Conteúdo da Notícia

Sonho de ingressar no TJCE virou realidade para 334 servidores e 14 magistrados em 2024

Ouvir: Sonho de ingressar no TJCE virou realidade para 334 servidores e 14 magistrados em 2024

 

 

 

O sonho de tomar posse em um cargo público no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) virou realidade para 334 servidores e 14 magistrados ao longo de 2024. Este quantitativo incluiu 229 técnicos judiciários, 87 analistas judiciários, 18 oficiais de Justiça, além de 14 juízes, reforçando tanto as áreas administrativas quanto judiciais

Entre eles está Victor Hugo Silva, empossado como analista judiciário no dia 17 de maio de 2024. “Essa vaga foi conquistada com muito esforço, com muita dedicação. Eu sempre almejei exercer esse cargo de analista, antes mesmo de entrar no curso de Direito, há mais de oito anos. Me sinto honrado em poder trabalhar na Justiça do Ceará, que é a minha terra, e, como diz a canção, ‘da minha terra, só saio no último pau de arara’, sou muito orgulhoso de ser cearense, de começar a trabalhar neste Tribunal. Um sentimento de muita gratidão e de felicidade por poder desfrutar desse momento”, ressaltou ao assumir o cargo em solenidade na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

 

 

Para Rebeca Marques, técnica judiciária da Área Judiciária, o momento de sua posse, no dia 12 de janeiro, oficializou seu retorno ao Ceará, agora no Crato. “É a minha volta para casa. Eu era técnica judiciária em Alagoas, morava há três anos em Maceió e tinha muita expectativa de voltar. Agora, vou poder contribuir com meu povo”, contou na ocasião.

As dificuldades para conquistar um cargo público são muitas, como lembraram William Rodrigues e Maraísa de Figueiredo, servidores empossados no dia 20 de setembro. William já tem uma história antiga no Tribunal, pois era assistente na Comarca de Nova Oriente e fora estagiário de graduação e pós-graduação. “A trajetória de estudo para concursos é algo bastante doloroso, e concretizar isso hoje, principalmente em casa, pois sou cearense, é um sonho realizado”, comparou no dia da posse. “A gente deixa filhos, família e toma um espaço de tempo da vida deles para tentar conseguir algo melhor para prover a nossa vida, conquistar algo de grande importância, que vai repercutir no nosso futuro”, explicou Maraísa ao assumir o cargo.

 

Uma das solenidades ocorreu no dia 11 de março, na Esmec

 

Ana Paula Hessmann, que no dia 12 de janeiro foi empossada juíza do TJCE, disse que essa foi “a concretização de um objetivo de longa data e o início de uma grande jornada”. A magistrada representou os colegas no juramento de posse, no qual os novos juízes prometeram fazer cumprir as constituições Federal e Estadual, bem como as leis que regem o país. 

 

Presidente do TJCE, vice-presidente do Tribunal e corregedora-geral da Justiça com os juízes empossados

 

A valorização e a ampliação de quadro funcional são compromissos da atual Gestão do TJCE, sob a Presidência do desembargador Abelardo Benevides Moraes. No início de 2024, ao empossar Rebeca e outros técnicos judiciários, ele destacou que “o sentimento é de muita alegria, por incorporarmos este ano os novos colegas servidores. Aqui temos direitos, temos obrigações, e, quando a gente soma mais parceiros, é motivo de muita honra e regozijo. O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará precisa do esforço, do trabalho, da dedicação e do amor de cada servidor público”.

Com a convocação de novos servidores, o TJCE esgotou o cadastro de reserva para determinados cargos, priorizando a convocação imediata de profissionais que ainda estão aptos.

 

Em novembro de 2024, o Pleno do TJCE aprovou envio de mensagem para a Assembleia Legislativa do Estado que trata da criação de novas vagas para técnicos e analistas da Área Judiciária. Após a aprovação dos deputados e sanção do governador, a expectativa é de um concurso público ocorra ainda em 2025.

Em outubro, também foi anunciado concurso para profissionais de Engenharia Civil e Tecnologia da Informação. No mês de maio, já havia sido divulgada a abertura de vagas para Contabilidade, Serviço Social e Psicologia. A ampliação das áreas contempladas está alinhada ao compromisso da Gestão de continuar incrementando a força de trabalho do Judiciário estadual, reforçando o compromisso de atender as demandas crescentes de prestação jurisdicional e modernizar os serviços ao público. Esses concursos já estão na fase final de contratação das respectivas empresas responsáveis para que a atual Administração do TJCE possa publicar os editais o quanto antes.

 

Mensagem que trata da criação de novas vagas foi aprovada em sessão do Pleno

 

Em julho de 2024, o TJCE começou a ocupar 208 novos cargos exclusivamente comissionados em unidades do 1º Grau de jurisdição. As vagas foram criadas por meio da Lei nº 18.781, de autoria do Tribunal, sancionada pelo Executivo estadual em maio, e pela Resolução TJCE nº 05/2024. A medida reforçou o quadro de servidores(as) que atuam na movimentação de processos.

Os locais que receberam esse contingente de pessoal foram definidos com base na eficiência das atividades e na necessidade do aumento da força laboral em comarcas agregadoras, bem como em unidades que são mais demandadas ou têm maior complexidade. Os detalhes contam na Portaria nº 1184/2024, publicada em junho.

Encerrando o ano com tantos avanços significativos, o TJCE projeta para 2025 a consolidação de iniciativas voltadas à capacitação dos novos servidores e à implementação de tecnologias que otimizem os fluxos de trabalho. A modernização do Tribunal reflete o alinhamento às diretrizes de eficiência, inovação e acessibilidade, pilares da Gestão atual.