Comitiva do TJ da Bahia visita instalações do Judiciário cearense para conhecer boas práticas na área de segurança
- 648 Visualizações
- 21-01-2025
Uma comitiva do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) visitou, nesta terça-feira (21/01), as instalações do Judiciário cearense com o objetivo de promover o compartilhamento de boas práticas implementadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) relacionadas à segurança arquitetônica e operacional. O TJ do Ceará foi escolhido porque ocupa o primeiro lugar no ranking Indicador de Estrutura de Segurança (IES) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Pela manhã, a equipe, acompanhada pelo tenente-coronel Erle Rocha Menezes, da Assistência Militar do TJCE, conheceu as instalações do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). “Esse tipo de visita em que podemos compartilhar experiências é muito importante para enriquecer as nossas práticas, principalmente em Tribunais da mesma região porque temos uma vivência parecida”, destacou o tenente-coronel.
Na ocasião, a comitiva conheceu a estrutura de recepção, catracas, biometria e o Localize-se do FCB, acompanhado da tenente-coronel Mavis Rios, chefe da segurança do Fórum. Também foi feita uma apresentação sobre o funcionamento da Assistência Militar, quadro de pessoal e atividades realizadas pelo setor.
Membro da Comissão Permanente de Segurança do TJBA, o juiz Isaias Vinícius de Castro Simões ressaltou que a visita objetiva aprimorar as medidas de segurança do novo fórum criminal de Salvador. “Viemos conhecer o que está sendo feito aqui na parte de segurança institucional, conhecer como é a estrutura de vigilância patrimonial, de segurança de magistrados. Estamos trabalhando em um projeto novo, que é a construção do novo Fórum Criminal lá em Salvador, que é realmente um projeto grande, e estamos pegando essas boas práticas para levar para lá, adequando, obviamente, à nossa realidade”, explica o magistrado.
O juiz veio acompanhado do tenente-coronel Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do tenente-coronel Alexnaldo Meneses de Castro Neves, subchefe do GSI, e dos servidores José Argemiro Rivas Neto e Bruno Bellas Prado.
Após a apresentação no FCB, a comitiva seguiu para a Vara de Audiências de Custódia, no Centro de Fortaleza. Pela tarde, foi conhecer a estrutura da sede do TJCE, no Cambeba, recepcionados pelos desembargadores Mauro Ferreira Liberato e Paulo de Tarso Pires Nogueira, bem como pelo chefe da Assistência Militar, coronel Álvaro Júnior, e pela gerente de Engenheira e Arquitetura, Anita Guimarães. Em seguida, o grupo seguiu para a Comarca de Aquiraz a fim de conhecer um Fórum do Interior também.