Tribunal de Justiça promove capacitação em Inteligência Artificial para juízes e gestores
- 2194 Visualizações
- 23-10-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) deu mais um passo à frente na transformação digital ao realizar a capacitação “Inteligência Artificial no Trabalho – do Zero ao Avançado”, concluída nesta quarta-feira (23/10). O curso foi desenvolvido para desembargadores(as), juízes(as), gestores(as) e servidores(as) em cargos de liderança, tanto do 1º quanto do 2º Grau e da Área Administrativa, com o objetivo de aprimorar o uso da tecnologia no judiciário estadual.
A programação, realizada na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) desde a última segunda-feira (21), possibilitou que os(as) participantes aprofundassem seus conhecimentos em Inteligência Artificial (IA). O neurocientista Leandro Mattos esteve entre os profissionais que conduziram os três dias de curso. “A missão é trazer conhecimento, capacitação técnica, visão estratégica com inteligência artificial e fazer com que todos possam usar com maestria essa ferramenta que vem transformando a capacidade de trabalho”, explicou o formador.
“A capacitação tem trazido novos horizontes e ratificado o que já temos feito na área de IA”, destacou Denise Maria Norões, secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal. A iniciativa faz parte do plano de capacitação da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, que já planeja um cronograma de ações voltadas ao tema para o 2025.
TECNOLOGIA NO TJCE
Com o foco na transparência, segurança e equidade, o TJCE segue liderando a inovação no Judiciário, capacitando seus profissionais para utilizar a tecnologia como uma aliada no fortalecimento da Justiça. Soluções como a Transcrição Automática de Linguagem por Inteligência Artificial (Talia), que transcreve automaticamente áudios e vídeos de audiências, e o Mecanismo Identificador de Atos Similares (Midas), responsável por identificar atos processuais similares, já demonstram o impacto positivo dessas inovações no cotidiano de magistrados(as) e servidores(as). O robô “Tempo Justo”, que também foi desenvolvido pelo TJCE, é outro exemplo, tendo reduzido o tempo de análise de progressão de regime prisional de 60 para 30 dias.
Os projetos fazem parte da estratégia de Transformação Digital do TJCE, contemplada pelo Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud), que já disponibilizou várias novas ferramentas para aprimorar a rotina de trabalho de magistrados(as) e servidores(as) e tornar os serviços judiciais cada vez mais ágeis e eficientes. Clique AQUI para conferir outras iniciativas.