Avanços em projetos estratégicos do TJCE são apresentados na 18ª reunião do Coex
- 477 Visualizações
- 30-10-2024
Os gestores do Comitê Executivo Estratégico (Coex) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nesta quarta-feira (30/10), de reunião para apresentar avanços e resultados dos principais projetos em desenvolvimento no Judiciário estadual.
O encontro foi liderado pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e apresentou ações que refletem a evolução em áreas como inovação tecnológica, segurança da informação, atendimento ao público, igualdade de gênero e combate à violência doméstica.
O presidente reforçou o comprometimento em acelerar o ritmo dos trabalhos até o final de janeiro de 2025, quando encerra a atual Gestão do TJCE, para seguir avançando nas entregas que resultam em maior eficiência nos serviços da Justiça.
Entre os temas discutidos na reunião, ressaltou-se o progresso na robotização e Inteligência Artificial (IA). Um dos destaques é a expansão da ferramenta Sistema de Análise e Resumo de Ações (Sara) e o desenvolvimento de robôs que irão atuar nas Varas Cíveis com competência de busca e apreensão, as quais possuem grande acervo de ações revisionais de contratos, gerando impactos significativos no trabalho de magistrados(as) e servidores(as).
Outro ponto importante foi o fortalecimento das ações de combate à violência doméstica. Foi elaborado um rigoroso protocolo de atendimento às vítimas, que deverá padronizar e qualificar serviço oferecido em todas as unidades do Tribunal, como parte do projeto de “Fortalecimento do Enfrentamento à Violência Doméstica”.
Na área de desenvolvimento profissional e equidade de gênero, foi destacada a mentoria para fortalecimento de lideranças femininas, na qual 60 mulheres participam ativamente, além de ações voltadas para a promoção da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
No âmbito do atendimento, foi citada ainda a implantação de 18 novas Centrais de Atendimento Judicial (CAJs) e 10 novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) até janeiro do próximo ano.
Outra ação em fase de finalização apresentada foi a versão piloto da Pesquisa Ativa de Jurisprudência, que vai facilitar a busca de julgados do TJCE com o uso de recursos de IA.
Estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Marcelo Roseno, Ricardo Alexandre e Alexandre Sá; a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE e cogestora do Programa de Fortalecimento Lideranças Femininas, Ana Cristina Esmeraldo; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda; e o juiz César Morel, que está à frente do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (Nucevid).
Participaram também os secretários-gerais Judiciário e Administrativo, Nilsiton Aragão e Sérgio Mendes, respectivamente; as secretárias de Tecnologia da Informação, Denise Olsen; e de Planejamento e Gestão, Rafaella Lopes; e os secretários de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio; de Finanças, Marcos Coelho; e de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão. Estiveram presentes ainda a coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud, Roberta Jucá; a representante da Diretoria Negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Flavia Cavalcante; o consultor jurídico do Tribunal, Cristiano Batista da Silva; a gerente de Estratégia, Renata Silveira Meneses; e a servidora Carolina do Vale, da Assessoria de Comunicação.