfação com a comunicação interna.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 76,0% 77,0% 79,0% 80,0% 81,0%
Gestor das Metas Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

 

Indicador 19: Percentual de execução do Programa de Modernização do Poder Judiciário
Objetivo Estratégico Prover soluções de TIC inovadoras e integradas para a transformação digital
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o percentual de progresso financeiro dos produtos contemplados no Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud).
Frequência de medição Semestral
Como medir (Orçamento executado no período / orçamento total do Promojud) x 100
Responsável pelos dados Unidade de Gerenciamento do Promojud
Linha de base N/D
Descrição da Meta  Executar 100,0% do Promojud até 2026.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 21,0% 36,0%

(execução de 15,0% do orçamento no ano)

 

69,0%

(execução de 33,0%

do orçamento no ano)

 

88,0%

(execução de 19,0% do orçamento no ano)

 

100,0%

(execução de 12,0% do orçamento no ano)

 

Gestor das Metas Unidade de Gerenciamento do Promojud

 

 

 

 

Indicador 20: Índice de conformidade com as políticas de segurança de TIC
Objetivo Estratégico Fortalecer a inteligência de dados e a segurança da informação
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o nível de atendimento aos requisitos de segurança de tecnologia da informação e comunicação (TIC) presentes nos normativos correlatos.
Frequência de medição Mensal
Como medir (Valor de atendimento da N1 + Valor de atendimento da N2 + … + Valor de atendimento da Nn)/(Somatório do valor máximo de cada norma)*100N = normativo de segurança da informação
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 48,5% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 90,0% de nível de conformidade com as políticas de segurança de TIC.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

 

 

Indicador 21: iGov-TIC-JUD
Objetivo Estratégico Índice de Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD)
Macrodesafio Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados
Descrição do indicador Mede o desempenho do TJCE no iGov-TIC-JUD que avalia o nível de maturidade e competência em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 370/2021)
Frequência de medição Anual
Como medir Resultado do TJCE no questionário iGov-TIC-JUD, divulgado anualmente pelo CNJ
Responsável pelos dados Secretaria de Tecnologia da Informação
Linha de base 92,01% (2023)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 96,0% no iGov-TIC-JUD.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- - - 94,0% 95,0% 96,0%
Gestor das Metas Secretaria de Tecnologia da Informação

 

 

 

 

Indicador 22: Índice de aprimoramento de magistrados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador

Mede o percentual de magistrados capacitados, em mínimo, 40h de formação em cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Frequência de medição Mensal
Como medir (nº de magistrados que tiveram no mínimo 20h de capacitações credenciadas pela ENFAM / nº total de magistrados) x 100
Responsável pelos dados Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Linha de base 37,0%  (2021)
Descrição da Meta 

Alcançar, até 2026, 46,0% de magistrados capacitados no ano em cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) com, no mínimo, 40h de formação.

Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 38,0% 43,0% 44,0% 45,0% 46,0%
Gestor das Metas Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

 

 

 

 

Indicador 23: Percentual de servidores capacitados
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Frequência de medição Bimestral
Como medir (número de servidores capacitados no período / total de servidores) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 16,0% (2021)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 40,0% de servidores capacitados no ano em, no mínimo, 20 horas-aula.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 20,0% 25,0% 30,0% 35,0% 40,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas

 

 

 

 

Indicador 24: Índice de clima organizacional
Objetivo Estratégico Aprimorar a gestão de pessoas
Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de pessoas
Descrição do indicador Mede o percentual de servidores que consideram haver um "bom" ou "ótimo" clima organizacional para desenvolvimento dos trabalhos, em pesquisa institucional aplicada.
Frequência de medição Bianual
Como medir (número de servidores que consideram haver um "bom" ou "ótimo" clima organizacional na pesquisa aplicada / número total de servidores pesquisados) x 100
Responsável pelos dados Secretaria de Gestão de Pessoas
Linha de base 78,7% (2020)
Descrição da Meta  Alcançar, até 2026, 87,0% de servidores que consideram haver um "bom" ou "ótimo" clima organizacional na pesquisa aplicada, dentre servidores pesquisados.
Metas anuais 2021 2022 2023 2024 2025 2026
- 81,0% - 84,0% - 87,0%
Gestor das Metas Secretaria de Gestão de Pessoas