Conteúdo da Notícia

Fórum das Turmas Recursais celebra 24 anos com iniciativa inovadora de preservação histórica

Ouvir: Fórum das Turmas Recursais celebra 24 anos com iniciativa inovadora de preservação histórica

As comemorações pelo aniversário do Fórum das Turmas Recursais, realizadas nesta sexta-feira (30/08), foram marcadas pela adesão a uma iniciativa pioneira que une tecnologia e memória histórica. Durante a solenidade, foi lançada a nova edição do “Aqui Tem História”, projeto que permite aos visitantes, por meio de seus smartphones, explorar fatos e curiosidades sobre o Judiciário. Dessa vez, o projeto destaca a rica história e arquitetura do prédio das Turmas Recursais, além de curiosidades sobre suas esculturas, pinturas e outros ornamentos.

O evento contou com a presença de juízes(as) e servidores(as) das Turmas Recursais. Segundo o juiz Roberto Viana, diretor do Fórum, a data representa não apenas a celebração da história, como reforça o compromisso com o futuro e a eficiência dos serviços. “Em um país que muitas vezes negligencia sua memória e a história dos seus prédios, a iniciativa do Judiciário cearense de reconhecer o valor dos nossos espaços é algo muito importante. Fico feliz pela inclusão das Turmas Recursais nesse projeto”, declarou.

“É muito gratificante para o servidor ver a história do seu local de trabalho sendo disseminada em todo o Judiciário e também para a população. Nosso prédio é muito bonito e desperta curiosidade. De vez em quando alguém pergunta se pode entrar aqui para conhecer”, relata a gerente executiva das Turmas Recursais, Roberta Peixoto.

 

Roberta Peixoto usa ferramenta para explorar a história das Turmas Recursais

 

O prédio das Turmas, conhecido por sua arquitetura marcante, em estilo greco-romano, está localizado na Avenida Santos Dumont, nº 1.400, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Inaugurado em 31 de agosto do ano 2000, na Gestão da desembargadora Águeda Passos, tinha o nome de Tribunal do Povo. Atualmente, o edifício leva o nome do jurista, historiador e escritor Dolor Barreira.

O projeto arquitetônico foi elaborado pela servidora do Judiciário cearense, Walewska Feitosa. O local é adornado ainda com esculturas do artista Descartes Gadelha e pinturas da artista plástica e servidora aposentada Bianca Menescal.

AQUI TEM HISTÓRIA
A iniciativa permite que, ao apontar a câmera do celular para o QR Code, os visitantes realizem uma verdadeira viagem no tempo, explorando fatos históricos e curiosidades sobre o Judiciário.

O projeto foi idealizado pelo Laboratório de Inovação (LabLuz) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e realizado pela Assessoria de Comunicação. Os textos são revisados por servidores que também são historiadores. Para conferir mais, clique AQUI.

TURMAS RECURSAIS
As Turmas Recursais são responsáveis por analisar e julgar os recursos oriundos dos Juizados Especiais do Estado. O trabalho é feito por seis colegiados de juízes(as), sendo quatro permanentes e dois provisórios, denominados 5ª e 6ª Turmas. A 3ª Turma é responsável pelos processos que envolvem a Fazenda Pública, enquanto as demais lidam com questões cíveis e criminais.