Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário entrega 41 Centrais de Atendimento Judicial no último biênio

Ouvir: Poder Judiciário entrega 41 Centrais de Atendimento Judicial no último biênio

Pensando em oferecer um serviço cada vez mais humanizado, célere e eficiente ao público, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instalou 41 Centrais de Atendimento Judicial (CAJs) no biênio 2023-2025. Distribuídas por todo o Estado, especialmente nas comarcas com maior demanda processual, as unidades atuam para melhorar a acessibilidade e a satisfação da população e dos(as) advogados(as) com o Poder Judiciário estadual.

“Estas Centrais foram planejadas para proporcionar um atendimento mais eficiente e acessível, respondendo às necessidades específicas das localidades atendidas. Além da estrutura física, um passo importante foi a definição e implantação de 14 protocolos específicos para um atendimento mais inclusivo e sensível às condições socioculturais dos usuários”, afirma o diretor Estadual de Atendimento do TJCE, Nelson Nogueira.

As CAJs registraram 66.860 atendimentos presenciais em 2023. Com a ampliação das unidades, houve crescimento de 48,21% na quantidade de pessoas atendidas, que chegou a 99.092 em 2024.

 

SERVIÇO REMOTO

Paralelamente, foi expandido o atendimento remoto, tanto através de postos de trabalho dedicados a isso quanto por meio de canais que permitem à população escolher a forma mais conveniente de acessar os serviços judiciais. Além das videochamadas, atendimentos por chat e aplicativos tem tornado a Justiça cearense mais acessível a todos. Isso também refletiu no aumento de 16,11% no volume de atendimentos remotos, saindo de 482.799 em 2023 para 560.595 no ano passado.

As iniciativas garantem ao TJCE um elevado Índice de Satisfação com o Atendimento. Em 2023, 98,13% dos(as) usuários(as) se mostraram satisfeitos, enquanto em 2024 o indicador subiu para 99,10%.

“Como consequência deste esforço contínuo e necessário, observamos um aumento significativo nos índices de satisfação não apenas em relação ao atendimento, mas em todas as áreas do Judiciário. Esse crescimento na satisfação reflete o compromisso de nossa administração com a excelência no atendimento e a Justiça acessível”, acrescenta o diretor.

 

COMARCAS BENEFICIADAS

As CAJs foram instaladas nas Comarcas de Brejo Santo, Lavras da Mangabeira, Quixadá, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Horizonte, Pacatuba, Pacajus, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Uruburetama, Trairi, Caucaia, Iguatu, Senador Pompeu, Mombaça, Várzea Alegre, Cedro, Sobral, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Itapajé, Camocim, Santa Quitéria, Acaraú, Massapê, Crateús, Ipueiras, Jardim, Canindé, Baturité, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Tauá, Pedra Branca, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, São Benedito.

 

PARA OS PRÓXIMOS MESES

 

Outras sete Centrais de Atendimento já estão previstas para os próximos meses. Serão contempladas as comarcas de Campos Sales, Assaré, Farias Brito, Caririaçu, Barro, Missão Velha, Mauriti e Maracanaú.