Tribunal de Justiça realiza curso sobre gestão de conflitos e práticas autocompositivas
- 1139 Visualizações
- 17-10-2024
O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) realizou o 1º Curso de Gestão de Conflitos e Práticas Autocompositivas, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A capacitação, que começou na última segunda-feira (14/10), foi encerrada nesta quinta (17/10), na Escola de Magistratura do Ceará (Esmec), e foi marcada pela entrega dos certificados aos participantes.
Voltado para a capacitação de agentes de segurança pública, incluindo policiais militares, civis e bombeiros, o curso teve como foco principal o desenvolvimento de habilidades para lidar de maneira humanizada com situações de conflito, fortalecendo o uso de técnicas de conciliação e mediação. Essa iniciativa visou aprimorar as relações entre as forças de segurança e a comunidade, promovendo a pacificação de divergências e a integração entre as instituições.
Na cerimônia de encerramento, a desembargadora Vanja Fontenele Pontes, supervisora do Nupemec, destacou a importância do curso para a atuação conjunta entre o Tribunal de Justiça e os órgãos de segurança. “É uma felicidade grande saber que vocês despertaram para o conhecimento sobre o conflito, principalmente na profissão de vocês, que o raciocínio tem que ser rápido.”
Durante a solenidade, o chefe da Assistência Militar do TJCE, tenente-coronel Álvaro Júnior, também compartilhou algumas palavras com os presentes, reforçando o compromisso das forças de segurança com a cultura da paz. “É enriquecedora demais a proposta da desembargadora para aprimorarmos cada vez mais essa prática de conflitos. O momento é somente de agradecer a oportunidade de adquirir tanto conhecimento”, realçou.
Ao final da cerimônia, foram entregues os certificados aos concluintes da primeira turma. Na ocasião, o tenente Charliton dos Santos de Sousa agradeceu aos idealizadores do curso. “A segurança pública age e tem interferência direta na vida da população. É importante que nossa instituição tenha cada vez mais essa iniciativa de renovação do conhecimento, junto a outros órgãos”, ressalta.
O curso é parte de um esforço contínuo do TJCE para fortalecer as práticas autocompositivas e promover uma atuação preventiva e colaborativa na resolução de conflitos, alinhada com os princípios da justiça e da pacificação social.