Conteúdo da Notícia

Diversidade e inclusão são foco de workshop promovido pelo Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas

Ouvir: Diversidade e inclusão são foco de workshop promovido pelo Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas, deu início, nesta terça-feira (20/08), a mais uma etapa na construção de um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário, com o workshop “Impulsionando Trajetórias: Rumo à Diversidade e Inclusão”. O evento, realizado em formato híbrido, ocorreu na Escola Superior da Magistratura (Esmec).

Na ocasião, a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE e cogestora do Programa, Ana Cristina Esmeraldo, destacou que a iniciativa integra uma série de ações voltadas ao desenvolvimento de carreiras e habilidades, contemplando políticas de inclusão e equidade de gênero.

“Este workshop é o primeiro de uma trilha educacional que será conduzida em parceria com consultoras, dentro do projeto estratégico de fortalecimento das lideranças femininas no Tribunal de Justiça. Nós estamos com diversas ações realizadas e outras planejadas nesse sentido. Também neste mês iniciamos uma outra atividade muito importante, que é a mentoria, capacitando 60 mulheres: 40 servidoras e 20 magistradas”, explicou a juíza.

Ainda de acordo com a cogestora, “o projeto tem um amplo alcance, pois não se limita ao público feminino, buscando atuar junto com todos os que fazem o Judiciário estadual para a criação de uma cultura de inclusão e pertencimento, trabalhando desde as pequenas atitudes até os atos formais da instituição”.

O workshop foi conduzido pelas consultoras Maria José Tonelli e Silvia Cecilia Tyrola. Entre as participantes estava a juíza Solange Menezes Holanda, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

LIDERANÇAS FEMININAS
O Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas integra a Estratégia de Transformação Digital do TJCE, viabilizada pelo Programa de Modernização do Poder Judiciário (Promojud). Está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Nº 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da igualdade de gênero, inclusão feminina, orientação profissional para quem deseja ocupar posições de liderança e outros.

Mais informações sobre Lideranças Femininas e a Rede Colaborativa de Mulheres Líderes na disseminação da Política Institucional de Participação Feminina, no âmbito do TJCE, além de publicações, atividades e eventos, podem ser conferidas AQUI.