TJCE sedia nova edição de evento que debate boas práticas do Judiciário
- 325 Visualizações
- 05-11-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) sediará, nos próximos dias 18 e 19 de novembro, o Encontro Nacional da Rede de Governança. A solenidade de abertura, na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), às 9h30, será conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Abelardo Benevides Moraes.
Criado para promover o compartilhamento de boas práticas e a troca experiências sobre temas como tecnologia, comunicação e sustentabilidade, o evento vai reunir magistrados(as) e servidores(as) de Gestão Estratégica dos Tribunais de Justiça Estaduais de todo o país. A iniciativa está alinhada à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.
Para o juiz assessor da Presidência do TJ da Bahia (TJBA), Gustavo Teles Veras Nunes, coordenador nacional da Rede de Governança, será uma oportunidade única para promover soluções inovadoras. “O espaço de diálogo e aprendizado permitirá que os tribunais identifiquem melhorias específicas para suas realidades, contribuindo para uma Justiça mais eficiente e acessível em todo o Brasil”, garante.
PROGRAMAÇÃO – DIA 18
O credenciamento para o primeiro dia do Encontro começará às 8h30. Após o início das atividades, o juiz Gustavo Teles e a analista judiciária Hévila Moraes de Santana, também do TJBA, detalharão sobre a abordagem e os objetivos do evento.
A palestra magna da manhã, sobre “Gestão no serviço público: Tecnologia, comunicação e sustentabilidade”, será conduzida pelo diretor-geral do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Luis Eduardo de Menezes Lima, a partir das 10h30.
Às 14h, serão iniciadas as discussões do período da tarde, com conversa sobre a “Transformação digital no Judiciário cearense”, a ser ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre Costa.
Em seguida, a secretária de Tecnologia da Informação do TJCE, Denise Norões, será a moderadora do painel “Tecnologia a serviço da Justiça”. Representantes dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), do Pará (TJPA), da Bahia (TJBA) e de Tocantins (TJTO) apresentarão as práticas “Governança de Dados para a implantação de um Centro de Operações e Resultados Exponenciais”; “Uso de LLm´s em dados não estruturados para obtenção de informações relevantes”; “Sistema de Inteligência Artificial para agrupamento de processos semelhantes e mapeamento de demandas repetitivas”; e “Efetividade no Cumprimento das ações em Saúde”, respectivamente. O primeiro dia de evento será encerrado pelas reuniões dos subcomitês, divididas por regiões.
PROGRAMAÇÃO – DIA 19
O segundo dia de atividades começará às 9h, com o painel “Experiências do TJs no Prêmio CNJ de Qualidade”, mediado pela gerente da Estratégia Institucional do TJCE, Renata Silveira Menezes. As Cortes de Rondônia, Tocantins, Bahia, Amazonas e Paraná apresentarão suas práticas sobre o monitoramento do Prêmio CNJ de Qualidade; o saneamento da base de dados – DataJud; e a utilização da ferramenta PPP.
Durante à tarde, a partir das 14h, o auxiliar judiciário da Secretaria de Planejamento e Gestão do TJCE, Marcelo Maia, será o moderador do Painel “Sustentabilidade em ação”, que contará com apresentação das práticas: “Matriz de Materialidade da Agenda ESG”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); “Árvore Genealógica”, do TJ do Piauí; “Gestão de Resíduos e descarbonização – Reciclagem da borra de café”, do TJ de Goiás (TJGO); e “Descarte Consciente”, do TJ do Pará.
A comunicação e a linguagem simples estarão entre os destaques da programação, com o painel “A comunicação que transforma”. Apresentação de práticas dos tribunais no subtema Comunicação”, a ser mediado pelo chefe da Assessoria de Comunicação do TJCE, José Ilo Santiago Júnior, às 15h20. Na oportunidade, serão apresentadas as práticas “Legitimando a simplificação de linguagem – Uma abordagem orientada a dados”, pelo coordenador do Laboratório da Inovação do TJCE, Welkey Costa, e “A linguagem não precisa ser um desafio”, pelo diretor de comunicação do TJPA, Will Montenegro Teixeira.
Clique AQUI para conferir a programação completa.